2 de Dezembro de 2009 - ANO 7, EDIÇÃO 45
Teremos mais um incrível proeza?
Teremos o milagre da multiplicação dos pães logo mais? O Fluminense, de tão incríveis proezas neste Campeonato Brasileiro (80% de aproveitamento nas últimas 10 partidas, mais que os primeiros colocados, dos quais só o Flamengo se aproxima, com 77%, mas mais que os 60% do Inter, os 47% do São Paulo e os 30% do Palmeiras), tentará fazer quatro gols de diferença na LDU para ganhar a Copa Sul-Americana. Não custa lembrar que, nas finais desta e da Libertadores, cai o regulamento do "saldo dobrado", sendo saldo simples. Ou seja, tanto faz 4 x 0 ou 6 x 2, vai para a prorrogação de qualquer maneira. Eu decretei a Liga campeã semana passada, mas depois do quatrilho imposto sobre o Vitória, repensei minhas possibilidades para o Flu. Acho que dá, viu?
Ai, ai, ai...
Só falta o Flu ganhar o título e amanhã eu ter de pagar o mico de pedir a linda Thais Furlan em casório com letras garrafais e tudo aqui na coluna (risos).
Curtinhas
*O conviva André Luiz Matias Miranda atenta para um detalhe pertinente, observado no O Globo: pode dar confronto direto decidindo o campeão brasileiro. Para tanto, o Flamengo "oxa" com o Grêmio e o São Paulo faz 3 a 1 no Sport, além de Inter e Palmeiras não poderem vencer. Assim, Flamengo e São Paulo empatariam em 65 pontos, 18 vitórias, 13 de saldo e 56 gols pró. O campeão seria o rubro-negro pelo confronto direto (2 x 2 em SP e 2 x 1 no Rio).
*Duda Kroeff mudou o discurso. Agora, o presidente do Grêmio diz que o time jogará pra ganhar do Flamengo e que o Inter pode confiar nele. Antes, ele havia dito que o Inter não confiasse no Grêmio como este não confiava nele. Gente, vocês não tem noção do que tá dando pano pra manga esse assunto.
*Ausentar-se de debate significa vitória? Em algumas eleições públicas, isso acontece. Deve ser o que passou na cabeça de Delair Dumbrosck, único ausente do debate entre os presidenciáveis flamenguistas, feito por Rádio Globo e GloboEsporte.com. Detalhe: disse que não iria a menos de 7 horas do debate.
*Sem comentários essa palhaçada promovida por tontos desmiolados disfarçados de torcedores do Palmeiras com o Vagner Love. Primeiro, que em bando eles se sentem os mais invencíveis, pois sozinhos tremeriam na base. E segundo, que violência não vai levar a nada, é só um ato de estupidez total.
*Vou bater na tecla, pois é o que acredito piamente: quer protestar se seu time estiver mal ou determinado jogador não for bem? Espera o jogo acabar e, após o apito final, meta-lhe vaias aos montes. Vá pro lado de fora e reclame muito, de forma ordeira. E depois, não vá no estádio. Simples assim.
*De Vanderburgo Luxerlei, no "Arena Sportv": "se eu ficasse no Verdão, seria campeão brasileiro". Ah, ah, ah! Esse cara tá perdendo totalmente a noção...
*Com ele no comando, o Santos completará contra o Cruzeiro mil partidas em Brasileiros desde 1971 (sem contar a história da Taça Brasil e do Robertão terem sido Brasileirões ou não, não é momento para este debate). Só quero ver a postura que o time terá, dependendo da vontade do comandante.
*André Dias e Hugo foram absolvidos pelo STJD e reforçarão o São Paulo contra o Sport. Então, vão absolver o Obina e o Maurício também? Afinal, não importa que os são paulinos não tenham sido postos na rua pelo Vuaden e os palmeirenses expulsos pelo Heber. Dois pesos e duas medidas não dá.
*Botafogo pensaria em dar uma premiação extra aos jogadores em caso de fuga do rebaixamento. Não concordo e não aceito. Os jogadores já tem seus vencimentos normais, precisam honrá-los sempre, a qualquer custo. E na situação em que estão, ainda ganharão um adicional? Dessa piada eu não ri.
*Coritiba vai pedir uma "arbitragem isenta" contra o Fluminense. Isso é condicionar a arbitragem, hein? Mas nessa hora, tá valendo tudo. Até isso.
*Felipe disse que ficou parado no meio no pênalti cobrado pelo Léo Moura pois achava que ele chutaria no meio do gol. Arrã... Acredito. Acredito nisso tanto quanto acredito no Corinthians vencer este campeonato. E ele vai se dar mal no tribunal por insinuar que o juiz roubou (mas que não foi penal, não foi).
*A Portuguesa quer tomar a vaga do Guarani na Série A alegando que o bugrino Bruno Cazarini atuou de forma irregular. Argumento dela: este ano, ele jogou pela Chapecoense, no futebol coreano e no Bugre. E o regulamento da FIFA proíbe um atleta de defender mais de dois times na mesma temporada.
*Ocorre que a Lusa cai do cavalo. A entidade máxima do futebol e a CBF explicam que a temporada considerada é de Julho de um ano a Junho de outro. E o Cazarini atuou no Gyeongnam entre Junho e Julho. Ou seja, dois clubes na temporada anterior e um na atual. Mais uma patacoada rubro-verde. Bah!!!
*Agora, é dose essas coisas sempre acontecerem quando sabem que, dentro de campo, não terão bola pra alcançar o objetivo. Cara-de-pau perde! E não vale só pra Portuguesa neste caso, mas para qualquer clube em qualquer outra situação. No Brasil, isso é mais velho do que andar pra frente e pra trás.
*O esperado aconteceu: com dobradinha da Marta e outra fatura da Cristiane, o Santos ganhou a Copa Feminina do Brasil em cima do Botucatu. As duas, mais Érika, Fran e Andréia Suntaque tiveram 100% nesta passagem na Vila: duas taças ganhas e 100% de aproveitamento em 13 jogos. Sensacional!
*Para não deixar de registrar: o terceiro lugar foi das baianas do São Francisco, que tocaram uma mão cheia de gols nas paraenses do Pinheirense.
*Leio no Sidney Rezende que, graças ao Flamengo, o Macaé deve jogar a próxima Copa do Brasil. Como o rubro-negro já está, no mínimo, na pré-Libertadores, abre uma vaga na CB. Esta deve ir ao vice-campeão da Quartona por ter sido quinto colocado no último Carioca.
*Os escândalos políticos em Brasília respingaram na Copa de 2014. Fábio Simão, presidente da Federação Brasiliense, foi afastado do comitê organizador local. Tão falando que isso praticamente acabou com as chances da Capital Federal receber a abertura da Copa, e periga até excluí-la do torneio. Eita nóis!
*As copas nacionais da Europa não tem muita graça como aqui a Copa do Brasil possui, mas a Copa do Rei da Espanha terá um atrativíssimo embate nas oitavas-de-final: Barcelona e Sevilla, respectivamente líder e terceiro colocado do Nacional. Messi versus Luís Fabuloso. Esse encontro valerá assistir.
*Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, disse ser impossível a Copa com 33 seleções. Ainda bem. Compensar a Irlanda assim seria apatifar a competição - embora isso não deva tirar alguma possibilidade de punição a quem deixou a França classificar da forma como classificou. Ela tem de acontecer.
*Falando em África 2010, depois de amanhã tem o sorteio dos grupos. E na apresentação, quem? A musa local Charlize Theron. Só terei olhos para ela.
*Durante convenção de futebol naquele país, Franz Beckenbauer criticou a Seleção Brasileira by Dunga, por achá-la retrancada e com apenas um atacante, e que o Brasil que conhece é o de Pelé e Carlos Alberto Torres. Ele também se disse contra o uso do vídeo no futebol, pois "tiraria a emoção do jogo". Bah!!!
*Dêem uma olhada aqui num inacreditavelmente impossível (mas possível) gol feito perdido numa divisão inferior da Inglaterra. É de cair "os dois queixos"!
*O Comitê Rio 2016 estuda medidas judiciais contra o Robin Williams, que, entrevistado no David Letterman, quando o assunto foi a eliminação de Chicago, disse não ser justa a disputa pois "o Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó". Uma piada de mau gosto, claro. Mas não precisa dessa celeuma.
*Primeiro, porque nós aqui no Brasil também somos especialistas em piadas chulas e de mau gosto - e também nós temos essas envolvendo "pó", vide as feitas com o Maradona. E segundo, tem coisas muito mais importantes pra se revoltar do que uma piada de mau gosto como esta.
*Cadê essa revolta contra os ladrões do dinheiro público que fizeram a farra durante o Pan do Rio e que tão prontinhos à espera de fazer o mesmo na Copa de 2014 e nos Jogos de 2016? Já temos problemas demais para nos preocuparmos para dar atenção a uma besteira como essa dita pelo Robin Williams.
*Em tempo: critico a piada do Robin, claro, de mau gosto. Mas gosto dos filmes dele, me divirto. E mesmo com esse episódio, continuarei gostando.
*NBA multou dois jogadores que postaram no Twitter em plena bola em jogo. Sem considerações!!!
Pela memória da bola
No começo de Outubro, divulguei aqui na "24" um projeto de um simpático de Santa Maria, o Maiquel Machado, que é estudante de jornalismo, radialista e arbitro da Federação Gaúcha de Futsal. É um projeto chamado Acervo do Futebol, onde quer juntar todo o material relacionado ao futebol que possui, como livros e revistas (tem respectivamente cerca de 23 e 180), para mais na frente colocar tudo à disposição do público em uma espécie de Biblioteca do Futebol.
Refaço esse destaque pois, na última semana, recebi do Maiquel um livro que ele tinha em mais de um exemplar. Se chama "Registros do Futebol Santa-Mariense, Volume 1: Oreco", de Cândido Otto da Luz, editado em 1994. É uma obra sobre o histórico lateral-esquerdo do Inter e do Corinthians, nascido justamente em SM e iniciado no Inter local. Agora quando acabar a temporada e eu tiver mais tempo livre, lerei com muito prazer. Obrigado!
Então, vale novamente a dica para o blog do projeto criado por ele, acessível aqui. Acho que valeria muito que também os grandes veículos da mídia esportiva dessem espaço, pois tudo que visa preservar a memória esportiva neste Brasil que não preserva sua memória é mais do que bem-vindo.
Ah: vi no blog dele que foram reproduzidos alguns capítulos do livro "Os Artistas do Futebol Brasileiro", do Antônio Falcão, que publicou aqui no PB estas preciosidades maravilhosas na coluna "Vida de Craque". De todas as colaborações do pessoal da "Academia Esportiva", digo sem grilo que estas eram das que mais me dava alegria em editar, justamente pela preservação da memória - e também pela grande escrita deste pernambucano.
Mas agora...
...para "Baralho Luxerlei": o melhor carteado da cidade... "Banalidades Diversas"!
*O zumzumzum da hora aqui na aldeia dá conta de uma tentativa de compra, por parte da EBC (leia-se TV Brasil, Radiobras e cia), do prédio que desde 1980 abriga a TVE e a FM Cultura, prédio este de propriedade do INSS, que pôs como valor de venda R$ 4,7 milhões. Ofereceram o imóvel ao governo gaúcho, mas o Estado comunicou desinteresse no mesmo. Um grupo de funcionários que não quer deixar o local vai se reunir hoje, às 13h, para discutir o assunto.
*Comentei este assunto no Twitter com o Eduardo Castro, que é gerente executivo de jornalismo da EBC. Dito por ele: "vamos ver se, comprando o prédio, a TVE se digna a colaborar com a EBC. É a única que não manda nada pro jornal". Quando o "Repórter Brasil" - que, a título de curiosidade, aqui no RS é visto pela Rede Vida, na madrugada - precisa de notícias gaúchas, recorre primeiro à Ulbra TV e, depois, faz nota coberta com imagens das redes comerciais.
*Cabe destacar que, desde que a antiga TVE Rio deu lugar à TV Brasil, absolutamente nada de mais nada dela passou na TVE gaúcha, que hoje tem cerca de 60% de conteúdo local e o restante tudo retransmitido com a Cultura paulistana.
*Em meio a isso, leio no Flávio Ricco que a Cultura anunciou acerto com a Rede Minas para esta voltar a transmitir alguns de seus programas, como "Cocoricó", "Provocações", "Sr. Brasil" e "Repórter Eco", entre outros, além de uma permuta de outros títulos, como a troca dos mineiros "Mais Ação" e "Dango Balango" pelos paulistas "Cine Brasil" e "Ensaio". E no ano que vem, voltarão à grade das alterosas programas como "Roda Viva", "Viola, Minha Viola" e "Vila Sésamo", entre outros. A Rede Minas manterá a associação com a TV Brasil, iniciada em Junho. Ou seja, passará conteúdo das duas.
*Leio no Alberto Pereira Jr. que uma empresa estaria oferecendo o apresentador Chico Pinheiro para ser moderador de debates ou mestre de cerimônias em eventos por até 17 mil "lullas", trabalhos que, devido ao compromisso diário com o "SPTV", ele não costuma realizar longe de Sampa. O jornalista da Globo disse não ter sido consultado sobre o anúncio. Quer dizer, então, que puseram ovos à venda sem antes acertar com a galinha a cessão dos mesmos?
*Andaram movimentadas as madrugadas jornalísticas esta semana. No "Jornal da Globo" de anteontem, veja aqui o que aconteceu quando Christiane Pelajo e William Waack chamaram as manchetes, sem sucesso. Restou ao Waack pedir desculpas, como assistem aqui.
*Enquanto isso, no "Jornal do SBT", Cynthia Benini apareceu chorando, do nada. Deste não há vídeo no YT (por enquanto). Segundo a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert, ela teria tido um chilique por se sentir desprestigiada no noticiário, com pouco texto para ler. Entendo... Ou não, né?
*E ontem estreou o novo cenário do "SBT Rio", em comemoração aos 10 anos. Tem uma nova bancada e um telão atrás dela, e outro telão mais à direita do espectador, neste Luiz Bacci apresentando em pé, além de cadeiras em outro ponto para receber convidados. Vêem uma amostra clicando aqui.
*Leio na Sílvia Corrêa que tá chegando em breve mais um canal da Globosat: o Viva. Será direcionado mais ao público feminino e, como maior atrativo, terá reprises de programas da Rede Globo em horários alternativos. Novelas e atrações como "Mais Você" e "Estrelas" (que, enfim, será conhecido por quem tiver programa local no horário e não possuir parabólica) estarão na grade. É prevista para Janeiro a entrada do novo canal.
*Aliás, é uma tendência mais e mais programas da Globo serem reprisados em horário alternativo nos seus canais pagos. Vamos ver se lembro de quase todos: na Globo News, "Bom Dia Brasil", "Jornal da Globo", "Globo Repórter", "Profissão Repórter" e "Fantástico"; no Sportv, "Globo Esporte" (nacional e paulista) e "Esporte Espetacular"; no GNT, "Programa do Jô" (resumo semanal); e no Multishow, "Altas Horas". Deve ter mais, mas esqueço agora.
E assim encerramos... "Banalidades Diversas"! Câmbio e desligo.
Os Leitores Comentam
"Estão querendo azedar o título rubro-negro. A partir do momento em que Inter, São Paulo e Palmeiras insistem com essa história de que o Grêmio vai entregar, estão tentando deslegitimizar o título do Flamengo. Ponhamos que o Flamengo vença o jogo, mas de forma sofrida como têm sido todas as suas vitórias. Vamos ter que aturar a choradeira de quem perdeu para o Botafogo em casa, de quem conseguiu ganhar apenas 1 ponto em 12 disputados a certa altura do campeonato quando era líder, de quem em casa toma um gol no primeiro minuto e passa 89 sem conseguir empatar? *** Espero que tenha acompanhado o 'Profissão Repórter' sobre a reta final do Campeonato. Muito interessante! Curioso que uma dupla de repórteres - do rapaz não lembro o nome, mas a moça era a lindinha Júlia Bandeira - foi ameaçada de agressão ao querer subir à arquibancada do Palestra para filmar no jogo contra o Sport, ao passo que Caco Barcellos foi muito bem recebido e tratado
no meio da galera do Flamengo. Que diferença de tratamento! Beligerantes demais esses palestrinos. *** Messi escolhido o melhor do ano pela France Football. Temos que deixar de ser colonizados! Se a Placar eleger o melhor do ano no futebol, não sai uma linha nos principais matutinos do Velho Mundo! Palhaçada! *** Tomara que tenha visto o iniciozinho de 'Viver a Vida'. Num sonho, Gustavo acorda em cima da cama e vê ao lado sua prima Malu de camisola preta e toda se insinuando para o pilantra. As evoluções que a eterna Olga executou eram absolutamente imperdíveis! Como a Camila está bonita nessa novela! Não bastasse ser uma lindinha, além de ser uma baita atriz, mostra agora nessa novela que tem tantas curvas quanto a estrada de Santos que Roberto Carlos encarava na virada dos 60 pros 70!" (Clayton Moreira)
Condensar texto tudo bem, mas hoje atingiu a raia do absurdo (risos). Não vi a novela, aliás, não a acompanho, só olho de relance uma que outra cena. Mas nada que não dê para recuperar no Globo Vídeos, o mesmo valendo pro "Profissão". Ontem eu iria assisti-lo, só que esta semana tenho brigado com Morfeu, que tem feito eu adormecer por volta das 19h, com isso só tenho acordado lá pelas 3 ou 4 da madrugada.
"Eu estou morrendo de ansiedade para a última rodada! O Flamengo tá na frente, mas, como bom rubro-negro que sou, sei que vai ser sofrido até o final do campeonato! E como esse Brasileirão é cheio de surpresas, não arrisco dizer mais nada!" (Rafael Lima Braga)
|
Bela do Dia: Érica Salazar
|
 |
| Érica Salazar, apresentadora do "MGTV" das 12h na TV Panorama (Globo de Juiz de Fora). Bonitaça ela! Almoço bem acompanhado. |
|
"Quem são as belas coloradas e as belas gremistas da RBS? Não é tão importante, mas do pessoal masculino da RBS, quem torce para qual time? E os comentaristas como Lasier, etc.? Uma dica de musa: Ariadne de Oliveira, da TV Câmara." (Roger Nicolini)
Manda uma foto dela, então, não a conheço. Quanto ao time do pessoal: sei que são colorados Daniela Ungaretti, Cristina Ranzolin, Túlio Milman, André Machado, Cláudio Brito, Rodaika Daudt, André Araújo (Rádio Cidade), Gabrieli Chanas (Rádio Gaúcha), Luciano Potter e Alexandre Fetter (Rádio Atlântida); e são gremistas Luiza Zanchetta, Paula Valdez, Regina Lima, Giovani Grizotti, Luana Soft (Rádio Cidade), KG (Rádio Atlântida) e Beto Xavier (Rádio Itapema). E tem alguns cujo time eu até sei, mas que não digo por preferirem que não seja público. Não entra nessa turma o Lasier Martins, cujo time eu realmente não sei.
Votações de fim de ano
Sucesso no primeiro dia: contando as quatro votações, 80 participações já contadas para os "Destaques 24 Horas", os "Destaques Banalidades Diversas", a "Bela do Ano" e o "Prêmio Papo de Mídia". Quem não participou, participe! É só acessar as votações pela capa do site. E passem adiante, para mais e mais gente participar, que é o grande objetivo. Quem dera eu mantivesse uma média de 80 participações diárias...
Clipe do Dia
Um som Brasil de primeira: aqui está Chico Buarque e Gilberto Gil com "Baticum". Genial!
Arremate
Conseguirá o impressionante Fluminense alcançar mais uma proeza? Tomara. Sempre torço pelos brasileiros.
"24 Horas" volta depois que soubermos se terei ou não que pedir a linda morena em casório! (risos)
O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), e colunista do NaTelinha.
E-MAIL: papodebola@gmail.com
ACESSE TAMBÉM: Na Telinha
LEIA COLUNAS ANTERIORES
|