.

 

  NOSSAS SEÇÕES
  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  O Jogo da Minha Vida
  Papo Especial
  Sites Parceiros
  Anuncie Aqui

PAPO DE MÍDIA - RETROSPECTIVA 2007

Rádio paulista 2007

O ano foi muito agitado no Sistema Globo de Rádio, com uma série de saídas na Globo ao longo de todo o ano: o plantão Domingos Machado, o narrador Ricardo Mello e os repórteres Romeu César, Ângelo Ananias e Eduardo de Meneses. Para repor estas ausências, chegaram os repórteres Maércio Ramos, Leandro Mota, Felipe Rocha e Vanessa Ruiz (esta promovida ao microfone após atuar na retaguarda), o ex-jogador Caio Ribeiro de comentarista e o narrador Reinaldo Moreira, substituído na CBN por Marcelo Gomes, da Globo Minas. Outra novidade da CBN, no começo de 2007, foi a chegada do comentarista Daniel Piza, em substituição a Zetti. No fim do ano, Caio - que também participa do "Arena Sportv" - passou a ser cogitado para substituir Casagrande na TV Globo, na qual apareceu, ao lado de Oscar Ulisses, "transmitindo" o dia de um pai que também banca a mãe, em matéria do "Fantástico".

Outra rádio de muitas novidades foi a Bandeirantes, que completou 70 anos. No começo do ano, o "Na Geral" passou a ser transmitido também na Band FM. Com a saída de Paulo Calçade, Cláudio Zaidan o substituiu nos comentários e, por isso, deixou o "Bandeirantes a Caminho do Sol". No espaço de apresentador das jornadas, voltou à emissora Ricardo Capriotti. Na reportagem, diversas novidades. Chegaram Antônio Petrin, que passou a conciliar rádio e TV do mesmo grupo, e Alexandre Praetzel, egresso da Bandeirantes de Porto Alegre, e saiu Dirceu Cabral. No fim do ano, Estevam Ciccone decidiu sair para se dedicar mais à família (seu primeiro filho nasceu durante a Copa América) e, para seu lugar, voltou Alex Muller, saído da Record no meio do ano. Em Santos, Kamila Malynowskyj sucedeu Leandro Manço como setorista do Peixe. Em Agosto, a Bandeirantes ganhou citação no "Globo Esporte" por uma entrevista de Edmundo, que reclamava de atrasos salariais no Palmeiras, e comemorou 10 anos do "Esporte em Debate" - que, porém, em Novembro perdeu seu apresentador, pois Sílvio Luiz saiu. Na BandNews FM, Álvaro José estreou um comentário sobre esportes olímpicos. E na Fórmula 1, Fábio Seixas trocou a reportagem pelos comentários. Nas primeiras corridas, o repórter foi o âncora Luiz Megale, mas a partir de Abril o posto foi assumido por Júlio Gomes.

A Jovem Pan teve poucas mudanças este ano, todas ocorridas em Março: Jovem Pan FM formando rede com a AM no futebol nos finais de semana, a inclusão de Tostão no quadro de comentaristas e a estréia do dominical "Discussão Entre os Grandes", apresentado por Oliveira Andrade.

Mudanças aconteceram ao longo de 2007 na Record. Odinei Ribeiro deixou a emissora no primeiro semestre, tendo substituição dupla: Wanderley Ribeiro na narração e Fabiano Farah no setor do Santos. Quem também saiu, em Julho, foi Alex Muller. Dois programas estrearam no segundo semestre: "Record Esporte Motor", apresentado por Reinaldo Gottino, e o humorístico "Show de Rádio", comandado por Serginho Leite.

A Transamérica também teve poucas, mas significativas mudanças. Durante o primeiro semestre, Éder Luiz ficou ausente de muitos finais de semana por ir à Bahia transmitir o Estadual pela TV Record. Ao longo do ano, Neto e José Calil, respectivamente da TV Bandeirantes e da RedeTV!, também dificultaram em certo momento a escala dos comentaristas por atuarem na TV, o que fez o âncora Márcio Bernardes desempenhar a função em alguns períodos. Nos dois primeiros meses ocorreram novidades: André Henning saiu da rádio para se dedicar exclusivamente ao Esporte Interativo, e estreava a primeira edição do "Papo de Craque", às 12h. A equipe teve em Maio o acréscimo do analista de arbitragem Oscar Roberto Godói, e em Novembro da jornalista Paloma Tocci, da TV Band.

Já a Capital foi mais falada por boatos do que por fatos. Ao longo de todo 2007 correu uma informação relativa a uma equipe própria que a emissora montaria, em substituição ao time do narrador Prisco Palumbo, que terceirizou o espaço a partir de Março. Esta equipe teve, pouco após sua estréia, a saída do repórter Luciano Luiz, que ficou somente no Futebol Interior, e posteriormente as voltas do repórter Eduardo "Ligeirinho" Luiz e do narrador Ricardo Mello, ex-Globo.

Apenas no segundo semestre surgiram novidades na 105 FM. O narrador Mário Perez saiu e, para seu lugar, chegaram Doni Vieira e Odinei Ribeiro, que desde a saída da Record ficou somente na TV Tribuna e no Sportv. Chegou também Luiz Fernando Bindi para os comentários.

Mas, em termos de novidade, 2007 fica marcado pela chegada da ESPN Brasil ao rádio, em parceria com a Eldorado. A parceria estreou nas semifinais do Campeonato Paulista e sua equipe, além dos profissionais do canal de TV, tem gente exclusiva da rádio: o plantão Marcelo Di Lallo, os repórteres Sérgio Loredo, Eduardo Affonso, Conrado Giulietti e Flávio Ortega, mais o narrador Reinaldo Costa.

Indo ao interior, Campinas teve mudanças a cada quatro meses. Em Janeiro, o narrador Reinaldo Porto trocou a Central pela CBN. Em Maio, Valdenê Amorim e sua equipe saíram da CBN, que montou uma equipe própria misturando profissionais que já estavam no time antigo com outros novos. E em Setembro, o narrador Sílvio Antônio saiu da Bandeirantes, reaparecendo no fim do ano na 105 de São Paulo, narrando Paraná x Santos.

Outros destaques

Espanha
- Gustavo Villani, ex-repórter de Transamérica, Globo/CBN e Record, foi para lá fazer uma pós-graduação em Jornalismo.

Comandante - Ricardo Capriotti assumiu em Março a presidência da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Extinção - A Tropical FM extinguiu o "Tropical Esportes", apresentado por Valmir Jorge.

Peixe - Em Março terminou o "Santos Total", que José Calil comandava na Trianon, por falta de patrocínio. Pouco depois estreou na mesma emissora o "Santos Sempre Santos", apresentado por Jonas Greb. O programa saiu do ar em Junho, após a emissora sentir um enorme mal estar causado por declarações ofensivas do comunicador em relação ao Rio Grande do Sul, cujos veículos deram enorme destaque ao fato ao ser alertado por ouvintes.

Confira também:
Plantão médico e obituário
Furos furados
Outros destaques

ÍNDICE DO PAPO DE MÍDIA

 

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição: Edu Cesar - E-mail/MSN: papodebola@gmail.com

.