.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 4 de janeiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 138
Ainda sobre os 30 anos

A coluna de ontem trouxe um especial espichadão sobre diversos noticiários estreados pela Rede Globo em 3 de janeiro de 1983, como "Bom Dia Brasil", "Bom Dia Rio", "RJTV", "SPTV", "MGTV", "DFTV" e "NETV", além de alguns de afiliadas, casos do "Bom Dia Rio Grande" e do "RBS Notícias" daqui do RS. Deixei bem claro que eu não sabia ou mesmo não lembrava de outros jornais que também tenham completado 30 anos de estreia.

Pois, enquanto "Bom Dia Brasil", "Bom Dia Rio", "RJTV", "SPTV", "MGTV" (BH), "NETV", "Bom Dia Rio Grande" e "RBS Notícias" passaram batidos pela ocasião, sem sequer fazer uma menção que fosse a ela - que deveria ser registrada com ao menos alguma memória que fosse, pois na televisão atual não é pouca coisa um programa ficar uma década no ar, quanto mais três décadas -, felizmente outros jornais lembraram da data, casos do "DFTV" e do "MGTV" da Rede Integração (que abrange quatro áreas do interior mineiro).

Mas a melhor lembrança quem fez - e agradeço ao Sérgio Tavares por observá-la para uma justa e devida menção na "24" de hoje - foi a RPC TV para os 30 anos do "Bom Dia Paraná", que é o jornal mais antigo da TV estadual dentre os atualmente exibidos. Desde 3 de dezembro de 2012, a cada edição foi exibido o quadro "Bom Dia 30 Anos", que reexibiu na íntegra uma reportagem antiga, sempre precedida da vinheta de abertura da época. As vinhetas, por sinal, podem ser vistas aqui, tanto as quatro já aposentadas quanto a atual, estreada em 2002.

Ponto a favor de RPC, TV Integração e Globo Brasília, que fizeram o que a matriz e outras emissoras próprias e afiliadas não fizeram - e que até podem vir a fazer (como de fato será feito nesta segunda-feira por "RJTV" e "SPTV", li na coluna do Alan de Faria no Agora S.Paulo) -, mas que, mesmo provavelmente sendo bom de ver por resgatar coisas antigas, não terá a mesma graça que teria se feito na data devida, onde tudo começou.

Aliás, "se registre-se": gostei dessa ideia do "Bom Dia Paraná", de fazer um mês de memórias especiais até o dia do aniversário. É mais ou menos o que pretendo fazer com este Papo de Bola - o Site quando chegar aos 10 anos no próximo dia 2 de junho. Como? Ainda não sei direito, mas espero em poucos dias bolar uma boa ideia.

Começa a Copa São Paulo de Juniores

Cada vez maior, cada vez mais estúpida no tamanho exagerado para um tempo tão curto (o que impede um acompanhamento sequer próximo do devido), tem sua edição de 2013 iniciada nesta sexta-feira com seis jogos, o primeiro deles entre São Mateus e Corinthians Alagoano, às 2 da tarde, pelo Grupo V, em Jaguariúna.

Tem algum tempo que publiquei isso, mas repriso a seguir os 25 grupos e os 100 times deles.

Grupo A (Presidente Prudente) - Aquidauanense (MS), Espigão (RO), Grêmio Prudente (SP) e Grêmio (RS)
Grupo B (Marília) - Coritiba (PR), Cruzeiro (DF), Marília (SP) e Mirassol (SP)
Grupo C (Novo Horizonte) - Desportiva (ES), Ferroviária (SP), Figueirense (SC) e Novorizontino (SP)
Grupo D (Lins) - Atlético (MG), Linense (SP), Noroeste (SP) e Rio Preto (SP)
Grupo E (São José do Rio Preto) - América (SP), Flamengo (RJ), Rondonópolis (MT) e Santos (AP)
Grupo F (Penápolis) - Juventude (RS), Náutico (PE), Penapolense (SP) e Portuguesa (SP)
Grupo G (Araras) - Americano (MA), Corinthians (SP), União São João (SP) e XV de Piracicaba (SP)
Grupo H (Louveira) - Audax (SP), Bahia (BA), Botafogo (PB) e Criciúma (SC)
Grupo I (Franca) - ASA (AL), Atlético (PR), Barras (PI) e Francana (SP)
Grupo J (Monte Azul Paulista) - ABC (RN), Mogi Mirim (SP), Monte Azul (SP) e Vitória (BA)
Grupo K (Ribeirão Preto) - Botafogo (SP), Comercial (SP), Paysandu (PA) e Vasco (RJ)
Grupo L (Leme) - Goiás (GO), Guarani (SP), Guarany (SE) e Lemense (SP)
Grupo M (São Carlos) - Guaicurus (MS), São Carlos (SP), São Paulo (SP) e União (MT)
Grupo N (Sumaré) - Ceará (CE), Santa Cruz (PE), São Raimundo (RR) e Sumaré (SP)
Grupo O (Taubaté) - Botafogo (RJ), Gama (DF), Santo André (SP) e Taubaté (SP)
Grupo P (São Bernardo do Campo) - Caxias (RS), Fortaleza (CE), JV Lideral (MA) e São Bernardo (SP)
Grupo Q (Barueri) - Barueri (SP), Confiança (SE), Palmeiras (SP) e Sertãozinho (SP)
Grupo R (Porto Feliz) - América (RN), Atlético (GO), Avaí (SC) e Desportivo Brasil (SP)
Grupo S (Rio Claro) - Atlético (AC), Fluminense (RJ), Itaúna (MG) e Velo Clube (SP)
Grupo T (Atibaia) - Atibaia (SP), Guaratinguetá (SP), Red Bull Brasil (SP) e Sport (PE)
Grupo U (São José dos Campos) - Cruzeiro (MG), São Caetano (SP), São Francisco (BA) e São José (SP)
Grupo V (Jaguariúna) - Corinthians (AL), Remo (PA), Santos (SP) e São Mateus (ES)
Grupo W (Osasco) - Internacional (RS), Nacional (AM), Osasco (SP) e Paulista (SP)
Grupo X (Guarulhos) - América (MG), Flamengo (SP), Juventus (SP) e Vila Nova (GO)
Grupo Z (São Paulo) - Nacional (SP), Paraná (PR), Ponte Preta (SP) e Tocantinópolis (TO)

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu falar dos bastidores da tentativa da produção do "Big Brother Brasil" de me levar para o programa (hahaha) do que de rumores ou especulações. Às últimas:

*O Corinthians contratou o atacante Alexandre Pato, do Milan, por quatro anos. Me perguntam isso no Twitter e respondo também pela coluna, antes da bola rolar e correndo o risco de ser calado bonitaço em caso contrário (e, a bem da verdade, torço que isso aconteça): eu não faria esta contratação. Pato tem talento, mas jogou muito pouco nos últimos anos, ficou lesionado em boa parte desse tempo e é mais um "celebridando da bola" do que um jogador de futebol. Quem curtiu muito esse negócio foram os jornalistas fofoqueiros de Sampa City.

*O Santos fechou com o meio-campista Montillo por três anos e, em troca, repassou ao Cruzeiro o volante Henrique.

*O Bragantino recebeu de volta o goleiro Rafael Defendi, que estava no Monte Azul, e o atacante Diogo Pereira, que estava no Noroeste.

*O Botafogo contratou os atacantes Henrique, pertencente ao São Paulo e que estava no Sport, e Anderson Aquino, do Coritiba, além de liberar Loco Abreu para negociar com o Nacional do Uruguai.

*O Vasco adquiriu o lateral direito Elsinho, do Figueirense, e o zagueiro André Ribeiro, do Novo Hamburgo, ambos por um ano.

*O Grêmio fechou por um ano com o zagueiro Cris, que rescindiu com o Galatasaray e que retorna ao Brasil, no qual defendeu Corinthians e Cruzeiro, após uma trajetória vitoriosa no Lyon. Além disso, o atacante Bergson foi emprestado ao Juventude por um ano.

*O Internacional rescindiu o contrato do zagueiro Bolívar, que já vinha numa relação muito desgastada desde aquilo de não aceitar ser reserva, ou sendo titular ou não topando ser relacionado para os jogos.

*O Figueirense contratou o meia Felipe Nunes, do Grêmio.

*O Bahia confirmou o zagueiro Brinner, emprestado por um ano pelo Botafogo, e cedeu o atacante Rafael Gladiador ao DC United também por um ano.

*O Vitória fechou com o atacante Willian Henrique, do Barueri, que integrará o time sub-20 e poderá ser usado pela equipe principal quando necessário.

*O Náutico renovou por dois anos com o goleiro Felipe, adquirido junto ao Santos.

*O Fortaleza recontratou o zagueiro Ronaldo Angelim por três meses.

Curtinhas

*Triste, mas verdadeiro: Cruzeiro x Atlético, que marcará em 3 de fevereiro a reinauguração de Magalhães Pinto em clássico antecipado da terceira rodada do Campeonato Mineiro, terá apenas a torcida azul. O Galo não topa jogar no Mineirão, preferindo seguir no Independência, onde a Polícia libera somente a torcida mandante. Bah!!!

*Acertado para sábado da semana que vem um amistoso do Joinville contra o Rio Branco, em Paranaguá.

*Certo Massimiliano Allegri ao retirar o Milan de campo depois que torcedores do Pro Patria passaram a ofender os atletas negros rossoneri com insultos racistas durante amistoso em Busto Arsizio. Aliás, torcedores não são estes que ofenderam Boateng e outros jogadores milanistas. São imbecis, idiotas e descerebrados.

*E essa do Balotelli e do Roberto Mancini discutindo às ganhas no Manchester City? Clima bom... só que não.

*Uma da Fórmula 1: Niki Lauda será presidente não-executivo do conselho diretor da Mercedes para 2013.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de começar 2013 com um ótimo acontecimento: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Aconteceu nesta quinta-feira o retorno de Luís Fernando Verissimo às colunas publicadas em Zero Hora, O Estado de S.Paulo e O Globo, com a crônica "Como foi a morte que sonhei", que evidentemente tem relação com a internação que sofreu entre novembro e dezembro. Sua vitória na luta pela vida pode ser lida aqui.

*Na coluna de ontem, além dos 30 anos completados por "Bom Dia Rio Grande" e "RBS Notícias" passarem batidos pela RBS TV, observei que o jornal da manhã tem sido apresentado pela dona do Bendito e guria do tempo Cristiane Silva pois sua titular, Carla Fachim, está cobrindo férias da Cristina Ranzolin no "Jornal do Almoço". Pois curiosamente também o "Notícias" ficou trintão sem seu histórico apresentador e também editor-chefe. Com Elói Zorzetto de férias, Simone Lazzari é quem tem feito dupla com Daniela Ungaretti.

*Ainda os aniversários dos noticiários da Globo: também o "MGTV" de Belo Horizonte chegou ontem aos 30 anos sem ser apresentado por sua titular, sendo Isabela Scalabrini quem repôs a ausência de Vivian Santos. Em compensação, lá estavam normalmente Ana Luiza Guimarães no "Bom Dia Rio", Márcio Gomes no "RJTV", Carlos Tramontina no "SPTV", Hugo Esteves no "NETV" e Antônio de Castro no "DFTV".

*Mudando completamente de assunto, a quem interessar possa (e acho que a muita gente interessará, tantos são os fãs deste filme desde seu lançamento há duas décadas): logo mais, às 2h, o "Corujão" apresentará Julia Roberts e Richard Gere em "Uma Linda Mulher". Madrugada ao som de Roy Orbison e Roxette, viventes...

*Já neste sábado, o "Supercine" mostrará "A Lista de Clientes", que traz Jennifer Love Hewitt como uma ex-miss que vira massagista para ganhar dinheiro e ajudar a família a saldar as dívidas, depois ganhando mais grana pois o negócio também envolve prostituição - e isto é baseado numa história real, ocorrida em 2004. O filme é de 2010 e, a partir dele, originou-se o seriado estreado em 2012 e atualmente exibido pelo Sony, onde uma irresistível Jennifer é novamente a protagonista, além do elenco ter a eterna Maddie Hayes de "A Gata e o Rato", Cybill Shepherd, que também aparece neste telefilme amanhã mostrado pela Globo.

*Logo mais, depois do "Jornal da Globo", outra série ganhará a TV aberta: "Prova do Crime", do gênero policial e estrelada por Dana Delany (de "Desperate Housewives"), que foi renovada para uma terceira temporada.

*Já à 1 da madrugada de domingo para segunda-feira, o SBT estreará o seriado "True Blood", que traz vampiros e humanos co-existindo em uma cidade de Louisiana, com Anna Paquin como a protagonista. A produção já é vista há bastante tempo no Brasil pelos canais HBO e está na quinta temporada. As primeiras três temporadas foram dubladas em São Paulo, no Studio Gábia, e da quarta em diante no Rio de Janeiro, pelo MG Estúdio.

*Acertando o compasso, quem rodou nas madrugadas da Bandeirantes com a volta de Valdemiro Santiago foi "A Escuta". Depois do "Claquete", são exibidos "Família Soprano" à 1h45, "Bernie Mac - Um Tio da Pesada" às 2h45, "O Encantador de Cães" às 3h15 e "Popcorn TV" às 3h45, com a Igreja Mundial das 4h às 6h45.

*Mudando completamente de assunto: e essa do Gérard Depardieu ter concedida pelo presidente Vladimir Putin a cidadania russa e adotar este como seu novo país após sair da França por fugir do aumento dos impostos para os ricos? Malandragem poderia ganhar este acontecimento como significado nas definições do dicionário.

*Este artigo do Marcus Vinícius Pinto no Terra define os sambas-enredo do Carnaval do Rio de Janeiro em 2013 como os piores dos últimos 20 anos, ainda que haja exceções, como Vila Isabel, Mangueira e Salgueiro. Ainda não escutei os sambas e, portanto, no aguardo fico de opiniões abalizadas sobre ser isso mesmo ou não.

*A saideira: quem foi muito elogiado nesta quinta-feira foi Zeca Pagodinho, que percorreu as ruas de Xerém para procurar ajudar a população neste momento terrível de perdas com a forte chuva, que já desabrigou mais de 200 pessoas. O cantor, que tem uma casa e um sítio na cidade da Baixada Fluminense há duas décadas, abrigou um casal vizinho e seus dois filhos, que perderam a casa no temporal de ontem. Zeca andou com a filha em um quadriciclo distribuindo roupas e cestas básicas nos abrigos que estão recebendo as pessoas que perderam tudo ou muita coisa e pediu à Defesa Civil que as ajude. Uma bela atitude dele num momento muito doído.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, esperando que os moradores da Baixada Fluminense consigam vencer mais este momento tristíssimo.

Bela do Dia: Nathalia King

Nathalia King, repórter da RBS TV de Rio Grande há poucos meses, antes por cerca de três anos atuante na TV Nativa de Pelotas. Já cantaria Mel Brooks: it's good to be the king...

Convivas

Antes de atendê-los, vai um abraço ao Gabriel Carvalho, que mandou um e-mail indicando uma página sobre o "DFTV" na Wikipédia. A intenção foi a melhor possível, mas essa página não me ajudou em nada no que eu procurava especialmente sobre a edição noturna, como seus apresentadores ao longo destes 30 anos.

"Grande tópico sobre os jornais da Globo e as programações daquela época. Algumas curiosidades notadas: pelo que recordo, aquele telefone vermelho do 'Bom Dia Brasil' em Brasília era para entrevistar ao vivo de última hora algum político; Antônio Carlos Ferreira sumiu desde aquele problema de saúde na época em que estava na Rede Vida; era corriqueiro Arnaldo Jabor comentar cinema no 'Bom Dia Brasil'?; por onde anda Kelly Varraschim?; Luciana Villas Bôas virou agente literária; certamente hoje em dia a Record não repetiria um espaço como o do Chico Xavier em 1983; como tinha programa de esporte na TV Gazeta naquela época; e vendo tantas boas séries jogadas para a madrugada atualmente, sinto uma ponta de saudade da 'Sessão Aventura' de final de tarde. *** O problema não é a corrida durar mais em Daytona e sim Rubens Barrichello conseguir chegar a tempo do prazo estipulado para seu final (risos). *** Não acho ruim 'A Voz do Brasil'. Apesar de ser obviamente pró-qualquer governo, traz notícias e informações sobre serviços que muitas vezes são esquecidos nos telejornais das grandes redes. Poderia ser mais flexível de horário, mas é interessante sua existência. *** Sugiro como 'Belas do Dia' as atrizes Amanda Brooks e Christina Hendricks." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Parecia que o Flamengo ia melhorar com essa gestão, mas está devagar demais e só não está pior que o Vasco. Tá cedo, sim, mas dá a impressão de que não irá bem." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Estranhei o nome 'Suburgatório' e pensei que fosse mais uma invenção do SBT, mas é a tradução literal do nome original. *** Vi que não tinha alguns vídeos do 'SPTV', como as edições completas de fevereiro de 1990 e de 8 de dezembro de 1997. Pesquisando no YouTube, descobri que a conta do Danilo Rodrigues foi encerrada. Uma pena! Tinha ótimos vídeos lá. Tenho estes vídeos aqui e vou ver se reupo ele." (Ednilson Teixeira)
É por essas e outras que é bom mesmo que sejam duplicados os vídeos postados no YouTube. Se uma conta fechar, outra terá o vídeo publicado. Se a outra fechar, mais a outra o terá e assim por diante, garantindo que as pessoas tenham o direito de assisti-los, já que os realizadores deles (as emissoras que os levaram ao ar) não tem a preocupação e nem a dignidade de postá-los em seus portais.

"Moro aqui no DF desde abril de 1982, vindo do RS. Até a criação do 'DFTV', o jornalismo local da Globo era exibido após as versões nacionais do 'Hoje' e do 'Jornal Nacional'. O 'Jornal das Sete' estreou por aqui ainda em 1982, mas durou pouco tempo. Teve um dia que todo o material do 'DFTV' foi censurado e a apresentadora da época apenas deu 'boa noite', informou esse acontecimento e encerrou a edição. Foi em 25 de abril de 1984, quando o Congresso Nacional votou a Emenda das Diretas Já e o governo federal proibiu a transmissão da sessão de votação para evitar que a população tomasse conhecimento dela. Há 30 anos, Brasília tinha somente quatro emissoras de TV: a Nacional, pertencente à Radiobras, no canal 3; a Brasília, que retransmitia o SBT, no canal 6; a Capital, que retransmitia parte da TVE do Rio e tinha alguns programas locais, no canal 8; e a Globo, no canal 10." (José Eduardo Freitas)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Antes dele, explico por que o destaco: completa 25 anos nesta sexta-feira a morte do cartunista, jornalista e escritor Henfil, mineiro de Ribeirão das Neves, que trabalhou em revistas, jornais e televisão, além de escrever livros e se destacar como um resistente à ditadura militar. Ele morreu de AIDS, doença contraída também pelos dois irmãos, o músico Francisco Mário e o sociólogo Herbert de Souza. Este foi incluído por Aldir Blanc na letra de seu clássico com João Bosco na parte que rima "Brasil" com "irmão do Henfil". Betinho ainda não era tão conhecido do grande público como o desenhista e estava exilado no México, do qual voltou no mesmo ano de criação da canção, 1979, canção esta que cerca de 200 pessoas cantaram no seu desembarque em Congonhas. Claro que me refiro à magistral "O Bêbado e a Equilibrista", eternizada por Elis Regina e escutada aqui.

Em tempo: para conhecer mais sobre Henfil, veja aqui a íntegra do documentário "Henfil Plural", da TV Cultura.

Arremate

Com Zaragoza x Betis, esta sexta-feira marca a retomada do Campeonato Espanhol após a mudança de ano.

"24 Horas" volta antes que a bola role para o clássico catalão Barcelona x Espanyol!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.