Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 19 de março de 2020
Coronavírus e o esporte: mais um resumo

Maique, pivô do Paulistano no Novo Basquete Brasil, o 1º atleta esportivo a contrair coronavírus. Jogou no último dia 9, sentiu tosse leve e falta de ar no dia 13, foi pro hospital ao se sentir febril no dia 15 e foi detectada a covid-19 anteontem. Alta médica foi dada ontem. Info de 1ª do Demétrio Vecchioli, crédito a quem merece.

Superliga de vôlei terminando não só na B feminina, que deu tempo de incluir na coluna de ontem, mas também na masculina B e, sobretudo e especialmente, na feminina de elite - e sem campeões. Isto faz com que a classificação geral defina os acessos para as divisões principais de 2020/2021, que nelas são do Guarulhos e do Uberlândia, e neles do Brasília e do Itajaí. Na feminina principal, fica valendo como definitiva a classificação da 1ª fase, mas sem campeão.

Conmebol anunciando que no mínimo até 5 de maio persistirão as suspensões da Libertadores e da Sul-Americana (no caso dessa aí certamente maior ainda o adiamento pois a 2ª fase dela só pode começar ao término dos grupos da Libertadores por deles virem todos os 8 terceiros colocados).

Campeonato Tocantinense, até então o único estadual a manter a presença de público nos estádios, agora suspenso. Palmas teve confirmado ontem o 1º caso de coronavírus.

Campeonatos Mato-Grossense, Sul-Mato-Grossense, Paraense, Amapaense e Paraibano (este após as duas partidas de ontem) também suspensos.

Campeonato Roraimense tendo dois jogos neste sábado, a final do 1º turno na terça que vem e aí todos, rigorosamente todos os 27 campeonatos estaduais estarão paralisados.

Jorge Jesus, técnico do Flamengo, felizmente sem coronavírus por dado negativo o seu 3º teste.

Campeonato Inglês e todos os demais torneios do país com suspensão prorrogada até 30 de abril.

Campeonato Neozelandês encerrado a 2 rodadas do fim. Auckland declarado campeão.

WTA suspendendo seus torneios por 1 mês e meio e ATP suspendendo os seus até a semana inicial de junho, o que cancela a temporada de saibro neste ano.

Jungle Fight suspendendo o evento deste sábado em Manaus.

Maratona de Porto Alegre adiada do fim de maio para novembro.

Fórmula 1, que já tinha adiado as primeiras 4 corridas do ano, agora adiando também as etapas de Holanda, Espanha e Mônaco, sendo a nova expectativa de início em 7 de junho, no Azerbaijão. No caso de Mônaco, melhor colocar que não há adiamento e sim cancelamento mesmo. 1ª vez em 66 anos que não teremos este GP.

O coronavírus não para. Eu é que vou acabar parando de novo. Não consigo mais saber o que dizer.

Curtinhas Esportivas

Enderson Moreira no Cruzeiro Oficializado ele como novo técnico até o fim do ano. Chegará lá?

Fluminense pagando salários com atraso Apenas ontem terminaram de quitar os compromissos ainda de janeiro.

Técnico demitido em Pelotas Gustavo Papa não comanda mais o Brasil.

Perda trágica com apenas 21 anos Uma insuficiência renal decorrente de síndrome nefrótica vitimou o jogador Ramonzinho, que passou por Botafogo e Corinthians após ser revelado pelo Nova Iguaçu.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Coronavírus afetando a Rádio Guaíba Ninguém dela contraiu a doença, ainda bem, mas as devidas e necessárias precauções são tomadas. Guilherme Baumhardt está entre os afetados. No fim da tarde desta quarta, ele sentiu uma febre repentina e dores pelo corpo. Graças a Deus não é algo mais sério além disso, mas agora ele está em casa e fora da apresentação do "Bom Dia", hoje tocado sozinho pelo co-titular Voltaire Porto ao lado dos comentaristas - isto é: ao lado mesmo somente do narrador esportivo José Aldo Pinheiro, pois o outro comentarista do jornalístico, Jurandir Soares, também aderiu ao "escritório caseiro" por estar no grupo de risco pela idade (76 anos). Outros profissionais que estão de resguardo são a locutora Maria Luiza Benitez e o correspondente candango Fábio Marçal.

Coronavírus afetando a RBS Hoje acionista da empresa gaúcha, Nelson Sirotsky está com a covid-19 e internado aqui em Porto Alegre, como informado anteontem por Políbio Braga em seu blog, crédito a quem merece.

Liberação em caráter excepcional no RS A Rede Pampa autorizou que emissoras de rádio de todo o estado possam, se assim desejarem, retransmitir alguma das suas estações (104, Caiçara, Continental, Eldorado, Grenal, Liberdade e Pampa) tanto parcial quanto integralmente por tempo indeterminado, independentemente de ter associação com ela ou não e sem cobrança de taxa para tanto. A diretora Marjana Vargas explicou que a atitude permitirá a várias rádios que possam seguir no ar com alguma programação de prestação de serviço jornalístico, informação futebolística ou grade musical de gêneros variados se precisarem interromper suas próprias grades e isolar suas equipes, caso não haja profissionais suficientes para continuarem transmitindo "pelas próprias pernas".

Liberação em caráter excepcional em SP A Jovem Pan disponibilizou seu conteúdo jornalístico sobre o coronavírus, que é veiculado no AM e no FM, para que outras emissoras de rádio do Brasil possam veicular este serviço informativo, não importando que na cidade em questão já exista uma estação parceira ou da Pan News ou da Pan FM. A iniciativa surge para auxiliar emissoras que tenham alguma dificuldade de gerar notícias por elas mesmas. A liberação da veiculação do conteúdo sobre a pandemia durará até o final da mesma. Querendo usar, é só fazê-lo.

Espaço ampliado para informação na JB FM A rádio carioca aumentou a duração das duas edições do programa "Painel JB" de segunda a sexta, a matinal agora das 7h às 10h e a de entardecer agora das 17h às 20h. Mais espaço para mais prestação de serviço sobre o coronavírus numa metrópole que já tem contágio comunitário.

Jornalismo local do SBT aos sábados Em muitas regiões isto não acontece pelos noticiários regionais serem apenas de segunda a sexta, mas em Santa Catarina isto deixará de acontecer por enquanto - e, numa dessas, quem sabe uma boa resposta de audiência até permita uma efetivação disso quando o pior da pandemia passar. A partir desta semana, os jornais "SBT Meio-Dia" e o noturno "SBT News" passarão a ser exibidos também aos sábados.

Coronavírus afeta a NDTV Desde ontem, seu comentarista Paulo Alceu passou a participar do jornal noturno "ND Notícias" a partir de sua residência. Mais um importante nome das emissoras Record a abandonar temporariamente os estúdios, se somando a Eduardo Costa na Record Minas, Amin Khader na Record Rio e Celso Freitas, Renato Lombardi, Percival de Souza e o diabético Geraldo Luís na matriz de São Paulo.

Juntos na RedeTV!, juntos no rádio Serão Mariana Godoy e Mauro Tagliaferri, apresentadora e participante do semanal "Entrevista" dela. A partir desta segunda-feira, eles e mais o atual apresentador Luciano Oliva se juntarão para comandar o programa "Nova Manhã" na Nova Brasil FM das 6h às 8h. Leio no Flávio Ricco que a atração também contará com boletins políticos de Roseann Kennedy, ex-CBN, direto de Brasília. A capital federal é uma das praças que tem a Nova Brasil, presente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Goiânia e Birigui. É o retorno da Mariana ao rádio após apresentar o "Café das 6" na Globo para paulistanos e parte da rede nacional.

Coronavírus afeta a RedeTV! Sim, a emissora do Marcelo de Carvalho, que tá querendo gravar hoje o "Mega Senha" com plateia. O superintendente jornalístico Franz Vacek afastou Boris Casoy, que está no grupo de risco por ter 79 anos. Os já citados Mariana Godoy e Mauro Tagliaferri ficam juntos no "RedeTV! News" neste momento. A emissora também afastou pelo mesmo motivo de prevenção Nelson Rubens, de 83 anos. Sem ele, o "TV Fama" terá Léo Dias comentando as coisas dos famosos ao lado da Flávia Noronha. Outro fora de combate é Dennys Motta, do "Encrenca", cuja namorada apresentou sintomas da covid-19 e aguarda a contraprova. Sikêra Jr. iria hoje a São Paulo, mas sei pelo Sandro Nascimento em cima da hora desistiu para se precaver da pandemia. Ele gravaria participações no "Mega", no programa da Mariana e no "Sensacional". Então, apresentará normalmente o "Alerta Nacional" nesta 5ª.

BandNews TV completa 19 anos hoje E leio no Flávio Ricco que duas ações lançadas hoje são seus novos slogans ("muito além da notícia" e "nada mais que a verdade") e um talk show que entrará às 23h30 com apresentação de... Paulo Bonfá. Sim, será ele o apresentador desta nova atração, marcando seu regresso ao Grupo Bandeirantes após mais de uma década, colunista que foi da BandNews FM no princípio da emissora em 2005 e 2006.

Nova apresentadora no BandNews TV Desde ontem o canal passou a ter em seus estúdios em SP uma profissional já muito familiar da BandNews FM por ser sua repórter em Brasília nos últimos 7 anos, além de às vezes participar também da TV Bandeirantes local: Isabel Mega. Uma mega novidade ao seu (isa)bel-prazer.

Novas repórteres na TV Bandeirantes São duas no RJ e só agora me toquei de registrar aqui no site. Uma é em fato um retorno após 10 anos: a hoje aniversariante Renata Igrejas, que no último ano estava na reportagem do SporTV. A outra estreia na capital fluminense: Laila Hallack, ex-InterTV de Cabo Frio e ex-TV Integração de Juiz de Fora.

Luciano Júnior de volta Fora do ar após sair da RedeTV!, ele agora reporta no SBT em SP desde o último dia 3.

Coronavírus afeta mais ainda o "Jornal Nacional" Além da suspensão da presença dos apresentadores regionais de todo o país aos sábados, nem sequer os de SP e de Brasília participarão enquanto durar a pandemia. Só mesmo os jornalistas do RJ farão o noticiário da Globo neste fim-de-semana: Ana Luiza Guimarães, Ana Paula Araújo, Flávio Fachel, Mariana Gross, o retornado após mais de 1 ano Chico Pinheiro e a novidade Hélter Duarte. Outra mudança é que Sandra Annenberg gravará o "Globo Repórter" não no Rio e sim de São Paulo mesmo.

Délis Ortiz "cheia de dedos" Não deu para entender a postura toda amedrontada da repórter da Globo na pergunta ao presidente Jair Bolsonaro no "mascaraço" de ontem à tarde. "Me desculpa se vou incomodá-lo com a pergunta"? Ué, mas em situações assim tem que perguntar na lata mesmo - claro, mantendo a classe, sem sair da linha, mas sem rodeio assim, questionando o que se quer questionar. Pegou mal esse cuidado excessivo dela.

Audiência melhor no novo horário Leio no Ricardo Feltrin que assim está sendo com o "Jornal da Record" desde que saiu das 21h30 para as 19h45. Nos 2 meses e meio anteriores à mudança, a audiência em São Paulo era de 5,4 pontos e 7,6% de participação, com 3º lugar, e nos últimos 2 e meio passou a ser de 8,1 e 12,2%, vice isolado. Nesta faixa das 19h45 às 20h30 em 75 dias, a Globo marcou 28,9 pontos e o SBT 6,5.

Bela do Dia: Maria Eduarda Ely

Maria Eduarda Ely, repórter da RBS TV (Globo) em Passo Fundo. Funda é a quantidade do encanto gracioso dela, infinito que é e tanto de imenso quando entra ao vivo nos jornais.

Record mudará de novo a Xuxa Leio no Ricardo Feltrin que não será às sextas que entrará o não mais dominical "The Four Brasil" e sim às quartas, às 22h30, já a partir da semana que vem, já que terminou ontem a atual temporada do "Troca de Esposas" e o substituto "Top Chef" teve gravações suspensas devido ao coronavírus.

É "fogo no parquinho" que chama, né? Patrícia Kogut deu nota 0 em sua coluna a Tiago Leifert por chamar de "resfriado" quando comunicou os participantes do "Big Brother Brasil" sobre o coronavírus. O apresentador da Globo - colega da sra. Ali Kamel de Organizações (não falo "Grupo" nem a pau, Juvenal) - reclamou um monte dela em postagem no perfil da colunista de O Globo no Instagram. Climão com "CL" maiúsculo.

O fim de uma era Acabou depois de 66 anos a revista Playboy nos Estados Unidos. Obrigado pelos nudes.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Um dos atores mais populares do cinemão pop chega hoje aos 65 anos. Bruce Willis ganhou um Globo de Ouro e um Emmy por "A Gata e o Rato", clássico eterno de 1985 a 1989 e que deu visibilidade para se tornar um astraço em filmes como "Encontro às Escuras", "Duro de Matar", "Olha Quem Está Falando" (voz), "A Morte Lhe Cai Bem", "Os 12 Macacos", "O Sexto Sentido", "Meu Vizinho Mafioso" e "Corpo Fechado". Mas Walter - seu primeiro nome - também é cantor. Em 1989, ele mandou muito bem melodiando "Save The Last Dance For Me".



Clipe do Dia (parte 2)

Radicada nos EUA há 4 décadas, Eliane Elias completa 60 anos nesta quinta. Vencedora do Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2016 e em 2017 (esse o Grammy latino), cantou lindamente "Call Me" em 2004.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara". A desta quinta-feira, 19 de março, é de Edgar Rice Burroughs. Nascido em 1875, o criador do Tarzan morria há 70 anos.

Arremate

Jogadores fazendo embaixadinhas em vídeos na web com papel higiênico. Até a Marta, puxa! Não façam isso.

"24 Horas" volta antes que a boleirada caia na real e faça isso, sim, mas com bolas de meias!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.