Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 1º e 2 de maio de 2021
Cinco minutos bastaram para Jael deixar o Ceará na frente



Estava modorrenta a primeira decisiva da Copa do Nordeste. Em dado momento, tinha mais cartões vermelhos (um para o tricolor Luiz Otávio e outro para o alvinegro Charles) do que chances efetivamente perigosas. Do Ceará, a melhor era do Vina no fim da etapa inicial, quando bateu lindamente uma falta na ponta esquerda próximo à linha de fundo e Matheus Teixeira fez uma sensacional defesa, tendo ajuda do travessão. Do Bahia, o mais perigoso momento foi numa bola jogada na área que Richard tentou encaixar, mas aí a pelota escapou, bateu no poste destro e a defesa afastou. A diferença veio com Jael - sim, "o Cruel". Com cinco minutos em campo, o ex-Bahia garantiu o 1 x 0 do Ceará ao cobrar falta aos 47 minutos do segundo tempo e contar com desvio nas costas do Óscar Ruiz para parar no canto canhoto.

Vantagem importantíssima para o Vozão tentar no próximo sábado reprisar 2015 e 2020. E aí, Esquadrão? Aliás, freguês Esquadrão, pois desde 2018 o Vozão não é superado por ele, diante do qual completou cinco vitórias consecutivas. No próximo sábado, os comandados de Guto Ferreira jogam por vitória ou empate para faturar o troféu, enquanto a esquadra de Dado Cavalcanti tem que ganhar por dois ou mais gols de diferença - gol fora não vale desempate e, portanto, êxito baiano por um tento de diferença resultará em pênaltis. Tomara que esta necessidade do Bahia e uma consequente resposta antenada do Ceará (que, a propósito, aumentou para sensacionais 23 jogos sua invencibilidade na competição) proporcionem um espetáculo mais legal. O Nordeste quer e merece.

Os destaques da sexta, do sábado e do domingo

Campeonato Paulista A 10ª rodada terá no sábado à noite Red Bull Bragantino x Santos, e no domingo Guarani x Novorizontino, Ituano x Ponte Preta, Santo André x Palmeiras e Corinthians x São Paulo (marcado para 22h15, horário confirmado a menos de 50 horas da sua realização, é mole?).

Campeonato Carioca A ida da semifinal começa no sábado à noite com Volta Redonda x Flamengo e prossegue no domingo com Portuguesa x Fluminense. Semifinais também na Taça Rio: tivemos Madureira 1 x 0 Vasco e teremos neste domingo Botafogo x Nova Iguaçu.

Campeonato Mineiro A ida da semifinal começou com Tombense 0 x 3 Atlético e terá neste domingo Cruzeiro x América.

Campeonato Gaúcho Ida da semifinal começando no domingo com Juventude x Internacional e Caxias x Grêmio.

Campeonato Catarinense Ida da semifinal começando no domingo Avaí x Brusque.

Campeonato Paranaense A 5ª rodada teve na sexta Paraná 0 x 1 Athletico (o Furacão está em 6º, com 9 pontos em seis partidas) e a 8ª rodada terá neste domingo Toledo x Operário.

Campeonato Pernambucano A 9ª e última rodada terá neste domingo Sport x Náutico.

Campeonato Baiano A 4ª rodada terá neste domingo Vitória x Jacuipense.

Campeonato Cearense Retomado após um mês e meio, a 2ª rodada terá no sábado à noite Fortaleza x Caucaia e no domingo Ceará x Pacajus.

Campeonato Alagoano 8ª rodada tendo neste sábado CSA x CRB.

Campeonato Sergipano A 10ª e última rodada teve neste sábado Sergipe 1 x 1 Confiança. O Dragão terminou o Grupo B na liderança, com 23 pontos.

Campeonato Goiano A volta das quartas teve na sexta Vila Nova 3 x 1 Anápolis (6 x 1 totais) e terá neste domingo Atlético x Goiás (3 x 0 na ida).

Campeonato Mato-Grossense A ida da semifinal começa neste domingo com Ação x Cuiabá.

Campeonato Paraense A ida das quartas começou neste sábado com Águia 1 x 3 Remo.

Brasileirão Feminino A 5ª rodada teve na tarde deste sábado Avaí/Kindermann 1 x 1 São Paulo e terá à noite Internacional x Ferroviária, ficando para domingo Minas Brasília x Cruzeiro, Bahia x Flamengo, São José x Real Brasília e Santos x Corinthians.

Curtinhas Esportivas

Fórmula Indy no Texas Duas corridas neste fim-de-semana, uma no sábado à noite e outra no domingo no fim de tarde. Dois brasileiros vão à pista pela vez primeira na temporada: Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi.

Fórmula 1 em Portugal Não foi desta vez que Lewis Hamilton atingiu 100 pole positions - acontecerá, mas ficou mais para a frente. Valtteri Bottas ficou na frente por míseros sete milésimos. Se teremos as duas Mercedes na primeira fila no fim da manhã deste domingo, teremos na segunda fila as duas Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Tem rádio em FM estendido aqui em Porto Alegre Sei dessa pelo Matheus Fraga e pelo Felipe Rodrigues: é da Rede Pampa a primeira emissora AM a experimentar a banda ampliada de frequência modulada na aldeia pampeana. A Liberdade 970, de música nativista gauchesca, também é escutada agora em 83,3.

"Jornal do Almoço" volta a ser regionalizado em Santa Catarina A partir desta segunda, o noticiário da NSC volta a ser dividido por regiões de segunda a sexta após um período estadual a partir de Florianópolis - esta será mantida aos sábados. Laine Valgas e Mário Motta seguem na capital, enquanto regressam Adriana Krauss e Valther Ostermann em Blumenau, Cleiton César em Chapecó, Denise de Medeiros em Criciúma e Rafael Custódio em Joinville.

SBT perdidinho para tentar salvar a filha do Silvio Santos Alterado para 13h50 na última quarta, o "Vem pra Cá" não receberá mais do "Bom Dia e Cia." Patrícia Abravanel será antecedida pelo "Triturando", regressado às 12h30 - e que, evidentemente, passará apenas e tão somente em Sampa City pois a faixa é local em toda a rede.

"Lista Negra" estreando na Bandeirantes A partir das 23h deste sábado, a série de espionagem estrelada por Megan Boone e James Spader volta à TV aberta depois de dois anos, estreada nela que foi em 2015 pela Globo, que mostrou as primeiras quatro temporadas. Atualmente no 8º ano, a produção já está garantida por ao menos mais um. A Bandeirantes preferiu começar a transmissão a partir do 1º episódio ao invés de iniciar no 5º ano, o que continuaria a exibição interrompida pelo Plim-Plim. Pegarão, portanto, a fase em que Red era dublado por Mauro Ramos - a série é dublada no RJ e, depois que Mauro se mudou para SP, o personagem foi assumido por Luiz Carlos Persy (isso admito não entender: as vozes do Mauro e do Persy são diferentíssimas, não deveriam escolher uma mais similar?).

"FBI" de volta na Globo A partir da próxima sexta, às 23h35, a série policial com Missy Peregrym e Zeeko Zaki terá retomada a transmissão da primeira temporada, que já teve nove de 22 episódios mostrados.

"Sessão Aventura" retornando com filmes na madrugada O título clássico de séries de ação na Globo dos finais de tarde das décadas de 1980 e 1990 passará a acompanhar a sessão exibida logo depois do "Conversa com Bial" a partir de segunda para terça, com "Velozes e Furiosos" - igual foi, por exemplo, com a "Sessão Comédia", que nas décadas de 1970 e 1980 tinha séries diariamente também no fim de tarde e que nos anos 1990 passou a ser de filmes semanalmente de segunda para terça. O "Corujão" ficará de sexta para sábado até domingo para segunda.

Cinema de luto: morreu Olympia Dukakis Ganhadora do Oscar de coadjuvante por "Feitiço da Lua", ela partiu neste sábado aos 89 anos, informou no Facebook seu irmão. A saúde dela já vinha falhando há alguns anos, logo, Olympia descansou. Outros filmes marcantes com ela são "Olha Quem Está Falando" e "Flores de Aço".

Menudo de luto: morreu Ray Reyes Cantor do grupo latino de 1983 até 1985, ele tinha 51 anos e a causa da morte não foi confirmada até a publicação desta coluna, mas era especulado que Ray sofreu um ataque cardíaco.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 1º de maio, são estas:

*110 anos do Novo Hamburgo, campeão gaúcho de 2017.

*105 anos do nascimento de Glenn Ford, ator falecido em 2006 e que fez filmes como "Gilda" e "Papai Precisa Casar".

*100 anos do Sportivo Luqueño, campeão paraguaio de 1951, 1953 e do Apertura de 2007.

*90 anos da inauguração do Empire State Building, arranha-céu de Nova York.

*85 anos do Confiança, 22 vezes campeão sergipano (atual campeão).

*80 anos da estreia de "Cidadão Kane", icônico clássico do cinema dirigido, produzido, escrito e estrelado por Orson Welles, ganhador do Oscar de roteiro original e indicado em outras oito categorias, eternizado ao mostrar a história do magnata da mídia Charles Forster Kane, baseado em William Randolph Hearst e no próprio Orson. (aliás: taí um clássico que preciso assistir, até hoje não consegui - chance não faltou, "casar tudo" é que faltou)

*75 anos ao quadruplicado: do Anápolis, campeão goiano de 1965; do Blooming, cinco vezes campeão boliviano (a última no Clausura de 2009); de Joanna Lumley, atriz que fez a Patsy da série "Absolutely Fabulous"; e de John Woo, cineasta que dirigiu filmes como "O Alvo", "A Outra Face" e "Missão Impossível 2".

*40 anos ao dobrado: do Olaria campeão brasileiro da Série C mesmo sofrendo 1 x 0 do Santo Amaro, já que vencera a ida por 4 x 0; e de Lenílson, campeão por São Paulo (Brasileiro de 2006), Vitória (Nordeste e Baiano ambos em 2010) e Botafogo (Brasileiro da Série D de 2013 e Paraibano de 2014).

*30 anos da morte de Richard Thorpe, cineasta nascido em 1896 e que dirigiu filmes estrelados por Elvis Presley, como "Prisioneiro do Rock and Roll" e "O Seresteiro de Acapulco".

*15 anos do "A Tarde é Sua", programa apresentado por Sônia Abrão na RedeTV!.

*10 anos do Flamengo campeão carioca derrotando o Vasco nos pênaltis e dispensando a finalíssima por ganhar os dois turnos.

As deste domingo, 2 de maio, são estas:

*100 anos do nascimento de Satyajit Ray, cineasta falecido em 1992 e que dirigiu filmes como "A Canção da Estrada", "O Invencível" e "O Mundo de Apu".

*85 anos ao dobrado: de Norma Aleandro, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "Gaby - Uma História Verdadeira" e que estrelou "A História Oficial"; e do cantor Engelbert Humperdinck.

*75 anos da estreia de "O Destino Bate à Sua Porta", filme dirigido por Tay Garnett e estrelado por Lana Turner.

*60 anos de Newmar, ex-futebolista campeão por Grêmio (Gaúcho de 1980, Brasileiro de 1981 e Libertadores e Intercontinental ambas de 1983), Pinheiros (Paranaenses de 1984 e 1987), Coritiba (Paranaense de 1986) e Bahia (Brasileiro de 1988).

*35 anos do fim de "Duro na Queda", série estrelada por Lee Majors e que durou 112 episódios em cinco temporadas.

*10 anos ao dobrado: da SP Indy 300 vencida por Will Power, marcada para o domingo e que, devido a duas horas e meia de atraso por causa da chuva, foi transferida para a segunda-feira; e do fim de "Ribeirão do Tempo", novela da Record escrita por Marcílio Moraes e estrelada por Bianca Rinaldi e Caio Junqueira.

As desta segunda, 3 de maio, são estas:

*115 anos ao dobrado: da abertura do primeiro Campeonato Carioca, com o primeiro jogo sendo Paysandu 1 x 7 Fluminense na Rua Guanabara; e do nascimento de Mary Astor, atriz falecida em 1987 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "A Grande Mentira".

*105 anos do primeiro jogo do Vasco: uma derrota por 10 x 1 para o Paladino, em General Severiano, pela 3ª divisão da Liga Metropolitana de Sports Atléticos

*100 anos do nascimento de Sugar Ray Robinson, icônico boxeador falecido em 1989 e campeão mundial dos médios e dos meio-médios, para muitos o maior pugilista de todos os tempos.

Bela do Dia: Paz Vega

Paz Vega, atriz de filmes como "Lúcia e o Sexo", "Fale com Ela" e "Espanglês". Na próxima quinta, ela será a anfitriã da edição deste ano do Prêmio Laureus para os melhores da temporada nos esportes.

*70 anos de Christopher Cross, cantor vencedor do Oscar por "Best That You Can Do", da trilha sonora de "Arthur, o Milionário Sedutor".

*60 anos de Steve McClaren, treinador campeão pelo Middlesbrough (uma Copa da Liga Inglesa) e Twente (um Holandês).

*45 anos da estreia de "Saramandaia", novela das dez da Globo, escrita por Dias Gomes e estrelada por Juca de Oliveira e Sônia Braga.

*40 anos ao triplicado: do Grêmio campeão brasileiro ao vencer o São Paulo por 1 x 0 (acompanhe destaque especial na seção "Raridade Rara"); de Fernando Menegazzo, ex-futebolista campeão por Juventude (Copa do Brasil de 1999), Bordeaux (uma Copa da Liga Francesa, um Francês e uma Supercopa da França), Al Shabab (uma Copa da Federação Saudita e uma Supercopa Árabe) e Brasil (Copa América de 2007); e de Murilo Endres, voleibolista bi-medalhista olímpico de prata pelo Brasil (Pequim 2008 e Londres 2012) e vencedor de uma Copa do Mundo, dois Mundiais, um Pan-Americano e duas Copas dos Campeões pela seleção.

*25 anos do término de "Explode Coração", novela das oito da Globo, escrita por Glória Perez e estrelada por Edson Celulari e Tereza Seibltz.

*10 anos ao dobrado: da estreia de "Vidas em Jogo", novela da Record, escrita por Cristianne Fridman e estrelada por Guilherme Berenguer e Julianne Trevisol; e da morte de Jackie Cooper, ator nascido em 1922 e indicado ao Oscar por "Skippy", além de atuar em "O Campeão" e "Superman - o Filme".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 405 mil dos quase 14 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.