Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 10 de junho de 2021
Quarta-feira histórica para o futebol do Nordeste

CRB, Juazeirense, ABC e Bahia obtiveram, num mesmo dia, êxitos memoráveis que devolveram à Copa do Brasil a aura de "competição mais democrática do país", carregada por anos a fio e desmoronada com o elitismo protecionista dos últimos anos. Claro, ajudou muito para isso os times participantes da Libertadores e os campeões da Série B, do Nordeste e da Verde entrarem uma fase antes das oitavas-de-final, o que aumentou exponencialmente a chance de algo assim acontecer. Como torcedor sempre neste torneio dos menores, dos menos cotados e dos mais desdenhados ante os maiores e mais cantados em prosa e verso, é claro, é óbvio e é evidente que acho isso o máximo.



A classificação mais retumbante foi a do CRB contra o atual campeão Palmeiras, que finalizou uma, duas, cinco, dez, vinte, 35 (trin-ta-e-cin-co!!!) vezes e não fez um só golzinho que fosse, sendo vazado pelo escore mínimo que resultou em 1 x 1 total. Diogo Silva foi "o cara" regateano ao defender tudo que pôde no tempo normal e ainda pegar três cobranças e defender uma na disputa por pênaltis - aliás: a quarta vencida pelos alagoanos na história da CB, uma por ano nos últimos quatro, superados que foram Novo Hamburgo em 2018, Goiás em 2019, Paysandu em 2020 e, agora, Palmeiras em 2021. Aliás: o ASA agora não é mais o único alagoano a derrubar o Verdão, que em seis jogos anteriores tinha perdido apenas uma vez para o CRB, num 1 x 0 em Maceió pelo Brasileirão de 1984 - mas claro que, pelo simbolismo geral, vitória por vitória, a de ontem à noite foi a maior de todas do Galo da Pajuçara.

Fica agora um trocadilho verídico do Twitter @tiobooboodepre: "SEP" parece que virou sigla de "Sempre Eliminado nos Pênaltis". Defensa y Justicia na Recopa Sul-Americana, Flamengo na Supercopa do Brasil, Al Ahly no Mundial de Clubes e agora mais essa. E piora: das últimas 10 disputas, obtidas foram somente duas no Paulista, uma na semifinal de 2018 e outra na final de 2020. Foram 13 cobranças perdidas nas 26 feitas nestas quatro disputas. O Verdão estava invicto na CB havia oito jogos (seis vencidos) desde que tomou 1 x 0 + 5 x 4 do Internacional nas quartas de 2019. Até agora, só um atual campeão tinha caído antes das oitavas: o Cruzeiro para o Santa Cruz na 1ª fase de 1997. (ressalvas: em 1991 e 1994, o campeão anterior não jogou por não ser campeão ou vice estadual; e de 2001 até 2012 não tivemos os brasileiros da Libertadores, retornados em 2013 já nas oitavas, assim durando até 2020)



Se um Palestra foi mal, o outro também se deu mal. O Cruzeiro tinha vantagem pelo marcador mínimo, mas a cinco minutos do fim do tempo regulamentar a Juazeirense abriu o placar e segurou o 1 x 1 total, dando sorte a meio minuto do último apito com uma retirada em cima da linha e com disparo no travessão no rebote. Nos pênaltis, Rodrigo Calaça defendeu duas cobranças e classificou o Cancão de Fogo, osso duro de roer como mandante por ter apenas e tão somente cinco derrotas nas últimas 51 partidas em casa desde o fim de 2017, das quais 27 vencidas. Cair diante dos baianos fez muito mal pra Raposa, que mandou embora Felipe Conceição. Assim, vem aí o 9º - eu disse no-no - técnico apenas nos últimos dois anos (só um deles chegou a 20 jogos: Luiz Felipe Scolari, 21 em 2020).



Outro baiano que se deu bem foi o mais tradicional dos quatro nordestinos classificados nesta quarta-feira, o Bahia. O gol do sucesso de 1 x 0 contra o Vila Nova é que não foi nada tradicional por inusitado e engraçadíssimo (não para os vilanovenses, evidentemente): Georgemy foi repor a bola e acabou acertando Gilberto, que mandou pras redes. Troço incrível como o gol parece que "persegue" alguns atacantes, eh, eh, eh... Mal comparando, pareceu o tento do Bruno Mezenga pro Goiás diante do Confiança. E antes de excluir o Cruzeiro, a Juazeirense estreou na competição batendo o Sport, então treinado por Jair Ventura, que ontem conseguiu a 2ª eliminação na mesma edição. A Chapecoense tomou fumo do ABC por 3 x 0 para 4 x 3 totais, reviravolta do finalista do Campeonato Potiguar.

Outro catarinense a se dar mal foi o Avaí, que já com 32 segundos ficou atrás do Athletico Paranaense, que manteve o 1 x 0 que gerou 2 x 1 totais e presença nas oitavas. Inegável a boa fase de resultados rubro-negro. Numa dessas ironias da vida, a salvação do estado na noite passada veio justamente com a maior decepção do campeonato deste ano: o Criciúma, rebaixado pra segundona no ano em que seu título da Copa do Brasil completa 30 anos, empatou com o América Mineiro, que voltou a ir às redes após cinco jogos na seca, mas cujos 2 x 2 resultaram em chutes a onze passos da marca fatal. Neles, Gustavo foi decisivíssimo com três defesas para 3 x 2 e classificação do Tigre.

Um do Rio de Janeiro estava assegurado devido ao embate estadual, restava saber qual. Apesar de ter tido um gol anulado por provável interferência externa, o Vasco ficou num 1 x 1 suficiente para passar por 2 x 1 totais pelo Boavista, que no entanto havia saído na frente. Susto cruzmaltino, susto tricolor também. O Fluminense tinha 2 x 0 de frente da ida e saiu na frente num golaço de falta do Nenê, mas Hurtado entrou na metade complementar e dobrou para o Red Bull Bragantino, que ganhou, mas não levou. O 2 x 1 do jogo só resultou em 3 x 2 totais para os cariocas, que voltaram a eliminar um clube da Série A em Copas do Brasil depois de seis anos (o último tinha sido o Grêmio nas quartas de 2015), assim garantidos na próxima fase em uma quarta-feira desastrosa para os paulistas.

Se Palmeiras e Bragantino fracassaram, o Corinthians foi solidário no negativismo ao ficar no 0 x 0 com o Atlético Goianiense, que confirmou a classificação pelos 2 x 0 fora de casa na ida e, somando o jogo entre eles pelo Brasileirão, obteve duas vitórias e um empate com três gols marcados e nenhum sofrido nas duas últimas semanas. O Dragão vive momento inegavelmente positivo: uma única derrota em 26 partidas na temporada (18 vencidas); 18ª partida sem ser vazado; e o guarda-metas Fernando Miguel ainda não foi derrotado (com ele em campo, 10 vitórias e sete empates). A quarta-feira do futebol bandeirante representou um giro de 180º graus em relação à terça-feira.

Nela, o Santos confirmou a vantagem sobre o Cianorte com 1 x 0 para 3 x 0 totais e um golaço que deveria valer por três, de tão lindão que foi do estreante Marcos Guilherme. 1ª vez que emendou três vitórias depois de cinco meses. Já o São Paulo entrou para a história da Copa (logo dela, da qual ainda não é campeão) com uma virada maluquíssima sobre o 4 de Julho por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 1 para 11 x 4 totais. É a 4ª maior goleada do torneio em todos os tempos, acima de Internacional 9 x 1 Ji-Paraná em 1993 e abaixo só de Santos 10 x 0 Naviraiense em 2010, São Paulo 10 x 0 Botafogo da Paraíba em 2001 (desde então nunca mais os tricolores tinham feito tantos gols de uma só vez) e Atlético Mineiro 11 x 0 Caiçara em 1991. A do Pablo foi a primeira trinca desde a de Cícero ante o PSTC em 2017.

Nesta quinta, mais quatro voltas: Brasiliense x Grêmio (0 x 2 na ida), tricolores do até 2025 renovado Vanderson tendo o retorno de vários dos infectados pela Covid-19, incluindo o técnico Tiago Nunes; Atlético Mineiro x Remo (2 x 0 na ida); Internacional x Vitória (1 x 0 na ida), os colorados sem o infectado Miguel Ángel Ramírez, substituído pelo auxiliar Martín Anselmi, e os leoninos com Ramon Menezes estreando na casamata no lugar de Rodrigo Chagas; e Ceará x Fortaleza (1 x 1 na ida). Tem ainda a ida entre Coritiba e Flamengo, este sem Rogério Ceni, que está com coronavírus e será substituído pelo treinador dos juniores Maurício Souza, e sem os poupados pós-amistosos olímpicos Pedro e Gerson (vendido pro Olympique de Marselha), mas podendo ter Gabriel Barbosa... ou não, pois ele seria reavaliado após um edema na coxa direita em Paraguai x Brasil, mas não reapareceu ontem.

A mudança que fez os participantes da Libertadores entrarem agora na 3ª fase já resulta, no primeiro ano dela, em uma oitava-de-final muito diferente em comparação aos últimos anos mais "elitistas". Assegurados já temos: dois paulistas, Santos e São Paulo; dois cariocas, Fluminense e Vasco; um catarinense, Criciúma; um paranaense, Athletico; um goiano, Atlético; dois baianos, Bahia e Juazeirense; um cearense, Ceará ou Fortaleza; um alagoano, CRB; e um potiguar, ABC. Nos jogos restantes, temos dois gaúchos, um mineiro, um paranaense, um brasiliense, um baiano e um paraense na parada. Dê o que der neles, é fato: a Copa do Brasil voltou a ser do Brasil mesmo.

Melhor falar só do campo pois o extra-campo... blé, nhé, bah!!!

Da Seleção, não emitirei considerações sobre o manifesto divulgado nas redes sociais por motivos de: estamos em horário classificação livre, não posso nela dizer o que me vem à cabeça. (mas imaginem o que é e errados não estarão) Aliás: os áudios do Rogério Caboclo trazidos pela ESPN, ofendendo membros da CBF e até mesmo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, só reforçaram quão desqualificadamente desprezível é este ser abjeto que, reprisando o que falei nas últimas colunas, precisa não apenas ser banido do futebol, mas retirado do convívio com a sociedade, nefasto para ela que é. E não se iluda com isso de marcas que se retiram da Copa América. Se houvesse ação efetiva, romperiam com a Conmebol. Mas aqui embaixo as leis são diferentes, já diria Bruno Gouveia.

No campo, os 2 x 0 sobre o Paraguai representaram o melhor começo de Eliminatórias desde 1969, com seis vitórias nas seis primeiras partidas, e o fim de 36 anos e quatro jogos sem vitória sobre os paraguaios como visitantes. Tite está invicto no torneio, com 16 vitórias e dois empates (30 jogos sob o comando dele e 24 vencidos com um único perdido, infelizmente e justamente aquele para a Bélgica na Copa do Mundo de 2018). Neymar guardou uma no alvo para igualar Zico e Romário com 11 gols em Eliminatórias, maiores artilheiros nossos nesta competição.

Além do Brasil, apenas outro ganhou nesta 8ª rodada: o Peru, que visitou o Equador e marcou 2 x 1. Venezuela e Uruguai ficaram no 0 x 0 e tivemos duplo 2 x 2, tanto do Chile com a Bolívia quanto da Colômbia com a Argentina, que vencia até pouco mais de um minuto do término da peleja, quando deu os doces e entregou a rapadura diante de até 10 mil torcedores no Metropolitano de Barranquilla, já que os colombianos liberaram até 25% de público nos estádios das cidades com 85% ou menos de lotação das UTIs (isso é outra coisa que... bah!!!). Após seis rodadas disputadas, estamos assim: em 1º, Brasil com 18; em 2º, Argentina com 12; em 3º, Equador com 9; em 4º, Uruguai e Colômbia com 8; em 6º, Paraguai com 7; em 7º, Chile com 6; em 8º, Bolívia com 5; e em 9º, Venezuela e Peru com 4.

Agora tudo é Copa América, na qual estarão: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os laterais Alex Sandro, Danilo (ambos Juventus), Emerson (Barcelona) e Renan Lodi (Atlético de Madrid); os zagueiros Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (Paris Saint Germain) e Thiago Silva (Chelsea); os meias Casemiro (Real), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon); e os atacantes Everton (Benfica), Gabriel Barbosa (Fla), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton), Firmino (Liverpool) e Vinícius Júnior (Real).

Outros destaques de anteontem, ontem, hoje e amanhã à tarde

Campeonato Paranaense Semifinal aberta por Londrina 1 x 0 Operário (volta em 6 de julho).

Gauchão Segunda (terceira) Divisão A ida da quarta-de-final Rio Grande 2 x 2 12 Horas foi marcada fora de campo pela detenção de um jogador do time do Campo da Tuca, localizado no bairro Partenon, na Zona Leste daqui de Porto Alegre. Não identificado, ele foi preso pela Polícia Rodoviária Federal enquanto o time rumava à Zona Sul do estado por suspeita de participação em dois sequestros e associação criminosa. Caso de polícia literal!

Amistoso olímpico Depois dos 3 x 0 sobre a Sérvia, o Brasil agora espera apenas pela quinta-feira da semana que vem, quando André Jardine chamará 18 atletas para os Jogos de Tóquio.

Amistoso feminino Amanhã à tarde tem Brasil x Rússia.

Eurocopa Dividida entre várias sedes nesta edição de 2021 (Aleksander Ceferin não manda em mim e "UEFA Euro 2020" é um xingamento malcriado que a censura interna deste site impediu, rs), terá o Grupo A aberto nesta sexta por Itália x Turquia em Roma ("mas na tabela oficial tá Turquia x Itália"; competição que não tem ida e volta clássica eu coloco do jeito que me dá na telha e, se a bola rolará na Itália, é a Itália que citarei primeiro e pronto, eh, eh, eh).

Curtinhas Esportivas

"Brasileiros" do Equador na Copa América Gustavo Alfaro chamou Arboleda (São Paulo) e Alan Franco (Atlético Mineiro), dois dos 28 convocados.

Adiado para sabe lá Deus quando Não é mais apenas Grêmio x Flamengo pela 2ª rodada do Brasileirão, mas também Cuiabá x Atlético Goianiense pela 3ª, já que neste fim-de-semana tem Colômbia x Equador na Arena Pantanal.

Estátua de Túlio Maravilha Será inaugurada pelo Botafogo amanhã, no Setor Leste do Nilton Santos.

Givanildo Oliveira de volta ao Santa Cruz Primeiro, seu jogador; depois, seu técnico; agora, diretor técnico.

Lembram do Ibson? "Aquele" Ibson? O ex-Flamengo, Santos e Corinthians? Jogará o Módulo II de Minas Gerais pelo Ipatinga.

Goleiro recordista do Sousa Ricardo fechou 770 minutos sem ser vazado até tomar um gol de Hítalo na vitória por 2 x 1 sobre o Atlético Cearense, sábado passado, pela Série D. Segundo a FIFA, é um dos 50 goleiros de maior invencibilidade da história, posicionado na excelente 34ª posição.

Saída estranha no futebol feminino Mesmo com o Santos classificado antecipadamente no Brasileirão (sete vitórias e apenas três derrotas em 13 jogos), a técnica Christiane Lessa pediu demissão. Ué???

Vitor Belfort vs. Evander Holyfield? Sim, senhor. A lenda do UFC afirmou em coletiva que enfrentará a lenda do boxe em luta desta modalidade em agosto.

Marquinhos não é mais do Flamengo Nove anos de uma união demolidora no nosso basquete, com nada mais e nada menos que 19 títulos: um Mundial, uma Liga das Américas, uma Liga dos Campeões das Américas, seis Novo Basquete Brasil, duas Copas Super 8 e oito cariocas.

Taí o que você queria, fã de tênis Novak Djokovic x Rafael Nadal numa das semifinais de Roland Garros, algo que se esperava quando anunciado que eles e o depois desistente Roger Federer ficariam no mesmo lado do chaveamento. Um deles triunfará amanhã para decidir no domingo contra Stefanos Tsitsipas ou Alexander Zverev.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Vera Armando retornou à Rede Pampa Mas não foi à TV Pampa sua volta após um ano e dois meses e sim à Rádio Pampa, apresentadora que passou a ser do programa matinal "Atualidades Pampa".

Ex-globais na Bandeirantes do Vale do Paraíba Dois programas estrearão neste sábado na Band Vale e terão ex-profissionais da TV Vanguarda e da Rede Globo: "De Bem com a Saúde - Farma Conde", às 11h30, apresentado por Vinícius Valverde, ex-"Madrugada Vanguarda" e ainda hoje por muitos lembrado como repórter do "Big Brother Brasil"; e "Agora é com Abranches", às 12h45, comandado por Carlos Abranches, ex-"Link Vanguarda".

Emoção indignada de Flávia Oliveira Foi no "Estúdio i" desta quarta, quando a comentarista da GloboNews foi às lágrimas ao falar de mais uma morte de pessoa negra em favela do Rio de Janeiro (mais uma de inúmeras, triste e inaceitavelmente), a da modelo Kathlen Romeu, de apenas 24 anos e que estava grávida. Conforme dados do Instituto Fogo Cruzado, foi a 8ª de 15 grávidas baleadas a morrer em ação policial no Rio de Janeiro nos últimos cinco anos. Flávia observou que tem ocorrido uma violência gratuita que não aumenta a sensação de segurança, nem redução do crime organizado e nem ressocialização de criminosos, mas apenas e tão somente luto em famílias negras tanto de favelas quanto de policiais. Até quando teremos Kathlen, João Pedro, Agatha e outras vítimas mais?

Erick Bang recupera-se de um acidente O apresentador da "Edição da Meia-Noite" da GloboNews retornará na próxima virada de domingo para segunda, mas antes ainda regressará no sábado, às 12h30. Ele contou no Twitter que ficou com sequelas decorrentes de um acidente de trânsito há três semanas, como cicatriz no rosto decorrente de 12 pontos na cabeça, que deixaram seu olho igual ao de Rocky Balboa, além de uma perda de memória.

Não diz que não foi extraído da internet porque foi sim, SBT Soube pelo Paulo Pacheco que a emissora desmentiu ter pego do YouTube o "Boa Noite Cinderela" de 1985 que reprisaram no "Programa Silvio Santos" do último domingo, jurando que extraiu dos seus arquivos, tudo porque acabaram retirando do site de vídeos a postagem original da hoje moça que foi a menininha participante do quadro, Ketlin Cristine Antonio, vídeo depois trazido de volta ao ar. Primeiro: tem gente que não se importa de ser Pinóquio, né? Só não foi a pior mentira da semana porque não superou a mentira criminosa do ministro Marcelo Queiroga na CPI da Covid sobre infecções no Brasileirão. E segundo: o que é que custa as emissoras deixarem vídeos de telespectadores no ar, mas aplicarem monetização e ficarem com a grana dos acessos??? Tudo que falei nesta coluna em 20 de setembro do ano passado segue valendo muito.

Cinema nas madrugadas de domingo para segunda E é com nome antigo retomado: "Cinema de Graça", que o SBT passará a partir do próximo fim-de-semana, à 0h45, começando pessimamente por exibirem "Férias Frustradas em Las Vegas", a mais horrorosa obra da franquia em linhas gerais bacana demais dos Griswold. A sessão passará logo depois de "Investigação Criminal", que imagino que não seja a série "CSI", até porque muito surpreso ficaria com ela fora da Record depois de 16 anos. Bom, depois do "Cinema de Graça" irá ao ar "Crimes Graves", agora certamente reprisada pois os últimos episódios que ainda eram inéditos foram ao ar em setembro do ano passado, na horrível faixa das 5h de sexta para sábado (e 2h30 de domingo para segunda é proporcionalmente igualmente terrível). Então, entregarão a faixa para o "Primeiro Impacto" os xodós "Lassie" e "As Aventuras de Rin-Tin-Tin".

Lígia Mendes também caiu fora do "TV Fama" A RedeTV! confirmou uma notícia inicial do Léo Dias no Metrópoles, a despedida dela acontecerá nos próximos dias. O programa passou a ter nova fase há apenas e tão somente dois meses e, dos três apresentadores, restará unicamente Alinne Prado pois Júlio Rocha tá tinha saído.

Bebel tá voltando cheia de "catiguria" Nunca reprisada até agora, "Paraíso Tropical" será exibida pelo Viva a partir de 5 de julho no lugar de "A Viagem" nas faixas das 15h e das 23h45. Novela das oito na Globo entre 2007 e 2008, foi escrita por Gilberto Braga e teve o casal composto por Camila Pitanga e Wagner Moura sobrepujando a trama central das gêmeas feitas pela Alessandra Negrini. Outra "reprise inédita" (o Sr. Redundância Redundante espera que vocês tenham entendido isso) será a de "Sonho Meu", novela das seis que Marcílio Moraes escreveu em 1993 e que passará às 12h40 a partir de 12 de julho, substituindo "Era uma Vez". O grande destaque foi a então menininha de seis anos Carolina Pavanelli, que hoje não atua mais e é professora de língua portuguesa e redação.

Luto no "MasterChef": morreu Helena Manosso Vitimada anteontem aos apenas 51 anos por uma infecção generalizada no sistema digestivo, ela foi vice-campeã da 1ª edição, vencida por Elisa Fernandes em 2014.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Com atraso, registro as desta quarta, 9 de junho:

*130 anos do nascimento de Cole Porter, falecido em 1964 e compositor de clássicos musicais como "Night and Day", "Begin the Beguine" e "I Love Paris".

*80 anos do nascimento de Jon Lord, pianista e organista falecido em 2012 e que integrou bandas como Deep Purple e Whitesnake.

*70 anos de James Newton Howard, compositor indicado ao Oscar pelas trilhas de "O Príncipe das Marés", "O Fugitivo", "O Casamento do Meu Melhor Amigo", "A Vila", "Conduta de Risco", "Um Ato de Liberdade" e "Relatos do Mundo", além de canções de "Junior" e "Um Dia Especial".

*60 anos ao dobrado: de Michael J. Fox, ator que fez Marty McFly na trilogia de filmes "De Volta Para o Futuro" e que ganhou cinco Emmys, sendo um como convidado por "Esquadrão Resgate", um pelo Mike Flanherty de "Limpando a Barra" e três pelo Alex P. Keaton de "Caras e Caretas"; e de Aaron Sorkin, roteirista criador da série "Nos Bastidores do Poder" e por ela vencedor de seis Emmy, além de ganhador do Oscar de roteiro adaptado por "A Rede Social".

*55 anos de Cláudio Nucci, cantor e compositor que fez parte da formação original do grupo Boca Livre.

*50 anos do Nacional campeão da Libertadores com 2 x 0 sobre o Estudiantes.

*40 anos de Natalie Portman, atriz vencedora do Oscar por "Cisne Negro" e que fez filmes como "V de Vingança", "Jackie" e "Perto Demais".

*30 anos ao dobrado: do São Paulo campeão brasileiro num 0 x 0 com o Bragantino após vitória na ida; e de Jim Courier campeão de Roland Garros com 3 x 2 sobre Andre Agassi.

*25 anos ao dobrado: do último dos 102 gols do Palmeiras campeão paulista, marcado por Galeano no 1 x 0 sobre o XV de Jaú, que depois nunca mais disputou a divisão principal estadual; e de Yevgeny Kafelnikov campeão de Roland Garros com 3 x 0 sobre Michael Stich.

*20 anos ao dobrado: do Brasil 4º colocado na Copa das Confederações ao sofrer 1 x 0 da Austrália; e de Jennifer Capriati campeã de Roland Garros com 2 x 1 sobre Kim Clijsters.

*15 anos da abertura da Copa do Mundo na Alemanha com Alemanha 4 x 2 Costa Rica.

As desta quinta, 10 de junho, são estas:

*80 anos do nascimento de Viana Júnior, humorista falecido em 2010 e que fez o Apolônio no quadro da Velha Surda em "A Praça é Nossa", no SBT.

*70 anos ao dobrado: de Laerte, cartunista de revistas como O Pasquim e de jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, identificada como transgênero a partir de 2010; e de Djenane Machado, atriz de várias novelas da Globo entre 1968 e 1981, intérprete da Bebel na 1ª temporada da versão original de "A Grande Família".

*65 anos de Estevam Soares, ex-futebolista campeão por São Paulo (Brasileiro de 1977 e dois paulistas), Bahia (um baiano), Sport (Brasileiro de 1987) e Sampaio Corrêa (um maranhense).

*60 anos do cantor Maxi Priest.

*55 anos do primeiro show ao vivo de Janis Joplin, realizado no Salão Avalon de São Francisco.

Bela do Dia: Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie, escritora e feminista nigeriana. Na próxima segunda, ela concederá uma entrevista ao "Roda Viva", da Cultura, às 10 da noite.

*50 anos ao dobrado: de Mylla Christie, atriz de novelas como "Meu Bem, Meu Mal" na Globo, "Amor e Intrigas" na Record e "As Aventuras de Poliana" no SBT, atualmente sendo revista em "A Viagem" no Viva, além de ex-apresentadora do "Clube da Criança" na Manchete; e de JoJo Hailey, cantor da dupla K-Ci & JoJo.

*40 anos de Ewerthon, ex-futebolista campeão por Corinthians (Mundial de 2000, Brasileiros de 1998 e 1999 e dois paulistas), Borussia Dortmund (Alemão de 2002) e Brasil (Sul-Americano Sub-20 de 2001).

*35 anos de Letícia Pellin, repórter de trânsito da BTN, escutada especialmente na Rádio Guaíba.

*30 anos do fim de "Twin Peaks", série criada por David Lynch e Mark Frost, estrelada por Kyle MacLachlan em 48 episódios e três temporadas.

*20 anos ao triplicado: da França campeã das Confederações com 1 x 0 sobre o Japão; de Gustavo Kuerten campeão de Roland Garros pela 3ª vez com 3 x 1 sobre Alex Corretja; e da primeira dobradinha dos irmãos Schumacher na Fórmula 1 com vitória de Ralf e 2º lugar do Michael no GP do Canadá.

*15 anos de Justine Henin campeã de Roland Garros com 2 x 0 sobre Svetlana Kuznetsova.

*5 anos da abertura da Eurocopa com França 2 x 1 Romênia.

Clipe do Dia: João Gilberto

Se não tivesse nos deixado em 2019, o gênio maior da bossa nova completaria 90 anos nesta quinta-feira. Deixo a seguir minha preferida dele: "Wave (Vou Te Contar)", lindamente interpretada no álbum "Amoroso", em 1977. Aliás: João Gilberto, que nasceu na Bahia, mais precisamente em Juazeiro. A Juazeiro da Juazeirense...



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 480 mil dos mais de 17 milhões e 100 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.