Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 14 de setembro de 2021
Só os três pontos valeram a pena pro Inter

Porque a atuação diante do Sport, mamãe dos céus... Que gororoba indigesta. O time do Diego Aguirre flertou com o perigo após sair na frente com apenas 3 minutos e permitiu à equipe do Gustavo Florentin dar generosas ameaçadas, com direito a Trellez acertar com violência o poste. São seis jogos de invencibilidade colorada com três vencidos nos cinco últimos, o que é muito melhor do que os apenas três sucessos nas 16 partidas gerais anteriores, verdade.

Mas que é mais um caso de resultados muito melhores que as atuações, isto é. Vê os leoninos: segunda melhor defesa, apenas 15 gols sofridos (dois a mais que o Atlético Mineiro), mas pior ataque com apenas oito marcados. Seis jogos sem vitória com três perdidos, sem marcar em nenhum deles. Oito mandos fracassados e faturou apenas de 10 no campeonato, fazendo apenas dois míseros gols: o do 1 x 0 no Grêmio e o dos 2 x 1 da baixa pro Fluminense.

Com um monte de asteriscos com "AS" maiúsculo, vamos à classificação depois de 20 rodadas longe com "LO" maiúsculo de estarem completas: em 1º, Atlético Mineiro* com 42; em 2º, Palmeiras* com 35; em 3º, Flamengo*** com 34; em 4º, Fortaleza com 33; em 5º, Red Bull Bragantino* com 32; em 6º, Corinthians com 29; em 7º, Fluminense com 28; em 8º, Cuiabá com 27; em 9º, Internacional* e Atlético Goianiense* com 26; em 11º, Athletico Paranaense* e Ceará* com 24; em 13º, Santos e Juventude com 23; em 15º, Bahia e São Paulo* com 22; em 17º, América Mineiro* com 21; em 18º, Grêmio** com 19; em 19º, Sport com 17; e em 20º, Chapecoense com 10.

Para tentar mostrar quem dentro de sua trajetória está efetivamente bem e quem não está, tenhamos outra noção com a classificação por aproveitamento: em 1º, Atlético Mineiro com 73,7%; em 2º, Flamengo com 66,7%; em 3º, Palmeiras com 61,4%; em 4º, Bragantino com 56,1%; em 5º, Fortaleza com 55%; em 6º, Corinthians com 48,3%; em 7º, Fluminense com 46,7%; em 8º, Inter e Atlético Goianiense com 45,6%; em 10º, Cuiabá com 45%; em 11º, Athletico e Ceará com 42%; em 13º, São Paulo com 38,6%; em 14º, Santos e Juventude com 38,3%; em 16º, América com 36,8%; em 17º, Bahia com 36,7%; em 18º, Grêmio com 35,2%; em 19º, Sport com 28,3%; e em 20º, Chape com 16,7%.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série C A 16ª rodada do Grupo A acabou com Ferroviário 5 x 1 Paysandu e a classificação, ao contrário do Grupo B, não permite colocar "(classificado)" até agora para ninguém, já que os sete primeiros estão separados por quatro pontos com seis por disputar: em 1º, Manaus com 25; em 2º, Paysandu e Tombense com 24; em 4º, Botafogo da Paraíba e Ferroviário com 23; em 6º, Volta Redonda com 22; em 7º, Altos com 21; em 8º, Floresta com 17; em 9º, Jacuipense com 15; e em 10º, Santa Cruz com 11.

Campeonato Brasileiro Série D A ida da segunda fase acabou com Galvez 0 x 0 Guarany de Sobral.

Curtinhas Esportivas

A próxima sessão tripla das Eliminatórias Sul-Americanas Confirmada pela Conmebol para outubro: no dia 7, Venezuela x Brasil, Paraguai x Argentina, Uruguai x Colômbia, Peru x Chile e Equador x Bolívia; no dia 10, Colômbia x Brasil, Argentina x Uruguai, Chile x Paraguai, Bolívia x Peru e Venezuela x Equador; e no dia 14, Brasil x Uruguai (em Manaus), Argentina x Peru, Colômbia x Equador, Bolívia x Paraguai e Chile x Venezuela.

Rodovia Dr. Fábio André Koff É como passará a se chamar a BR-448, hoje conhecida como Rodovia do Parque e que começa e termina nas imediações da Arena do Grêmio, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul. Proposta do deputado Giovani Cherini, do PL, para homenagear o maior presidente tricolor da história.

Bahia de volta à Fonte Nova Será no próximo sábado, contra o Red Bull Bragantino. O palco principal de Salvador tem servido como hospital de campanha desde fevereiro, daí o Esquadrão tem atuado no Pituaçu.

Mário Fernandes se aposentou da seleção russa Agora, o brasileiro naturalizado jogará só no CSKA Moscou.

Bernardinho começou mal no vôlei da França Seleção masculina eliminada nas oitavas-de-final do Europeu Masculino, 3 x 0 para a República Tcheca. Desastrosa participação dos campeões olímpicos em Tóquio.

Saída na seleção brasileira de basquete O croata Aleksandar Petrovic não comanda mais o time masculino. Há dois meses no italiano Pesaro, ele decidiu permanecer somente no novo clube. Quem irá sucedê-lo?

Patifaria contra Robson Conceição assumida Árbitro que deu 117 x 110 para Óscar Valdez na decisão dos super-penas do Conselho Mundial de Boxe na sexta passada, Stephen Blea admitiu em carta enviada à organização e reproduzida na imprensa americana e mexicana - soube dela pelo Demétrio Vechiolli no "Olhar Olímpico" do UOL - que errou a contagem, sendo influenciado pelas reações da torcida, dizendo que não conseguiu assistir bem partes da luta e que deu a vitória a Valdez por ter que em tais situações o campeão tem o benefício da dúvida, ainda que isto não esteja nas regras. Ah, mas Robson e equipe precisam partir pra cima e exigir algo, nem que seja revanche!

Brasil estreou bem na Copa do Mundo de futsal 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 1 no Vietnã, quatro só do Ferrão. Sete vezes campeões (a última em 2012), os brasileiros enfrentarão a República Dominicana na quinta-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída na reportagem da RBS TV Depois de dois anos e meio, Alfredo Pereira saiu da afiliada gaúcha da Globo, na qual trabalhou primeiro em Uruguaiana e depois aqui em Porto Alegre, onde batia ponto sempre no "Bom Dia Rio Grande" e nacionalmente no "Hora 1", além de entrar nos programas "Madrugada Gaúcha" e "Gaúcha Hoje" na rádio. Dito pelo próprio: deixará a capital da aldeia pampeana. Resta saber seu novo destino.

César Sacheto deixou o R7 Foram quase quatro anos dele como repórter do portal da Record em São Paulo. Antes, trabalhou no SBT e nas rádios Estadão, Bandeirantes, Jovem Pan, CBN e 89 - a Rádio Rock.

Juliana Maciel na CNN Brasil A conterrânea ex-repórter do SBT agora é editora de conteúdo do "Jornal da CNN".

Programação diferenciada na Globo Conforme divulgado pela emissora, assim será para combater a estreia da nova temporada de "A Fazenda" na Record (agora com Adriane Galisteu na apresentação): "Império" às 21h30, "Cantor Mascarado" às 23h (este PB não diria "Masked Singer Brasil" nem se a Ivete Sangalo me convidasse para ficarmos confinados só nós dois e mais ninguém numa fazenda), "Verdades Secretas" à 0h30, "Profissão Repórter" à 1h05 e "Jornal da Globo" à 1h35. Tática nítida para brigar ponto a ponto pelo "Ipobre" de Sampa City.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 14 de setembro, são estas:

*115 anos do nascimento de Flávio Costa, ex-futebolista falecido em 1999 e treinador campeão por Flamengo (cinco Cariocas) - do qual é o mais longevo até hoje, com 777 partidas -, Vasco (Sul-Americano de 1948 e quatro Cariocas) e Brasil (Copa América de 1949), sendo pela seleção vice mundial em 1950.

*100 anos ao dobrado: do nascimento de Zizinho, ex-futebolista falecido em 2002 e campeão por Flamengo (três Cariocas), São Paulo (um Paulista e uma Taça dos Campeões SP/RJ) e Brasil (Copa América de 1949 e Pan-Americanos de 1952 como jogador e 1975 como treinador), sendo pela seleção vice mundial em 1950; e do nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns, religioso falecido em 2016 e que foi arcebispo de São Paulo.

*85 anos de Walter Koenig, ator que fez o Chekov na série e nos seis filmes "Jornada nas Estrelas".

*80 anos do Presidente Vargas, estádio de Fortaleza inaugurado em Ferroviário 1 x 0 Tramways de Pernambuco.

*70 anos de Arrigo Barnabé, cantor, compositor e pianista tanto solo quanto em parcerias com grandes artistas e na sua banda Sabor de Veneno.

*50 anos ao triplicado: do nascimento de André Matos, cantor falecido em 2019 e que foi vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman; de Kimberly Williams, atriz de filmes como "O Pai da Noiva" e que fez a Dana na série "O Jim é Assim"; e da estreia de "Cannon", série estrelada por William Conrad em 124 episódios e cinco temporadas.

*45 anos de Leonardo Inácio, ex-futebolista que é um dos poucos a ter jogado pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, campeão por Flamengo (Mercosul de 1999, Copa dos Campeões Mundiais de 1997 e três Cariocas) e Grêmio (Brasileiro Série B de 2005).

Bela do Dia: Karina Botião

Karina Botião, jornalista (ex-Rede Família) e dubladora, neste ofício tendo como destaque um trabalho que seguidamente vejo: a Angie interpretada por Cindy Sampson na série "Private Eyes", que passa no Star Life.

*40 anos ao dobrado: de "Songs in the Attic", disco ao vivo de Billy Joel que tem como destaque "She's Got a Way".
; e da estreia do "Entertainment Tonight", jornal de bastidores do cinema, da TV e do teatro, além de fofocas dos famosos (teve exibição no Brasil pelo extinto canal USA na década de 1990).

*35 anos de Giovanna Ewbank, atriz de novelas da Globo como "A Favorita" e "Joia Rara".

*25 anos de Sport 6 x 0 Fluminense, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro (maior vitória leonina sobre um dos quatro grandes cariocas na história).

*15 anos ao dobrado: do Boca Juniors campeão da Recopa Sul-Americana num 2 x 2 com o São Paulo; e da morte de Paulo Marques, jornalista nascido em 1948 e que fundou o jornal Folha de Pernambuco, sendo ainda comunicador de rádio e televisão, além de ter extensa carreira política.

*10 anos da estreia de "Up All Night - A Noite é uma Criança", série estrelada por Christina Applegate em 35 episódios e duas temporadas.

*5 anos da morte de Duda Ribeiro, ator nascido em 1962 e que fez diversas novelas na Globo, de "Barriga de Aluguel" até "Salve Jorge".

Arremate

Covid: mais de 587 mil vítimas; mais de 21 milhões de casos; quase 74,3 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.