.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 31/12/2012
8:30 - Atletismo: Corrida de São Silvestre - GLOBO e GAZETA
18:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Indiana Pacers - SKY (canais 28 e 228)
22:00 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Houston Rockets - SKY (pacote League Pass)
22:00 - Artes Marciais, Glory Kickboxing: etapa do Japão - BANDSPORTS (gravado)
22:30 - Futebol Americano, Chick-fil-A Bowl: Clemson x LSU - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Oklahoma City Thunder - SKY (pacote League Pass)

Terça, 1/1/2013
10:45 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Fulham - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wigan x Manchester United - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Norwich - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
15:10 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Stoke City - FOX SPORTS (gravado)
15:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Arsenal - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
18:20 - Futebol, Campeonato Inglês: Swansea x Aston Villa - FOX SPORTS (gravado)
20:00 - Futebol Americano, Rose Bowl: Stanford x Wisconsin - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Washington Wizards - SKY (canais 28 e 228)
23:00 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x New Orleans Hornets - SKY (pacote League Pass)
23:30 - Futebol Americano, Orange Bowl: Florida State x Northern Illinois - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
1:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Los Angeles Lakers - SKY (pacote League Pass)

Quarta, 2/1/2013
14:35 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Reading - FOX SPORTS (gravado)
17:45 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Queens Park Rangers - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
17:45 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Sunderland - FOX SPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Everton - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
18:15 - Futebol, Taça de Portugal: Benfica x Desportivo Aves - ESPORTE INTERATIVO
23:00 - Basquete, NBA: Oklahoma City Thunder x Brooklyn Nets - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol Americano, Sugar Bowl: Florida x Louisville - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Tênis, WTA de Brisbane: duas quartas-de-final - BANDSPORTS

Quinta, 3/1/2013
10:30 - Tênis, Aberto do Qatar: duas quartas-de-final - BANDSPORTS
23:30 - Futebol Americano, Tostitos Fiesta Bowl: Oregon x Kansas State - ESPN
23:30 - Basquete, NCAA: Penn State x Wisconsin - BANDSPORTS
Segunda, 31 de dezembro de 2012, e terça, 1 de janeiro de 2013
2012 sem votações de fim de ano

Mesmo que entremos em 31 de dezembro nesta segunda-feira, quando estas colunas são publicadas, ainda tem quem pergunte se farei as "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site, que normalmente são em quatro partes: "Destaques 24 Horas", "Destaques Sintonia PB", "Bela do Ano" e "Prêmio Papo de Mídia".

Assim, até para desfazer qualquer expectativa que alguém possa ter, quero informar que este ano não farei as votações. Com o fim de ano tão corrido que tive, cheio de atividades neste mês de dezembro, não consegui nem elaborar como poderia fazer a votação de uma maneira confiável e o mais imune possível a aquelas "votações viciadas" que às vezes surgem na Internet. Mesmo que desde o Natal eu tivesse um pouco mais de tempo livre, isso não adiantou por um simples motivo: eu precisaria de quase um mês para fazer tudo, entre tempo para os leitores votarem e fazer a apuração devida. Então, se eu fizesse algo assim agora, terminaria somente no fim de janeiro. E a essa altura, com 2013 já a milhão, ninguém nem sequer lembraria de 2012 para poder opinar.

De qualquer maneira, esta é uma lição que fica para eu aprender e nunca mais desaprender: antecipar muitas coisas que eu julgar importantes. Assim, não me prejudicarei igual aconteceu neste fim de 2012, quando apenas a três dias do Natal consegui publicar a "Mensagem de Fim de Ano" e quando não é possível fazer as "Votações de Fim de Ano". Espero finalmente ter assimilado a lição de que, se preciso de elementos funcionando a partir de dezembro, tenho que começar a aprontá-las no máximo a partir de outubro ou tudo haverá de degringolar. Peço, por gentileza, que vocês guardem isso em suas memórias e me cobrem perto deste prazo-limite pois reconheço ter medo de esquecer disso por tantas coisas do site e particulares a administrar. Não quero furar de novo.

É por isso mesmo, também, que é só passar a virada de ano e, ainda nesta semana, quero começar a elaborar algumas ações importantes para este PB em termos de 2013, como um mês especial do aniversário de 10 anos a ser completados em 2 de junho, com artigos especiais feitos por convidados sobre temas pontuais (digamos que uma noção do que pretendo já povoa minha mente nos últimos dias) e, principalmente, ver se finalmente coloco um novo visual nas páginas do site - só não sei se eu mesmo invento de fazer um novo por aqui mesmo ou se feito por alguma pessoa entendida em HTML. Só sei que de 2013 não pode passar um novo layout. Isso sem contar que preciso pensar em alguma ação referente à Copa do Mundo de 2014.

Basicamente, é isso. Meia-noite com queima de fogos, estouro de champagne, confraternização e tudo mais, mas é 2013 chegar para continuar a tocar a máquina em frente e, principalmente, tomar ações devidas e evitar furos como a ausência das "Votações de Fim de Ano" neste 2012, pelo que peço desculpas a todos.

O fim da Rádio Estadão/ESPN

Trajetória encerrada nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro de 2012, quando oficializado no ar o fim da parceria das duas empresas. Enquanto a nova Rádio Estadão AM/FM será predominantemente jornalística geral, em um primeiro momento a ESPN Radio ficará apenas pelo ESPN.com.br - mas com a esperança de um novo canal em FM e/ou AM. Tomara que alguma boa nova apareça em breve para a turma radiofônica da ESPN Brasil.

A associação dos grupos rendeu de 2007 a 2011 a parceria Eldorado/ESPN na programação esportiva e, entre 2011 e 2012, as 24 horas diárias da programação da Estadão/ESPN. Vale recordar momentos destes mais de 5 anos.

Dos quatro grandes clubes paulistas, selecionei isto: de 2010 (postado por radioggol), Santos 2 x 0 Vitória, pela Copa do Brasil, com Reinaldo Costa; de 2011 (postado por vcustodio), São Paulo 2 x 1 Corinthians, pelo Campeonato Paulista, com Paulo Soares; de 2012 (postado por redecontinua), Coritiba 1 x 1 Palmeiras, pela Copa do Brasil, com Gustavo Villani; e de 2012 (postado por emocaonoradio), Corinthians 1 x 0 Vasco, pela Copa Libertadores, com Everaldo Marques. Lamentavelmente, não achei uma narração da Portuguesa que eu queria: a do 2 x 2 com o Sport, na Série B de 2011, com Carlos Lima.

Mais duas de futebol, ambas de 2012: aqui (postado por redecontinua), o amistoso Argentina 4 x 3 Brasil, com Cledi Oliveira; e aqui (postado por radioesportivo), Chelsea 1/4 x 1/3 Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões da UEFA, com Paulo Soares.

As duas últimas temporadas da Fórmula 1 também foram transmitidas pela Estadão/ESPN, com Everaldo Marques estreando nas narrações da categoria, a qual já tinha acompanhado como repórter da Jovem Pan ao substituir o então comentarista da Bandeirantes, agora seu colega nesta função, Flávio Gomes, ambos fechando trio com Vanessa Ruiz, que voltou a reportar a F-1 no rádio após fazê-lo pela CBN/Globo. O bom humor também deu as caras nas transmissões, como atestam aqui, no Grande Prêmio do Japão deste ano. Everaldo, Flávio, Vanessa e o convidado Victor Martins resolveram falar de "Avenida Brasil" no meio da corrida.

Fecho com dois vídeos da parceria: de 2010, publicado pelo plantonista Marcelo Di Lallo, o estúdio da Eldorado/ESPN no Centro de Imprensa da Copa do Mundo, no qual Cledi Oliveira narrava Paraguai x Espanha; e de 2012 (postado por 10e20filmes), bastidores da primeira jornada esportiva da Estadão/ESPN, justamente no São Paulo x Corinthians do centésimo gol do Rogério Ceni.

Corrida de São Silvestre
Em versão matutina neste ano de 2012, foi normal na televisão, com Globo (nacional) e Gazeta (São Paulo) firmes e fortes. A grande diferença esteve no rádio. Nos últimos anos, o Sistema Globo de Rádio parou de transmitir a São Silvestre e ficaram apenas Jovem Pan e Bandeirantes. Este ano, só quem transmitiu por inteiro a prova masculina foi a Pan, pois a RB preferiu fazer apenas flashes durante o "Jornal Gente" e nem mesmo a Bradesco Esportes FM transmitiu a corrida, também fazendo intervenções no jornal "O Mundo dos Esportes". Na Jovem Pan, além de mais um show à parte de um empolgadíssimo Wanderley Nogueira na narração, destaque para a presença na reportagem de Luís Carlos Quartarollo, que há cerca de 20 anos não cobria este evento.

Tiago Leifert
Da Patrícia Kogut em O Globo: apesar de rumores referentes aos seus compromissos com a edição paulista do "Globo Esporte", o apresentador seguirá no "The Voice Brasil" para a segunda edição, em maio de 2013.

"Esporte Espetacular"
Consideração do Flávio Ricco no "Canal 1": seja com a titular Glenda Kozlowski ou com a reserva imediata Cristiane Dias, o programa da Globo é sempre bem representado na apresentação pois as duas o mantém num ritmo interessante. Cristiane, que deve estar de férias, pois neste fim de ano não fez nenhum dos plantões, o da Glenda sendo o de Ano Novo, com Alex Escobar, enquanto Tande esteve no de Natal com Fernanda Gentil.

"Esporte Fantástico"
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Maurício Torres voltará a apresentar o programa da Record no próximo sábado, quando Mylena Ciribelli é quem sairá para um período de repouso nesta transição de ano.

"Jogo Aberto"
O programa da Band não será exibido nesta terça-feira. Em seu lugar, o primeiro dia do ano terá duas atrações: no lugar do noticiário nacional (11h10 às 12h30), a "Sessão Livre", com "Franklin e o Tesouro do Lago da Tartaruga"; e no lugar do debate paulistano (12h30 às 13h), a boa e velha "Família Dinossauros".

Paulo Andrade
Definitivamente, é o "chama gol" dos Canais ESPN. Sábado, isto foi reforçado de maneira extraordinária. Ele mesmo contou que seu recorde de gols narrados em um mesmo dia foi em agosto de 2011, com 16 entre Manchester United 8 x 2 Arsenal e Tottenham 1 x 5 Manchester City. Mas no último sábado isto foi superado com louvores. Começou aqui, com sete gols em Norwich 3 x 4 Manchester City. Depois, a loucura aqui: dez tentos em Arsenal 7 x 3 Newcastle. Às vésperas de completar 10 anos de atuação nacional na televisão brasileira, estreado naquele Campeonato Paulista de 2003 pelo SBT, Paulo está na dita fase imelhorável.

Luiz Noriega
Informado pelo Maurício Noriega: a missa de sétimo dia do narrador, falecido aos 82 anos, será realizada nesta quarta-feira, às 19h30, na Igreja Imaculada Conceição (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2071), em São Paulo.

Um breve desabafo I
Me sinto chateado. Como leram nas colunas conjuntas de sábado e domingo, tanto "24 Horas" quanto "Papo de Mídia" abriram com espichados especiais referentes aos 50 anos que a RBS TV daqui de Porto Alegre fechou no último sábado. Porém, das duas uma: ou ninguém leu o site achando que atualizado não seria por estarmos no fim de ano ou não tenho leitores entre os jornalistas da RBS TV, já que ninguém repercutiu o que publiquei ou mesmo reclamou que tenha ficado mal feito o que fiz (risos). Tá bom que a festa dos 50 anos foi feita no dia 14, mas aquela não era a efetiva data e sim o dia 29. Paciência. Nem sempre dá para ganhar todas. Só lamento pois fiquei mais de dois dias buscando quase uma centena de vídeos para estes especiais espichados e tanto poucos leitores em geral falaram deles - o que também me chateou, pois muita gente talvez pense que não atualizo o site nos fins de ano e deixa de acessá-lo - quanto, neste caso específico do aniversário da afiliada da Globo, não vi ninguém da emissora se referir à data em seu efetivo dia, nem mesmo nas redes sociais.

Um breve desabafo II
Mas justiça seja feita: quando publiquei especiais de outras emissoras, como Record, Bandeirantes e SBT, também não lembro de grandes repercussões do pessoal delas. Talvez o problema seja eu mesmo (risos). Vai ver eu fico esperando que o meio jornalístico leia as duas colunas diárias que faço só porque tenho amizade com muita gente tanto dos esportes quanto de outras editorias, mas não me toco que eu deveria saber que a maioria do pessoal não me lê pois não comenta o que escrevo, seja em público ou diretamente comigo, seja pra concordar ou discordar de algo, corrigir um erro meu, acrescentar algo ou mesmo tirar onda de mim (eh, eh). Pelo menos tenho um tantão de leitores que ajudam a me manter motivado a não desistir e continuar em frente, mesmo que muitas vezes certas coisas que eu faça valham só para mim e para eles, e não para quem nelas é lembrado ou citado.

Momento Raridade Rara I
Segunda-feira dos 45 anos do ex-jogador Valdeir "The Flash", apelido a ele dado pelo Januário de Oliveira. Este atleta marcou especialmente no Botafogo, pelo qual foi campeão carioca de 1990 e vice brasileiro de 1992. Peguei três momentos de Valdeir, todos pela TV Globo: de 1991 (postado por botafogomultimidia), Botafogo 7 x 0 Olaria, pela Taça Rio, com um gol dele em relato de Léo Batista; de 1992 (postado por espindola1974), Botafogo 2 x 2 Flamengo, a finalíssima do Brasileirão com dois pênaltis chutados por ele, um na trave e outro na rede, tudo com narração de Oliveira Andrade; e de 1993 (postado por bautricolor), Botafogo 0 x 4 São Paulo, com Valdeir marcando um gol no Glorioso, novamente com relato de Léo Batista.

Momento Raridade Rara II
A corrida já aconteceu, mas ainda é tempo de ver as cinco edições mais antigas da São Silvestre que achei no YouTube em transmissões da Rede Globo (duas postadas por egon86 e três nilsondm): de 1988, com Galvão Bueno e o treinador Luís Alberto de Oliveira, a vitória do equatoriano Rolando Vera na última prova noturna; de 1989, com Galvão, Cléber Machado e Reginaldo Leme, outra vitória de Vera na primeira edição de fim de tarde; de 1990, com Luiz Alfredo, Cléber e Roberto Thomé, o triunfo do mexicano Arturo Barrios com direito ao curioso slogan "Renova, Brasil! Na Globo 90, 94 Já!"; de 1992, com Luiz, o sucesso do queniano Simon Chemoyo numa grande disputa com Arturo Barrios; e de 1994, com Cléber, o primeiro lugar do brasileiro Ronaldo da Costa.

Convivas

"Abro o site da ESPN Brasil nesse domingo e, com três manchetes, o grande destaque é a luta do Júnior Cigano no UFC 155. Será que um dia veremos essa estupidez travestida de esporte que é o MMA sendo mostrada nos Canais ESPN ou simplesmente dão no site o que uma parte do público quer ver, sem risco de transmitir isso na TV? *** São Silvestre de manhã? Não, obrigado. Talvez seja o grande caso de influência da TV no horário de evento esportivo que já vi. É o típico caso de algo que perdeu a graça com as mudanças de trajeto e horário de realização." (Alexandre Rodrigues Alves)
Mas desta vez a troca de horário não teve a ver com a Globo, Alexandre, até porque nem é ela a organizadora da São Silvestre e sim a Fundação Cásper Líbero. A troca, até onde sei, teve a ver com o fato do início e do fim da corrida serem na Avenida Paulista, que logo a seguir ficará toda reservada para a festa do réveillon, sendo este - o réveillon na Paulista - o grande motivador do horário matutino.

"Sugiro essa campanha: Paulo Andrade, narre todos os jogos do Brasil em 2014!" (Fernando Cesar)
Se for assim, então cada jogo da Seleção acabará 5 x 3, 8 x 4 e afins semelhantes.

"Em meio às várias brincadeiras no 'Fox Sports Rádio' de quinta-feira passada, fiquei imaginando Milton Neves com aquela cabeça dançando hula-hula ao responder ao João Guilherme que viajaria até o Havaí. *** Não sei qual operadora o leitor do Flávio Ricco assina, mas sei que você assina a Sky. É só configurar o receptor para 16:9 para ver o logo dos Canais ESPN em qualquer televisor. Pegue o controle, aperte a tecla confirma e vá no desenho da parabólica que aparecerá na tela. Escolha a opção Set-Up Avançado e aperte confirma de novo. Coloque sua senha, escolha a opção TV Set-Up, escolha a opção 16:9 Cinema e aperte confirma. Assim, todos os canais em widescreen vão caber dentro de qualquer tela de TV. Espero ter ajudado." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
E ajudou mesmo, funcionou direitinho! Agora consigo ver a imagem completa de ESPN Brasil e ESPN no meu televisor comum de 20 polegadas - claro que um 16:9 total comprimido em um 4:3, mas vejo tudo e tá valendo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.