.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Domingo, 29/6/2014
8:30 - Velocidade, DTM: etapa de Norisring - BANDSPORTS
9:30 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais masculinas da etapa da Noruega - SPORTV2
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Holanda x México - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Golfe, Quicken Loans National: última rodada - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Costa Rica x Grécia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, CFL: Saskatchewan Roughriders x Hamilton Tiger-Cats - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Velocidade, Fórmula Indy: segundo GP de Houston - BANDSPORTS (gravado)
21:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Boston Red Sox - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:15 - Velocidade, Rolex Sports Car Series: 6 Horas de Watkins Glen - FOX SPORTS 2 (gravado)

Segunda, 30/6/2014
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: França x Nigéria - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Alemanha x Argélia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Rays - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Terça, 1/7/2014
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Argentina x Suíça - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Bélgica x Estados Unidos - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: New York Liberty x Tulsa Shock - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: Connecticut Sun x San Antonio Silver Stars - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, WNBA: Atlanta Dream x Indiana Fever - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, WNBA: Los Angeles Sparks x Chicago Sky - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
Domingo, 29 de junho de 2014
60 anos de Júnior, o "Maestro"

Ídolo eterno do Flamengo, participante de duas Copas do Mundo e um dos ex-jogadores comentaristas mais conhecidos da televisão, com passagens por variados canais, Júnior completa 60 anos neste domingo.

Como jogador, este paraibano também conhecido por "Capacete" e "Maestro" participou do maior Mengão de todos os tempos, com Zico, Nunes, Leandro, Raul Plassmann, Adílio e tantos mais. Com duas passagens pelo rubro-negro carioca, Júnior venceu a Intercontinental e a Libertadores em 1981, quatro Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1992), a Copa do Brasil de 1990 e seis Cariocas (1974, 1978, os dois de 1979, 1981 e 1991). Na Seleção Brasileira, não chegou a conquistar títulos. Foi vice-campeão do Mundialito de 1980 e da Copa América de 1983, além de participar do quinto lugar nas Copas do Mundo de 1982, especialmente dessa, e 1986.

O primeiro referencial que tenho do comentarista Júnior é o Campeonato Brasileiro de 1995, nas finais narradas pelo Galvão Bueno na Rede Globo. Depois, ficou por uns 6 ou 7 anos comentando no SporTV, compondo dupla constante com Luiz Carlos Jr. Saiu na virada de 2002 para 2003, quando a TV Globo assumiu o comando do canal e diversos profissionais saíram, "Maestro" entre eles. Comentou em 2003 a Copa Ouro pelo SBT, jogos do Brasil narrados por Paulo Soares. Passou pela Rede Record, formando dupla com Luciano do Valle por algum tempo. Depois, outra passagem não muito longa pela Rede Bandeirantes. Júnior está na Rede Globo desde 2009, substituindo Sérgio Noronha. Desde então, é o parceiro mais constante de Luís Roberto nos jogos do Rio de Janeiro.

Antecipo o "Momento Raridade Rara" neste "abre" e separo algumas partidas, cada uma com um gol de Júnior:

De 1982, Brasil 3 x 1 Argentina na Copa do Mundo, com Luciano do Valle e Márcio Guedes na Rede Globo.

De 1991, Flamengo 4 x 2 Fluminense na final do Campeonato Carioca com título rubro-negro. Narrou Jota Júnior na Rede Bandeirantes.

De 1992, a decisão Flamengo x Botafogo do Campeonato Brasileiro: aqui está o 3 x 0 flamenguista na ida com Sílvio Luiz e Eli Coimbra na Rede Bandeirantes; e aqui está o 2 x 2 da volta com Oliveira Andrade e Arnaldo Cezar Coelho na Rede Globo.

Termino a lembrança do "Capacete" com sua famosa cantoria mundialista de 1982: curta aqui "Povo Feliz (Voa, Canarinho, Voa)". Este ano, ele regravou a canção em vídeo que assistirão aqui.

Afogando em números
Do Mauricio Stycer no UOL: a prévia do "Ipobre" de Brasil x Chile apontou 44 pontos e 79% de participação totais em São Paulo (34 com 61% da Globo e 10 com 18% da Bandeirantes) e, aí pegando apenas a Globo, 37 com 71% no Rio de Janeiro, 35 com 72% em Belo Horizonte, 38 com 70% em Brasília e 44 com 75% no Recife.

Rede Globo I
Uma das imagens desta Copa do Mundo está aqui, mesmo que rapidamente: Alex Escobar e Sandra Annenberg dançando ao término do espichado pré-jogo matutino de Brasil x Chile, feito por eles do estúdio da Globo Minas com visão para o Estádio Mineirão. Cara, tinham que ter levado ao ar bem mais que só isso! (eh, eh, eh)

Rede Globo II
Diz Flávio Ricco no "Canal 1" que o Mundial de Seleções serviu para "resgatar" Luís Ernesto Lacombe na grade da emissora. Mas ele continua firme e forte, do que acompanho, apresentando o esporte do "Bom Dia Brasil" (e, de vez em quando, do "Globo Esporte" nacional) e até narrando alguns eventos, como a Olimpíada de Inverno.

Rede Bandeirantes I
Veem aqui uma foto curiosa publicada no Twitter do Neto, que mostra o equipamento de som pelo qual ele, Téo José e Edmundo tanto falam no ar quanto se comunicam com a coordenação de transmissão. Imagem registrada no Mineirão, antes de transmitirem Brasil x Chile na tarde deste sábado.

Rede Bandeirantes II
Com Nivaldo Prieto em Fortaleza para Holanda x México, é Celso Miranda que comanda a Fórmula Indy em Houston, com primeira corrida realizada ontem e segunda feita hoje (compacto no "Terceiro Tempo").

Rede Bandeirantes III
Explicado pelo Milton Neves no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes: Bobô não participa mais do "Band na Copa" pois a lei eleitoral não permite. O ex-jogador concorrerá a deputado estadual na Bahia.

Rede Bandeirantes IV
Regrediu o estado de saúde de Osmar de Oliveira em relação ao que se tinha na semana passada. No mesmo "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes, seu irmão e também médico César de Oliveira disse que corria até a última quarta a expectativa de previsão de alta do Hospital AC Camargo, em São Paulo, mas que entrou um complicador: dificuldade para cicatrização da bexiga. Nesta terça ou quarta-feira, acontecerá um procedimento médico para colocação de dois cateteres no comentarista e narrador para deixar a bexiga sem receber urina e facilitar a cicatrização, colaborando para esta dificuldade seu passado de fumante. Osmar continua na UTI por ser melhor para atendê-lo, mas está consciente e assistiu Brasil x Chile tecendo considerações e tudo mais, disse seu irmão. A voz do César pareceu abatida em relação a outras entrevistas nos domingos anteriores, o que foi notado também pelo Milton, mas o doutor disse que, embora aborrecido, mantém a fé que tudo melhorará, e aproveitou para esclarecer que a cirurgia de próstata, que ocasionou a internação no mês passado, foi muito bem sucedida.

Televisão de Fortaleza
Inusitado relato do comentarista Fernando Graziani: um personagem de uma reportagem da Jangadeiro (Band) pediu para a equipe tirar suas imagens do VT. Motivo: está em Fortaleza com... a amante. Ah, ah, ah, ah!!!

SporTV
Ao término do "Bom Dia Copa", às 9h, Vanessa Riche se dirigiu ao aeroporto Santos Dumont para rumar a Belo Horizonte para assistir Brasil x Chile. Mas nem ela e nem Flávio Canto, do "Madruga SporTV", chegaram sequer próximos do Mineirão pois vários problemas neste aeroporto do Rio de Janeiro por causa da neblina que o fechou durante a manhã de sábado ocasionaram atrasos e cancelamentos variados. Além de Vanessa (cujos ingressos relatou que ficaram com uma tia que tem em Minas Gerais) e Flávio, outra que não conseguiu viajar mesmo tendo ingresso foi a atriz Christine Fernandes, do "Bolsa Redonda" do Esporte Espetacular" da Rede Globo.

Fox Sports
De João Guilherme no Twitter: "Hoje, vivi o maior momento da minha carreira". Brasil x Chile inesquecível.

Rádio de Porto Alegre I
Depois da classificação emocionante do Brasil, João Garcia veio com tudo nas redes sociais na manhã deste domingo. O comentarista da Bandeirantes, que é um dos grandes amigos de Luiz Felipe Scolari, evidentemente dá apoio total à Seleção Brasileira e, por isso, se mostrou muito contrariado com as críticas daquela que definiu como "LMV: Legião da Má Vontade". Depois, disparou esta sequência de postagens: "Agora! Se formos campeões com esse time de 'm..da' do Brasil e esse técnico 'burro', saiam do país. Vou buscá-los no Twitter, um a um. Tô de olho em vocês, meus colegas. Saiam do país, mudem de nome e profissão, falem de culinária e artesanato, menos de futebol. Narradores de futebol, comentaristas, ex-jogadores... Mudem, mudem, porque vou ser antiético. Mais ainda: mudem! Vou caçá-los como polícia política de ditaduras, meto o pé na porta e entro sem bater. Saiam do Twitter e do Facebook, saiam antes que eu pegue! Tô com a lista pronta, começando em casa, passando pela 'Pálida', pela 'Voz do Além', pelas TVs abertas, pelos nossos ex-atletas e por aí vai. Serei 'os bolcheviques', 'os nazistas' de vocês. Mudem-se. Amanheci babando, babando, perdi o sono de raiva!"

Rádio de Porto Alegre II
Do diretor Cyro Silveira Martins Filho: "A Gaúcha, que acredita tanto em Copa que é a única no RS a pagar pela transmissão, faz a maior cobertura da história de rádio em Copas." Mas tem o outro lado da questão, que é o da Guaíba (leia-se Grupo Record) afirmando que não lhe foi possibilitado adquirir os direitos do evento. E agora?

Rádio do interior do RJ
Recebo do Saulo Maciel: a Difusora AM 850, de Campos dos Goytacazes, e a Rádio do Comércio AM 1450, de Barra Mansa, estão transmitindo a Copa do Mundo por elas mesmas em seus estúdios. Não consta que elas tenham pago pelos direitos de transmissão do evento, já que não estão na lista fechada de prefixos detentores do evento divulgada pela FIFA. Se as emissoras quiserem espaço para se manifestar, ao total dispor estou.

Caso Valério Luiz
Do Auvaro Maia: será promovido no próximo sábado um ato na Praça Cívica, em Goiânia, para marcar os 2 anos do até hoje não resolvido assassinato do comentarista da PUC TV e da então Rádio Jornal 820.

Momento Raridade Rara I
De 1998, Holanda 2 x 2 México com narração de Galvão Bueno na Rede Globo.

Momento Raridade Rara II
De 2006, Brasil 1 x 0 Croácia com José Silvério e Leandro Quesada na Rádio Bandeirantes.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.