Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 15 de setembro de 2020
A vida não voltou ao normal, mas este site sim

É como me sinto ao publicar neste 15 de setembro as primeiras edições das seções "24 Horas" e "Papo de Mídia" desde 19 de março, ainda no nascedouro da pandemia do coronavírus, o maior malefício vivido pelo mundo em um século e que, só aqui no Brasil, já vitimou mais de 132 mil dos mais de 4 milhões de infectados. Tudo que ela trouxe me deixou muito mal desde então, desmotivado, cabisbaixo, desesperançoso até, não só da parte de governantes, mas também de muitas pessoas ditas comuns com comportamentos incomuns - ou que sempre foram comuns e nós é que não percebíamos.

São 6 meses saindo de casa apenas e tão somente por necessidade básica de ir num supermercado ou resolver assuntos pessoais importantes meus e da mãe, abdicando até das caminhadas longas que gosto de dar e que tão necessárias me são para eu não ser sedentário por um bem maior de todos nós. 6 meses nos quais procurei distrair minha cabeça fazendo outras coisas, como organizar meus arquivos de vídeos, áudios e fotos e fazer algumas postagens no Twitter sem maior compromisso. Nem mesmo as competições de futebol já retomadas acompanhei com atenção até aqui. Triste fiquei e triste continuo com grandes perdas de personalidades que partiram cedo demais, especialmente por consequência da Covid-19.

Porém, há coisas acontecendo num volume perto da normalidade, mesmo que nada esteja efetivamente normal, por mais que uns e alguns queiram forçar ao máximo um panorama neste sentido. E é para não deixar de relatar e comentar estas coisas que estou retomando hoje este PAPO DE BOLA - O SITE, capengando, longe do ideal, mas talvez melhor isso do que nada - embora, diga a verdade, o "nada" seria bem melhor do que ler esse monte de groselha vencida que digito. A vida não voltou ao normal e nem voltará enquanto "normal" para muitos for que uma doença grave vitime por dia praticamente mil pessoas todos os dias, eu não voltei ao normal (ah: adicione a isso tudo o dito "inferno astral" pré-aniversário de 39 anos amanhã), mas este site está voltando ao normal, seja lá qual for o "normal anormal" dele desde que surgido em 2 de junho de 2003. Sigo lá no Twitter, tô no Facebook, meio a meio no Instagram e agora também no Whatsapp.

Vamos tocar ficha neste PB, torcendo e rezando para que soluções venham, quaisquer que sejam elas, no sentido de que a vida não demore tanto para voltar ao normal.

Começa hoje o PPV da Libertadores



Você não leu errado: Libertadores em pay-per-view. Em 26 anos de transmissões da competição por canais por assinatura (a partir de Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors pelo SporTV em 1994, primeiro da história nesta mídia em nosso país), isso jamais aconteceu. Mas não dizem que para tudo na vida existe uma primeira vez? Só não precisava ser em tempos pandêmicos, onde o racionamento de grana já está no "limite do limite do limite" e ainda quem quiser ver os jogos que passariam no SporTV - cujo contrato dele e da Globo foi rescindido pois a Conmebol não aceitou baixar os valores originais nestes tempos de dólar num flerte danado com os 6 reais - terá que desembolsar R$ 39,90, valor mais alto que o do DAZN quando lançado ano passado, para se ter ideia. Tudo bem que não cobrarão nada nesta primeira semana, "de grátis" para todos em caráter de degustação, mas semana que vem ou você paga ou não vê nada. Não legalmente, claro, pois sempre há os ditos "meios escusos" aos quais muitos recorrerão - e não achem que incentivo que façam isso, só não posso fechar os olhos para a realidade. O que vai ter de gente recorrendo aos IPTVs da vida não está no gibi, como diria o dono da banca de jornais. Repriso: não concordo e nem estou incentivando isso, mas basta rápidas olhadelas nas redes sociais para atestar ser este o pensamento de muita gente, no que vira mais um desafio a ser superado.

Conmebol TV será o nome deste canal que fará o vivente que quer assistir a Libertadores voltar a pagar um "plus a mais" depois de 20 anos, ainda que haja diferenças bem básicas. Sim, falo da PSN, não a PlayStation Network e sim o Panamerican Sports Network, que era mantido pelo HTMF (Hicks, Muse, Tate & Furst) - fundo de investimento que mantinha parcerias com Corinthians e Cruzeiro, tal qual a ISL com Flamengo e Grêmio - e que surgiu em 2000 pegando a exclusividade em TV paga do torneio, que no ano anterior fora rachado entre SporTV e ESPN Brasil. Você só assistia a PSN pagando o "plus a mais", mas não era bem um PPV tipo o então já existente Premiere com Brasileirão e estaduais. Era um canal a la carte, tu tinhas que pagar a taxa extra para poder assistir toda a programação dele, que incluía outros campeonatos de futebol e eventos de diversas modalidades. O PSN acabou no início de 2002, o que deixou a Libertadores daquele ano sem exibidor televisivo até a volta da semifinal, quando só então a Globo e o SporTV conseguiram adquiri-la (aqui no Rio Grande do Sul ela ficou conhecida como "Libertadores do Rádio" pois só ele permitiu o acompanhamento dos jogos do Grêmio tanto dentro quanto fora de casa). Aí em 2003 a Globo voltou a passá-la toda e, na ausência do Fox Sports em nosso país, o Fox Channel (o dos Simpsons) passava alguns jogos com exclusividade em TV paga, mas isso é outra história para outro dia. Voltemos à atualidade.

Além das partidas da Libertadores que antes passariam no SporTV, a Conmebol TV também exibirá a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana, eventos que eram do DAZN, que também rescindiu seu contrato pois perdeu assinantes a rodo com a parada geral dos esportes no princípio da pandemia. As transmissões terão produção, narração e comentários da equipe do BandSports, que entra como parceiro na empreitada - o que não significa, no entanto, que o BandSports em si vá passar jogos, como tem sido dito aqui, ali e acolá por uns e alguns que ou não entenderam nada de nada das notícias vindas desde a primeira de todas da Máquina do Esporte no domingo ou que entenderam tudo muito bem e espalham mentiras intencionalmente só para causar confusão a troco de nada, só pelo gosto de fazer maldade e saborear suas consequências. Justamente eu preferia que o BandSports em si mostrasse os jogos por não achar legal a Conmebol, ao querer recuperar parte do dinheiro perdido com a rescisão contratual por parte da Globo, fazê-lo em cima de nós, torcedores e espectadores. Não tem mais SporTV nessas partidas antes dele? Que dessem para um equivalente de alcance, tipo o BandSports, a TNT (Esporte Interativo), a ESPN... Que, levando a raias tão máximas do exagero que até a Maria Cláudia acha passarem demais da conta, botassem a bola rolando num Discovery Home & Health, numa MTV, num AXN, enfim. Mas nunca criar pay-per-view, até pela quantidade curta de jogos e pelo pouco interesse que muitos deles despertam - pouco interesse a ponto de se pagar quarenta mangos, claro. Mas enfim, de nada adianta ser contra pois isso só mudará se as vendas forem tão poucas que absolutamente irrelevante o "tutu" arrecadado. Continuemos.

A Conmebol TV entrará somente nas operadoras Claro/Net e Sky, ficando de fora de outras como Oi e Vivo neste primeiro momento. Na Claro/Net, seus canais serão 711, 712, 713 e 714, enquanto na Sky serão 211 e 212 em SD e 611 e 612 em HD. A equipe de microfone já está escalada. Santos x Olimpia às 21h30 terá Oliveira Andrade e Fábio Piperno. Destaque para a volta do "Zorro" Claudemir à Libertadores após 19 anos, presente que estava na então Band/Traffic quando das coberturas das edições de 2000 e 2001, além de ter feito outras tantas em suas quase duas décadas de Rede Globo, destacando-se a ida da final Grêmio x Atlético Nacional em 1995, recentemente repetida pelo SporTV durante os VTzões pandêmicos. Já Piperno regressa à competição depois de 9 anos, atuante que foi na equipe do BandSports que documentou os títulos do Internacional em 2010 e do Santos em 2011. Antes disso, Jorge Wilstermann x Athletico Paranaense às 19h15 terá uma dupla que admito não saber se será inédita televisivamente falando (ao menos não me lembro deles fazendo juntos uma transmissão), mas que está todas as semanas "junta à distância" no Podcast Sul, projeto bacana publicado no YouTube e dedicado só ao futebol da referida região: Napoleão de Almeida - que atualmente se divide entre BandSports, TV Bandeirantes (pela qual narrou o Campeonato Russo dias atrás), BandNews FM (na qual fará Santos x Olimpia logo em seguida) e o Brasileirão para o exterior - e Chico Garcia, em rara participação como comentarista da bola rolando por mais usual como repórter de campo ou, em seus tempos de rádios Gaúcha e Bandeirantes de Porto Alegre, analista de arbitragem.

Por fim: eu ser contra a Conmebol criar um PPV não significa que torcerei pelo fracasso do trabalho dos profissionais envolvidos, nunca e jamais. Tem muita gente boa envolvida e por estes torcerei pelo êxito máximo e absoluto. Minha discordância é com a entidade sul-americana pelo caminho seguido por pegar fundo direto no bolso do já prejudicadíssimo povo no pior momento possível. Só para deixar bem especificado e claro, assim espero.

Outros destaques

Libertadores no SBT Téo José e Luiz Augusto Alano para narrar; Mauro Beting, Ricardo Rocha e Mauro Galvão para comentar; e André Galvão para reportar. Estas foram as aquisições da emissora para as transmissões abertas amanhã em Bolívar x Palmeiras para a rede nacional e Universidad Católica x Grêmio para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, sendo que no jogo do Tricolor a reportagem será de Glauco Pasa, que já estava na casa. Falarei mais sobre isso na edição de amanhã.

Lembrete importante sobre a Libertadores As emissoras de rádio não poderão entrar nos estádios. Apenas, tão somente, única e exclusivamente terão profissionais in loco as TVs detentoras dos direitos de transmissão, no caso brasileiro, gente do SBT, do Fox Sports, do Facebook (parceria com o Esporte Interativo) e da Conmebol TV (parceria com o BandSports). Se não surgisse esse PPV da entidade sul-americana para mostrar as partidas que eram do SporTV, elas seriam total, completa e absolutamente secretas aqui no Brasil, até mesmo as do Athletico Paranaense e do Santos.

Afogando em números Do Notícias da TV: domingo em São Paulo, a Globo marcou 19,7 pontos com Fluminense x Corinthians e 9,7 com 25,6% de participação no GP da Toscana.

Liga dos Campeões na ESPN Mas é apenas hoje em um único jogo, PAOK x Benfica. Tudo porque, nas fases pré-grupos, os direitos de transmissão pertencem aos próprios clubes, daí qualquer canal interessado pode falar diretamente com algum deles para mostrá-lo. Claro que a ESPN não perderia a chance de exibir os encarnados do "mister" Jorge Jesus.

Memória olímpica Há 20 anos completados nesta terça, duas TVs abertas (Globo e Bandeirantes) e dois canais pagos (SporTV e ESPN Brasil) mostravam a cerimônia de abertura dos Jogos de Sydney, iniciada às 4 da madrugada no nosso horário.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 15/09/2020
06:00 - Futebol, Campeonato Chinês: Hebei Fortune x Beijing Guoan - ESPN BRASIL
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
07:00 - Ciclismo, Volta da França: 16ª etapa - ESPN 2 (para às 9:00 e volta às 10:00)
13:30 - Atletismo, Desafio Mundial da IAAF: etapa de Zagreb - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: PAOK x Benfica - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Burton x Aston Villa - ESPN
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Jorge Wilstermann x Athletico Paranaense - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Colo-Colo x Peñarol - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Avaí - SPORTV (SE assiste no Premiere)
19:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Boston Celtics (final do Leste, jogo 1) - ESPN
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning (final do Leste, jogo 5) - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Olimpia - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Binacional x LDU - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x Taubaté - SPORTV
21:30 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Los Angeles Clippers - ESPN

Quarta, 16/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 17ª etapa - ESPN 2
16:15 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Everton x Salford - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Ypiranga x São Paulo - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
17:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Atlante x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x América de Cáli - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Estudiantes de Mérida x Alianza - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Ponte Preta x América Mineiro - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Cuiabá - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Philadelphia Phillies - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santana x Santos - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
21:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Celaya - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Bolívar x Palmeiras - SBT (menos RS, SC, MA e regiões de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica x Grêmio - SBT (RS, SC, MA e regiões de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Bahia - GLOBO (SP, BA e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fluminense x Atlético Goianiense - GLOBO (RJ, GO e parte da rede) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Brusque x Ceará - VERDES MARES (CE) e SPORTV2 (SC assiste no Premiere)
23:00 - Beisebol, MLB: Arizona Diamondbacks x Los Angeles Angels - ESPN 2
23:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Correcaminos - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 17/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 18ª etapa - ESPN 2
13:00 - Futebol, Liga Europa: Lokomotiv Plovdiv x Tottenham - ESPN BRASIL
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 1ª rodada - ESPN 2
15:00 - Futebol, Liga Europa: Shamrock x Milan - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Brighton x Portsmouth - ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Brasil: Juventude x CRB - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Nacional - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Vasco - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Delfín - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x River Plate - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Flamengo - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Boca Juniors - FOX SPORTS
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Boston Celtics (final do Leste, jogo 2) - ESPN
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Atlético Junior - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Tigre - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.