Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 28 de dezembro de 2020
Morreu José Luiz Carbone

A noite de domingo começou com essa triste notícia referente ao ex-jogador e ex-treinador de 74 anos, vitimado por um câncer hepático descoberto no começo deste mês e tão agressivo que não houve tempo hábil para detê-lo. Além do futebol em si, ele também fez história no microfone ao ser comentarista da Rádio Brasil de Campinas em quase toda esta década a partir de seu ingresso nela em 2012. Ali ele teve como um de seus colegas Paulo do Valle, hoje atuante na Rádio Bandeirantes e setorista do São Paulo, clube no qual começou a jogar profissionalmente. Em 2014, PDV o entrevistou por 12 minutos pro canal de vídeos "Quatro4Dois". Naquela entrevista, imagens e edição foram de Vinícius Bueno (hoje colega do Paulo na RB, setorista do Palmeiras) e Plácido Berci (repórter do SporTV).

Outras passagens importantes de Carbone no futebol também têm relação com acontecimentos e momentos importantes da crônica esportiva. Como jogador, foi pentacampeão gaúcho de 1969 até 1973 pelo Internacional, período no qual algumas dessas conquistas foram transmitidas somente pela Rádio Guaíba, mas não pela Rádio Gaúcha devido a esta suspender as jornadas esportivas entre 1970 e 1971, ficando apenas com programas. Do período de Botafogo entre 1974 e 1979, há no YouTube dois registros de um golaço dele contra o Goytacaz, num 3 x 0 de 1977, ambos pelo "Gol, o Grande Momento do Futebol" na TV Bandeirantes. Um deles é dos anos 1990, apresentado pelo Alexandre Santos e com a narração original ao fundo - detalhe: da recém-surgida TVE, com José Cunha.

Como técnico, Carbone venceu o Carioca de 1983 que abriria o tri estadual do Fluminense. Na televisão, o 1 x 0 diante do Flamengo teve sotaque das alterosas na Globo pois a narração foi de Fernando Sasso. Já no rádio, aquele foi o último "jogo do título" do Estadual do RJ tanto de Jorge Curi pela Globo quanto de José Carlos Araújo pela Nacional. Quando o Flu bate o Fla no bi de 1984, Curi havia deixado a Globo dois meses antes e o "Garotinho" tinha apenas duas semanas de retorno à mesma estação. E em SP, duas equipes alviverdes treinadas por José Luiz marcariam o fim de um longo ciclo e o começo de outro duradouro e marcante de Sílvio Luiz como narrador.

Em 1986, após eliminar o Corinthians nos 3 x 0 do "jogo da justiça" da semifinal, o Palmeiras perdeu o estadual para a Internacional de Limeira. Aquele foi o último Campeonato Paulista narrado pelo Sílvio na Record, da qual sairia no ano seguinte. Já em 1988, o locutor está na TV Bandeirantes e transmite a volta do Corinthians campeão com 1 x 0 sobre o Guarani, seu retorno ao torneio após ausência em 1987. Os verdes de Campinas eram treinados por Carbone e foi por eles que aconteceu um dos gols mais reprisados da história da Bandeirantes: o famoso de bicicleta do Neto no 1 x 1 da ida da finalíssima, com uma das narrações mais épicas da carreira de Luciano do Valle.

São memórias que vêm à tona de um personagem muito importante e que não poderá ser esquecido, como é José Luiz Carbone, dentro de campo, fora dele e também no microfone. Que descanse em paz.

Outros destaques

Ninguém lembrou do Peixe em Sampa City A simultaneidade das 18h15 deste domingo teve todas as AM e/ou FM paulistanas fazendo Palmeiras x Bragantino. Ninguém transmitiu Santos x Ceará, nem sequer por YouTube ou o próprio site. Na Baixada Santista, deu para escutar o alvinegro praiano pelas locais Guarujá AM e Nova FM.

Desta vez não houve competição direta Normalmente e já há algumas décadas, José Carlos Araújo e Luiz Penido competem diretamente transmitindo a mesma partida na rodada, seja aos domingos ou às quartas-feiras. Mas neste domingo assim não aconteceu, resultando numa "raridade rara". O "Garotinho" da Tupi fez Botafogo x Corinthians às 16h e o "Garotão da Galera" da CBN/Globo irradiou Athletico Paranaense x Vasco às 18h15. Penido narrou os cruzmaltinos de casa através do circuito interno pelo qual a filmagem chegou nele, enquanto a Tupi mandou Evaldo José e Wellington Campos até Curitiba. Na CBN/Globo, quem relatou os botafoguenses foi Edson Mauro.

Mudança no interior do RJ Escutadas na capital fluminense e também em Brasília pela Transamérica, as narrações de Sidnei Marinho trocam de prefixo em Cabo Frio, trocando a Cabo Frio FM pela Ondas FM.

Saimon Bianchini, o correspondente O repórter e analista de arbitragem da Rádio Gaúcha apresentou a segunda metade do "Correspondente Ipiranga" das 12h50 deste domingo na base da "última hora". Com exceção a pouquíssimos trabalhos em estúdio, todos os jornalistas da emissora continuam até agora fazendo programas e noticiários das suas casas. Nathalia Pithan lia o jornal normalmente quando caiu sua internet. Preparado para debater no "Sala de Domingo" às 13h, Saimon foi acionado de bate-pronto, assumiu a bronca e colocou seu nome na história de um dos produtos mais tradicionais, longevos e históricos do rádio informativo porto-alegrense.

Rádio Grenal atenta ao adversário do Grêmio Sábado à noitinha, ela foi a única do AM e/ou FM porto-alegrense a irradiar Fluminense x São Paulo como "vigília" do adversário gremista na Copa do Brasil.

Domingo sem time local pela Série A às 16h Assim aconteceu nestas praças: Belo Horizonte com Botafogo x Corinthians na Itatiaia; Goiânia com Aparecidense x São Luiz na Aliança e este jogo em duplex com Goiânia x Novorizontino na Bandeirantes e na Sagres, além de Botafogo x Corinthians nos SAT de BandNews e CBN; e Recife com Bahia x Internacional na Jornal e Botafogo x Corinthians no SAT da CBN. Não incluí as de Fortaleza desta vez pois claro que todas estavam no pré-jogo do Santos x Ceará que arrancaria às 18h15.

Sem esporte na Rádio Difusora Do Auvaro Maia: dois programas esportivos terceirizados deixando a emissora de Goiânia por não renovados os vínculos. O "Bola em Jogo", veiculado diariamente das 12h às 14h, negocia com duas FM para retornar em 2021. Quem já saiu do ar no sábado foi o "Onde Anda Você? Cadê Você?".

Hoje não tem "Arena SBT" O programa de Benjamin Back não será exibido nesta segunda-feira pois a faixa das 23h30 à 0h30 será ocupada pela retrospectiva jornalística de 2020. Claro que na semana que vem tudo estará normalizado, até por ser o dia de véspera da ida da semifinal River Plate x Palmeiras da Libertadores.

SBT quer um esportivo diário Do Flávio Ricco no "Canal 1": a emissora deseja estrear, junto da Libertadores de 2021, um novo programa de segunda a sexta, curto e rápido nos mesmos moldes do "Globo Esporte". Problema é que isso precisa da autorização de Silvio Santos. E sem ela, não adiantará todo mundo querer isso.

Futebol feminino retorna domingo que vem O "Show do Esporte" da Bandeirantes voltará a exibir as boleiras nos dois próximos domingos, às 16h, com os dois Bahia x Botafogo pela semifinal da A2 do Brasileirão.

Rafael Oliveira retornou neste domingo Recuperado da Covid, ele comentou o sub-20 Bahia x Vasco ontem. Além da TV Bandeirantes, o comentarista também voltou às transmissões pelo DAZN neste fim-de-semana.

Turno dobrado que valeu muito a pena Assim foi tanto com Ivan Bruno na Bandeirantes quanto com Luís Felipe Freitas no canal da NBA no YouTube - que, aliás, eu nem fazia a menos remotíssima ideia que transmitiria partidas da liga (e nem sei quais, quantas e quando farão), algo do que só fui saber ao ver a minutos de Golden State Warriors x Chicago Bulls uma chamada no Twitter do locutor do Esporte Interativo, que fez dupla com Ricardo Bulgarelli, da ESPN. Agitadíssima, a partida foi decidida a 1.7 segundo do fim numa cesta de três que virou de 128 x 126 pros Bulls para 129 x 128 pros Warriors. Os dois "speakers" do basquete das 22h tiveram turno dobrado neste domingo. Ivan fez Botafogo x Corinthians pela Rádio Bandeirantes às 16h e Luís Felipe transmitiu Santos x Ceará pela TNT às 18h15.

Gafe do "Esporte Espetacular" na Globo Os cinco minutos de reportagem do Felipe Brisolla sobre a carreira de Robert Scheidt e sua preparação para os adiados próximos Jogos Olímpicos tiveram uma gafe do gerador de caracteres: apareceu nele o tempo todo que o evento será em Pequim, quando será em Tóquio.

Ah, não, Daniel Pereira! (risos) O narrador do SporTV sempre registra mensagens dos telespectadores nos jogos que transmite e assim não foi diferente em Santos x Ceará. Acontece que, aos 4 minutos do segundo tempo, ele mandou saudações para "Kiko, Zinho, Branco e Lindo" - artimanha de gaiatos desocupados da internet que adoram tumultuar e bagunçar o ambiente virtual. O povo nas redes sociais não aguentou e tirou muita onda do Dan-Dan, rs. Na manhã de hoje, ele mesmo acabou também entrando na brincadeira. É levar na esportiva! eh, eh

Carlos Cereto retornará a SP em 2021 De Beatriz Cesarini e Gabriel Vaquer no UOL Esporte: por motivos pessoais e sem se sentir adaptado ao Rio de Janeiro, ele retornará à capital paulista em janeiro e de lá participará do "SporTV News" e do "Redação SporTV", funções até agora de Fabíola Andrade, que voltará para a reportagem. Consta ter havido incômodo nos basidores pois as equipes das atrações não foram consultadas sobre a mudança e ainda que Fabíola, "rebaixada" para repórter na visão de alguns até mesmo chefes, não teria gostado deste "passo atrás" na carreira. Consultada, a Globo definiu a mudança como "movimento editorial natural".

A experiência do teletrabalho em tempos pandêmicos Foi alvo de uma longa e boa reportagem de Ricardo Magatti no Notícias da TV, que conversou sobre isso com o comentarista Mauro Beting (Esporte Interativo e Rádio Jovem Pan), a apresentadora Daniela Boaventura e os narradores João Guilherme e Paulo Andrade (todos Disney).

BandSports transmitiu a final paulista de juniores Não incluí na grade de transmissões porque apenas e tão somente no próprio intervalo do jogo fui saber disso, não houve divulgação prévia - aliás: a assessoria de imprensa da Rede Bandeirantes não divulgou na semana passada o habitual boletim de atrações de sábado e domingo no canal por assinatura. Nele quem fez Corinthians x Palmeiras foram Doni Vieira e Pedro Martelli. Mesmo sem transmiti-lo, a Rádio Bandeirantes participou da decisão na jornada da webTV da Federação Paulista. João Paulo Cappellanes foi o comentarista em dupla com o locutor Raony Pacheco, e Gustavo Soler dividiu a reportagem com Felipe Barrano.

5 anos do fim do "Custe o que Custar" O semanal da TV Bandeirantes estreou às segundas-feiras em 2008 e incluiu entre seus integrantes dois nomes ligados à televisão esportiva: Felipe Andreoli, um de seus mais longevos repórteres e hoje apresentador da edição paulista do "Globo Esporte"; e Dan Stulbach, apresentador do último ano da atração, o mesmo 2015 no qual assumiu a apresentação do conciliado "Bola da Vez" na ESPN Brasil.

Uma data em 0 ou 5 de hoje Parabéns a Paulo Sérgio, narrador da Rádio Banda B, que completa 40 anos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 28/12/2020
11:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Leicester - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Aston Villa - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Fluminense - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Confiança - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Manchester City - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Paulistano x SESI Franca - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Paraná - SPORTV (SC assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x São Paulo - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Memphis Grizzlies - SPORTV 2
22:15 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x New England Patriots - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Lipscomb x Teenessee e Morgan State x Syracuse - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carver x Troy - WATCH ESPN
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Northwestern State x Texas A&M - WATCH ESPN


Terça, 29/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Villarreal - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Leeds United - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Arsenal - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Sheffield United - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Portimonense - FOX SPORTS
15:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Eibar - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Grêmio - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Wolverhampton - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Mogi das Cruzes x Pinheiros - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Vitória de Guimarães x Porto - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco de Vitória (final, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x CRB - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:30 - Futebol Americano, NCAA: Oklahoma State x Miami (Cheez-It Bowl) - ESPN 2
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Flamengo - ESPN
21:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Toronto Raptors - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Cuiabá - SPORTV (MG assiste no Premiere)
23:00 - Futebol Americano, NCAA: Texas x Colorado (Valero Alamo Bowl) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 12 partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: New Mexico State x Kansas - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Birmingham x Derby County - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x West Ham - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Incarnate World x Texas Tech - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Inglês Série B: Preston North End x Coventry - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Stoke City x Nottingham Forest - WATCH ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Betis - WATCH ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Valladolid - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x SESC/Flamengo - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Brasília - TV NSPORTS


Quarta, 30/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Valencia - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Wake Forest x Wisconsin (Duke's Mayo Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bournemouth - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Fulham - ESPN BRASIL
15:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Getafe - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Ponte Preta - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Bauru - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Real Madrid - FOX SPORTS
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Paulistano - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: São Paulo x Grêmio (semifinal, volta) - GLOBO (menos Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Palmeiras (semifinal, volta) - GLOBO MINAS (Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - ESPN
22:10 - Futebol Americano, NCAA: Florida x Oklahoma (Goodyear Cotton Bowl Classic) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Globo x Altos - LIVEFC
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Huesca - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Ross County - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Swansea x Reading - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: 10 partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: South Florida x Tulsa - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.