Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 30 de dezembro de 2020
Disney renova com Nivaldo Prieto e adquire torneios WTA



Do Flávio Ricco no "Canal 1": foi no começo de ontem à noite a oficialização da permanência do narrador, que chegou ao Fox Sports em março de 2015 e que neste mês voltou a narrar eventos na ESPN Brasil depois de 23 anos e na qual deverá ser priorizado. Já se contava como certo que isso aconteceria, agora o final foi feliz. Além de transmissões de eventos, o ex-"A Última Palavra" também passou a apresentar programas como o "Linha de Passe".

Do Alexandre Cossenza no "Saque e Voleio" do UOL Esporte: já hoje, soubemos que a Disney adquiriu a transmissão dos torneios WTA, já começando nos dias 6 e 7 com o WTA 500 de Dubai. Seu cardápio de tênis já tinha os Grand Slam da Austrália e dos EUA, nove Masters 1000, o Torneio dos Campeões da ATP e torneios classes 250 e 500. Ficam para o SporTV as transmissões de Roland Garros, Wimbledon, Estados Unidos e Rio de Janeiro, enquanto o BandSports continuará com a Copa ATP e torneios classes 250 e 500. Ao DAZN, restarão a Copa Davis e a Copa Billie Jean King (ex-Fed Cup). Finalmente, assim acredito, a WTA terá uma exibição decente na TV depois de anos. Esse período mais recente no Sony, por exemplo, foi um suplício que não, William Holden, não é de uma saudade.

Outros destaques

Série C na Bandeirantes para Norte, Nordeste... e SC O que é certo, é certo. O que é justo, é justo. Se nas últimas semanas a Tarobá de Londrina mostrou os jogos do Tubarão contra Remo em casa e Paysandu fora, por justiça o mesmo deveria acontecer com o Vila Nova x Brusque do próximo sábado - sim, se sabe que o detentor dos direitos DAZN só deixa a emissora aberta passar o torneio nos 16 estados somados de Nordeste e Norte, mas acho pessoalmente isso uma sacanagem com os estados dos times envolvidos que não são destas áreas. Sábado agora, por exemplo. Tem um goiano e um catarinense na parada. Felizmente, ao menos a TVBV anunciou hoje que a jornada com Rainan Peralva e Juliana Guimarães às 17h do próximo sábado também será assistida por toda Santa Catarina. Ponto para a Barriga Verde. Agora, eu gostaria que o mesmo positivismo viesse da TV Goiânia. Virá?

"SBT Esporte" nacional antes do almoço? De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a ideia da emissora é que o programa diário que pretendem estrear em 2021 - algo considerado importante comercialmente pois os três patrocinadores atuais da Libertadores querem uma exposição maior que apenas a do "Arena SBT" nas viradas de segunda para terça - passe um pouco antes do meio do dia, logo após o "Primeiro Impacto", e que dure uns 15 minutos. Como este jornal acaba às 10h30, o esportivo pegaria o comecinho da faixa local destinada às filiais e afiliadas, que vai até 14h15 - mas que nem todas usam nestas rigorosamente quase quatro horas, e aí acho que daria para encaixar muito melhor do que seria, por exemplo, às 12h ou às 13h, quando Globo e Record estão locais à toda. Além disso, por exemplo, sairia na frente do "Jogo Aberto" da Bandeirantes pois este começa somente às 11h.



GloboPlay cortou e depois publicou crítica a Neymar e Jair Bolsonaro A edição paulista do "Globo Esporte" nesta terça teve uma matéria em tom - necessariamente por apenas assim possível - muito crítico à festa que o atacante tem dado de forma irresponsável em Mangaratiba. Foram reproduzidos comentários no "Bem, Amigos!" do SporTV sobre isso e, ao término, o apresentador Felipe Andreoli arrematou que o jogador era "o reflexo do Brasil e de tantos brasileiros, inclusive de quem está no comando do país", referindo-se ao presidente da república, que anteontem jogava bola na Vila Belmiro quando deveria dar uma atenção maior, melhor e mais emergencial no combate ao coronavírus em tempos de agravamento. De Paulo Pacheco no NaTelinha: inicialmente e inexplicavelmente, o portal de vídeos retirou essa matéria da íntegra publicada à tarde. Porém, em seguida ela foi republicada aí sem cortes.

"Pobre" CBF dependente da filmagem da Globo no VAR De Danilo Lavieri no UOL Esporte: a redução de câmeras por parte da Globo nestes tempos pandêmicos afetou a arbitragem de vídeo na Série A pois nem todos os ângulos são mais favoráveis a ele e sim ao telespectador, o que faz com que às vezes haja episódios como o de Palmeiras x Bragantino no último domingo, quando um ponto cego na região de um dos escanteios do Allianz Parque, gerado de acordo com o posicionamento de o zoom da câmera que estiver sendo usada, fez com que não se determinasse com exatidão se havia ou não impedimento de Gabriel Menino no gol decisivo. Eu agora: a CBF poderia resolver isso por ela mesma adicionando câmeras próprias em pontos distintos da filmagem da Globo. É que infelizmente não dá porque a entidade é "pobrinha", ela "vende o almoço para comprar a janta", tá quase "abrindo vaquinha on-line"...

Copa do Brasil na Rede CBN Toda ela estará com América Mineiro x Palmeiras às 21h30 desta quarta, inclusive o Rio de Janeiro, conforme registrado no anúncio da transmissão no Twitter do "Futebol Globo/CBN". É uma esportiva paulistana que optou por fazer ida e volta do mesmo confronto de semifinal. A conferir logo menos (farei na hora essa checagem, até prefiro saber na hora mesmo do que com horas de antecipação e daí nem precisam me avisar sobre isso, fiquem descansados) quem fará o mesmo e quem inverterá a ida de um jogo com a volta de outro.

Copa do Brasil Sub-20 na Super Rádio Tupi Não sei se outras AM e/ou FM cariocas farão o mesmo no próximo domingo, dela só sei pois o "ao vivo" no YouTube já está agendado desde ontem. A Tupi fará a volta de Vasco x Bahia às 19h da primeira domênica de 2021, narrando Odilon Júnior e comentando Beto Júnior.

Data em 0 ou 5 desta quarta-feira Completando 60 anos hoje Ary Pereira Jr., que foi apresentador e repórter esportivo da Rádio Eldorado de São Paulo e coordenador da parceria Eldorado/ESPN (18 anos no Grupo Estado), tendo ainda comentado os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 pela Record News e sido chefe de reportagem esportiva na Folha de S.Paulo e coordenador de produção na Rádio e TV Record.

40 anos do Mundialito que cancelou novelas da Globo Sim, isso aconteceu. Foi a competição realizada no Uruguai de 30 de dezembro de 1980 até 10 de janeiro de 1981, na qual estiveram os então seis países campeões mundiais (isto é: deveriam ser os seis, mas a Inglaterra não foi e a bi-vice Holanda a substituiu). Todas as sete partidas aconteceram na faixa das 18h e isso afetou a grade do Plim-Plim, que exibiu todas elas - o mesmo foi feito por Bandeirantes e Record, as três emissoras transmitindo o torneio. A única num domingo foi Brasil 1 x 1 Argentina em 4 de janeiro, único gol feito por Maradona contra a Seleção Brasileira. Isso fez com que por seis vezes fossem cancelados a novela das 18h ("As Três Marias"), o noticiário local das 18h50 ("Jornal das Sete") e a novela das 19h ("Plumas e Paetês"), além de atrasar o "Jornal Nacional" das 19h50 para as 20h15 e "Coração Alado" das 20h15 para 20h40.

20 anos da quase tragédia em São Januário



23 minutos do primeiro tempo, Vasco x São Caetano pela volta da final da Copa João Havelange. A super-lotação leva à queda do alambrado e a um esmagamento em massa de pessoas e mais pessoas feridas - sabe lá Deus como não houve mortes, mas mais de uma centena de feridos tivemos. Globo e SporTV transmitiram aquela decisão (primeiro Brasileirão exclusivo do Plim-Plim desde 1988). A emissora aberta teve Galvão Bueno, Casagrande, Falcão, José Roberto Wright, Renato Ribeiro e Mauro Naves na Colina, além de Janaína Xavier com a torcida do Azulão no ABC paulista. Além das imagens da transmissão da Globo, o único áudio de rádio disponível no YouTube é de quase duas horas da Bandeirantes, que tinha José Silvério (primeira decisão nacional na emissora), Paulo Calçade, Leandro Quesada e Eduardo Affonso, além do pós "Jogo Aberto" com Ricardo Capriotti e Neto.

Apitado por Oscar Roberto Godoi, o jogo quase recomeçou, mas por volta das 17h30 um telefonema do governador fluminense Anthony Garotinho determinou o cancelamento dele, enfim feito a 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, com título vascaíno por 3 x 1. No grupo "Craques do Microfone" no Facebook, Rogério Assis deixou este depoimento que reproduzo: "Era meu primeiro grande jogo na Jovem Pan e me lembro até hoje de cada palavra em especial uma do querido Israel Gimpel, horas antes do pré-jogo apresentado por Everaldo Marques. Da cabine pequena que dividimos com uma rádio do Rio, víamos atrás as catracas e o povo não parava de entrar . Gimpel então disse: 'venderam ingresso pro jogo no Maracanã, mas ele é em São Januário e não cabe todo mundo aqui.'"

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 30/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Valencia - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Wake Forest x Wisconsin (Duke's Mayo Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bournemouth - ESPN
15:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Getafe - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Ponte Preta - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Bauru - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Real Madrid - FOX SPORTS
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Paulistano - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: São Paulo x Grêmio (semifinal, volta) - GLOBO (menos Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Palmeiras (semifinal, volta) - GLOBO MINAS (Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - ESPN
22:10 - Futebol Americano, NCAA: Florida x Oklahoma (Goodyear Cotton Bowl Classic) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Globo x Altos - LIVEFC
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Huesca - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Ross County - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Swansea x Reading - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: 10 partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: South Florida x Tulsa - WATCH ESPN


Quinta, 31/01/2020
06:00 - Boxe, Galo da OMB: Kazuto Ioka x Kosei Tanaka - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Real Sociedad - ESPN BRASIL
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Alavés - FOX SPORTS
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Tulsa x Mississippi State (Lockheed Martin Armed Forces Bowl) - ESPN
17:00 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers - SPORTV 2
18:00 - Futebol Americano, NCAA: West Virginia x Army (Autozone Liberty Bowl) - ESPN 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Colorado x USC - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 13 partidas ao longo do dia - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: BYU x Pepperdine - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Quinnipiac x Saint Lawrence - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan x Maryland - WATCH ESPN


Sexta, 01/01/2021
14:10 - Futebol Americano, NCAA: Georgia x Cincinnati (Chick-Fil-A Peach Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x West Ham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Aston Villa - ESPN BRASIL
18:20 - Futebol Americano, NCAA: Notre Dame x Alabama (semifinal) - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs - ESPN
22:20 - Futebol Americano, NCAA: Ohio State x Clemson (semifinal) - ESPN 2
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
15:00 - Futebol Americano, NCAA: Auburn x Northwestern - WATCH ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Rúgbi, Premiership: Bristol Rugby x Newcastle Falcons - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei, NCAA Masculina: Clarkson x Colgate - WATCH ESPN
20:00 - Lutas, NCAA: Campbell x North Carolina - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.