Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 13 de janeiro de 2021
Uma noite agitadíssima de Libertadores no SBT



A definição do Palmeiras como primeiro partícipe da decisão confirmada para 5 da tarde em 30 de janeiro marcou uma transmissão agitadíssima e com audiência melhor que a da ida da semifinal e excelente pros atuais padrões. Do Notícias da TV: o consolidado de São Paulo apontou 18,8 pontos de média e 23,7 de pico na vitória do River Plate durante a bola rolando e 17,4 incluindo os 15 minutos de pré-jogo. Com 59 minutos de liderança, o SBT ficou atrás dos 25,7 da Globo com "Jornal Nacional", "A Força do Querer" e "A Cor do Poder", mas ficou acima dos 6,3 da Record com "Amor Sem Igual", "Jesus" e "Cine Record Especial" com "O Livro de Eli". Em uma terça-feira, foi a audiência mais alta em Sampa City desde os 19,9 pontos do "Programa do Ratinho" em 22 de julho de 2003.



Do UOL Esporte: foi a melhor audiência de toda a programação do Sistema Brasileiro de Televisão desde o "Domingo Legal", ainda com o saudoso Gugu Liberato, em 3 de maio de 2009. A prévia do Ibope apontou ainda vice-liderança em metrópoles como Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus. Que jogo caiu no caminho do Luiz Augusto Alano, que substituiu Téo José, em recuperação do coronavírus e que se espera que esteja 100% nos trinques para transmitir a finalíssima no Maracanã contra Santos ou Boca Juniors. E que jogo para testar o coração palmeirense do Mauro Beting, vide fotos brincalhonas publicadas por ele nas redes, nas quais "desmaiou" e precisou ser puxado pelo convidado Jorginho. Joelmir Júnior sendo Joelmir Júnior, eh, eh, eh...



Também de ontem, outros dois destaques: no fim da segunda etapa, André Galvão do nada soltou quatro vezes seguidas um "todos em pé", depois brincando com isso no Twitter e dizendo que há uma explicação, mas que essa morrerá consigo (até tenho um palpite, mas deixa assim, eh, eh, eh); e a filmagem oficial da Conmebol papagaiou bonitaço no gol do River anulado pelo VAR, pois num primeiro momento ficou incompreensível e levou quase 10 minutos para finalmente mostrarem as imagens que comprovaram o impedimento apontado - mas qual é o problema em mostrar isso enquanto a revisão acontece se não mudará nada no que dela será decidido? Ou muda?

Ainda sobre a ex-TVS: anteontem, o "Arena SBT" marcou 2,9 pontos de média e 6 de pico em São Paulo, acima dos 2,4 da Record com "Troca de Esposas", "Distrito 21" e "Jornal da Record 24 Horas". Descontração brincalhona: Benjamin Back e o convidado premium Mauro Cezar Pereira só ficaram na frente porque o "Troca de Esposas" complicou tudo, porque se fosse só contra a divisão de inteligência de "Chicago P.D." a coisa seria outra, eh, eh...

Carina Pereira revelou ser vítima de assédio na Globo Minas



Dispensada na segunda-feira da semana passada, a ex-apresentadora do Plim-Plim finalmente se pronunciou sobre isso em vídeo no Instagram, dizendo não tê-lo feito antes pois estava gripada e queria gravar tudo de uma vez sem tossir demais, não sendo por causa de tristeza a demora para falar sobre isso, que muito repercutiu.

Em manifesto de 13 minutos, Carina se disse grata pelos sete anos na emissora de Belo Horizonte, mas que não estava feliz havia dois. Lembrou do desafio que foi vencer o preconceito na chegada à redação pois era do jornalismo geral na TV Integração de Divinópolis antes de chegar ao esporte e que retrucava quando isso vinha de um colega, mas que com seu chefe - evidentemente não nominado (e que só não cito por não fazer ideia quem é, não sei mesmo) - se calava quando ele fazia piadas e dizia que ela conseguiria entrevistas por ser mulher. A jornalista lembrou de uma viagem em 2018 na qual foram cinco profissionais e que o chefe desdenhou dela, que seria a única a não ir e que todos no hotel onde a equipe ficaria queriam vê-la daí indo em outro chefe e dizendo que estava pronta para a missão.

Carina relatou ter tido um dia em que ficou trancada três horas no banheiro, morrendo de vergonha, achando que não estava no lugar certo e que não deveria estar lá, e relatou que outros colegas sofreram com o tal chefe tanto quanto ela, até que chegou a vez em que resolveram denunciá-lo. No Recursos Humanos não deu em nada e foram na ouvidoria (eu agora: que as empresas pegaram de chamar de "compliance" por um repugnante escanteamento da nossa língua, mas aqui neste PB isso não tem vez, não). Também não deu em nada e pior: ela foi mudada de horário e função. Era a única mulher dentre os denunciantes e se sentiu como sendo a única prejudicada nessa história.

A ex-apresentadora prosseguiu lembrando que apenas ela, do pessoal esportivo, não era escalada para o "Globo Esporte" aos sábados no ano passado mesmo o jornal mantendo ideias dela, da época que o fazia ao assumi-lo em 2017 após a saída de Maíra Lemos. Seu pensamento era: "se sou tão incompetente, por que não me mandam embora?" Além disso, ideias ela tinha e procurava executá-las, mas sempre faltava algo: ou era um cinegrafista e aí a própria jornalista tinha que usar uma câmera de telefone, era um editor de imagens que faltava e precisava um editor de texto ajudá-la... Em 2020, uma nova chefe propôs que ela passasse uma borracha em tudo com o tal chefe e começasse do zero, o que considerou o maior erro de sua vida. Carina aproveitou muito do tempo em casa devido à pandemia para refletir e concluir que passou do limite, tanto que pegou dois períodos de férias pois não queria voltar.

Ela pediu emprego ao pai e acabou ficando na Globo porque precisava de dinheiro pois estava com muitas dívidas devido à compra parcelada de um apartamento e de outras coisas. Em novembro, Carina abordou a chefe e perguntou por qual motivo não podia fazer nada para o programa pro qual fora contratada e ouviu como resposta: "não sei, é de outra época". Aí, foi direta na réplica: "eu não quero oportunidade e sim empatia com tudo que fiz aqui, senão prefiro vender cachaça e linguiça". Num dos momentos mais fortes desse desabafo ele todo muito forte, a jornalista disse que certo dia acordou tão mal e sem vontade de trabalhar que acreditava estar com depressão e - essa doeu muito - preferia que um bandido a abordasse em seu carro pois preferia passar horas na delegacia de polícia. Mas ela foi trabalhar, depois passou por terapia e refletiu sobre estar tranquila após ler um trecho da Bíblia.

Carina Pereira disse não ter ideia do que fará agora, mas que se sente cheia de coragem e empolgada, feito borboleta que saiu do casulo e está grudada na árvore, curtindo o momento e a oportunidade de recomeçar do jeito que quer, afirmando não ter algo de que goste mais em especial e sim de um jeito de fazer as coisas à sua maneira. Por fim, afirmou que, se encontrou nesse caminho duas ou três pessoas que lhe fizeram mal, encontrou umas cem que lhe fizeram bem. Eu assisti esse vídeo no intervalo de Palmeiras x River Plate, jogo que já estava de arrancar o fôlego, e fiquei mais sem fôlego ainda porque senti muita sinceridade e verdade no manifesto dela, que acho que, se pudessem, muitos dos telespectadores que assistiram o vídeo gostariam de abraçá-la e desejar força e conforto. Tomara mesmo que uma nova oportunidade apareça logo e sem as tormentas relatadas, ninguém merece algo baixo assim.

Outros destaques

Athletico Paranaense na Globo e no Twitch Do UOL Esporte: o site dedicado a videogames já havia passado o jogo do rubro-negro diante do Vasco e repetirá a dose no próximo domingo em Athletico x São Paulo, às 16h, com ao menos sete contas mostrando ele cada uma com abordagem à sua maneira, além do próprio Furacão também estrear um canal próprio na plataforma. Tudo isso graças à liminar dela para fazer transmissões próprias no Campeonato Brasileiro. Assinantes do Amazon Prime Video acompanharão a partida "de grátis" bastando cadastro gratuido no Twitch, enquanto não cadastrados terão que pagar 22 mangos. O jogo será exibido pelo Plim-Plim para SP e parte da rede, certamente incluindo o interior do PR - na capital não pode devido a restrição contratual do próprio CAP, que não quer suas partidas como mandante da praça para a praça. Curitiba ficará com Santos x Botafogo.

Limite de gente nos estúdios de Globo e SporTV Do Flávio Ricco no "Canal 1": apenas uma ou no máximo duas pessoas podem ficar no mesmo ambiente enquanto as restrições causadas pela pandemia persistirem.

Mais saídas nos canais Disney Do Flávio Ricco no "Canal 1": entre ontem e anteontem, são 121 demissões feitas e há previsão de mais 30 nesta quarta-feira. Um que infelizmente não resistiu ao facão foi Dudu Magnani, que era supervisor de produção, edição e transmissão, vividíssimo em televisão esportiva há décadas.



Mauro Cezar Pereira no OneFootball É a novidade dele, que felizmente recuperou seu canal no YouTube após a invasão do mesmo por hackers no domingo passado. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o comentarista agora fará jogos no portal - que é patrocinador do seu canal. O primeiro será Angers x Paris Saint Germain neste sábado, às 17h, em dupla (salvo engano meu, inédita) com Roby Porto. Ele também deverá comentar o Alemão. O OneFootball reúne alguns profissionais ex-colegas do Mauro na ESPN, como Gerd Wenzel e Eduardo Monsanto.

Tênis no BandSports Do Flávio Ricco no "Canal 1": será transmitida a Copa ATP diretamente da Austrália entre 1º e 5 de fevereiro, em quadras duras na Arena Rod Laver, na australiana Melbourne.



Ivan Drago comentarista da Conmebol TV Se isso já tiver acontecido, peço desde já mil desculpas pois realmente nem faria ideia disso anteriormente. Ao menos especificamente para mim, foi a primeira vez que vi o debatedor de programas do BandSports e repórter da Rádio Transamérica comentando um jogo na televisão. Foi Coquimbo Unido x Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana, em dupla com Oliveira Andrade.

Rádio de Porto Alegre na semifinal da Libertadores Gaúcha, com Marcelo de Bona, e Grenal, com Régis Ramos, optaram por transmitir Palmeiras x River Plate principalmente por motivos de alviverde adversário do Grêmio na final da Copa do Brasil e a ida palestrina à decisão da Libertadores - ou não, como por um triz não aconteceu - interferir nas datas do mata-mata nacional. Bandeirantes e Guaíba optaram por seguir com as programações normais. Havia ainda as opções SAT SP de sempre, da BandNews FM e da CBN AM. Aliás: escutei a BandNews (narração sensacional do Marcelo do Ó) porque infelizmente o SBT tem um atraso brabérrimo no 505 da Claro/Net porto-alegrense, daí ouvi as narrações do Alano e a do Marcelo ao mesmo tempo para tanto prestigiar o Luiz Augusto quanto para saber antes os lances. A diferença da imagem do 505 HD para os 99,3 no meu rádio estava em seis segundos.

Apuração constante da Ohana Repórter do portal GZH, Ohana Constante apurou o resultado de um jogo-treino da Seleção Brasileira feminina em Viamão contra o sub-16 do Grêmio. Devido à pandemia, não há cobertura presencial de nenhum veículo na cidade acessível pela Bento Gonçalves (e na qual uma vez entrei e fiquei por 20 minutos depois de uma saudável e necessária caminhada de mais ou menos uma hora e meia nesta avenida há uns três anos, mas isso é história para outro dia). E não houve divulgação do placar. Ohana apurou e publicou: 6 x 0 para eles.

Momento implicância máxima Muitos sites abusam do caça-clique aqui, ali e acolá, algo que detesto e que evito fazer neste PB (se eu fizer isso, me alertem na hora para que eu faça o mea culpa e imediatamente peça desculpas). Agora tem quem faça isso com relação aos canais que transmitem esses e aqueles jogos, com manchetes do tipo "saiba qual canal exibirá a partida tal". Pior é quando fazem isso em partidas que até feto prestes a ser concebido sabe que não terão televisão convencional, tipo as do Athletico no Brasileirão contra clubes de SporTV e Premiere que não sejam programadas pela Globo. A última do gênero que vi. Manchete: "PSG x Olympique, onde assistir a final da Supercopa Francesa". Aí o vivente clica, lê e tá lá: "até a publicação deste texto, não tem transmissão confirmada no Brasil". Mas isso é fazer a pessoa de trouxa!!! Ou eu que tô muito mal humorado, então.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 13/01/2021
11:00 - Futebol, Copa da Itália: Fiorentina x Internazionale - DAZN (Internet)
13:45 - Futebol, Copa da Itália: Napoli x Empoli - DAZN (Internet)
14:45 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x AZ Alkmaar - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Brighton - FOX SPORTS
15:30 - Basquete, Euroliga: Bayern de Munique x Zenit - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Holstein Kiel x Bayern de Munique - ESPN 2
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Genoa - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Sociedad x Barcelona (semifinal) - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Fulham - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Vitória - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Boca Juniors (semifinal, volta) - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Fluminense - GLOBO (menos GO e regiões de Belo Horizonte, Araxá, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Oeste - GLOBO MINAS (Belo Horizonte e regiões metropolitana e de Araxá, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha) e SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano 2020: Goiás x Atlético - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Lanús x Vélez Sarsfield (semifinal, volta) - CONMEBOL TV
21:45 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x New York Knicks - ESPN
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Chicago Blackhawks x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Clippers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Atlético de Madrid x Barcelona (semifinal) - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Zwolle - WATCH ESPN
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: várias partidas - WATCH ESPN
17:30 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - WATCH ESPN
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Dorados - WATCH ESPN
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Correcaminos x Cancún - WATCH ESPN
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Atlante - WATCH ESPN


Quinta, 14/01/2021
13:30 - Futebol, Copa da Itália: Sassuolo x Spal - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Twente x Ajax - ESPN
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Real Madrid x Athletic Bilbao (semifinal) - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Crystal Palace - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Cagliari - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x CRB - SPORTV (PR assiste no Premiere)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x New York Rangers - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Guarani - SPORTV (MT assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Miami Heat - SPORTV 2
23:00 - Iatismo, Copa Prada: classificatória, 1º dia - ESPN 2
00:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Golden State Warriors - BANDEIRANTES e SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Natação, NCAA: West Virginia x Pittsburgh - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Juventude (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Vila Nova x Fluminense (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: 16 partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: oito partidas ao longo da noite (a última inicia à 01:00) - WATCH ESPN


Sexta, 15/01/2021
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Barcelona - DAZN (Internet)
14:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Flamengo x Fluminense (semifinal, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Rio Ave - FOX SPORTS
16:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Minas x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x São Paulo (semifinal, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Roma - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Brasil - PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Benfica - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x Pinheiros - SPORTV 2
19:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: São Paulo x Paulistano - ESPN e DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Paraná - SPORTV (MA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Grêmio - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x São Paulo/Barueri - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Milwaukee Bucks - ESPN
23:00 - MMA, LFA 97: Nick Browne x Arthur Estrázulas (e outras lutas) - COMBATE
23:00 - Iatismo, Copa Prada: fase classificatória (2º dia) - ESPN 2
00:05 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Lakers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Greuther Furth x Paderborn e Wuerzburger Kickers x Braunschweig - ONEFOOTBALL
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: 18 partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlin x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Montpellier x Monaco - ONEFOOTBALL
17:00 - Ginástica, NCAA Feminina: seis eventos ao longo do dia (o último inicia às 22:30) - WATCH ESPN
18:00 - Natação, NCAA: Virginia Tech x Virginia - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Curitiba - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas ao longo da noite (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Quinnipiac x Colgate e Saint Lawrence x Clarkson - WATCH ESPN
19:00 - Lutas, NCAA: NC State x Virginia - WATCH ESPN
19:00 - Natação, NCAA: North Carolina x NC State e Houston x Texas A&M - WATCH ESPN
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x Brasília - TV NSPORTS
20:00 - Lutas, NCAA: Virginia Tech x North Carolina - WATCH ESPN
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Colorado Avalanche - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.