Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 31 de dezembro de 2020
Perdemos Gustavo Roman



Muito sentido fiquei ontem com esta tristíssima perda. Com apenas 45 anos, o jornalista, escritor e aficcionado por esportes foi infectado pelo coronavírus e ficou 40 dias em tratamento em Orlando, mas infelizmente a expectativa de melhora não resultou na referida e tivemos mais uma partida enorme, muito grande mesmo. Locutor e comentarista do DAZN, ele atuou em webrádios, fez participações na televisão (ontem mesmo achei nos meus arquivos deste PB uma citação a uma participação dele em transmissão da TV Brasil em março de 2016), foi comentarista na Rádio Fluminense AM de Niterói, escritor de livros dedicados tanto às Copas do Mundo quanto ao seu Flamengo e um colecionador de partidas de futebol - nada mais e nada menos que 16 mil em seu acervo. Uma minúscula, mas muito significativa parcela de tesouros Gustavo publicou no YouTube. Descanse em paz e obrigado por tudo!

O que vem aí no Brasileirão nas rodadas 30 a 33

A CBF desmembrou mais quatro rodadas da Série A, completando com dias e horários certinhos o mês de janeiro, e a curiosidade delas é que nelas especificamente não teremos jogos exclusivos do rádio pois dois do Furacão foram agendados pela Globo aberta. Todos dela neste período: no dia 17 às 16h, Athletico Paranaense x São Paulo (exclusivo) e Santos x Botafogo; no dia 20 às 21h30, São Paulo x Internacional e Red Bull Bragantino x Vasco; no dia 24 às 16h, Ceará x Palmeiras, Athletico Paranaense x Flamengo (exclusivo) e Internacional x Grêmio ("raridade rara" nesta edição três simultaneidades abertas); e no dia 31 às 16h, Palmeiras x Botafogo e Coritiba x Grêmio. Isto é: se tiver Palmeiras x Botafogo no dia 31, pois tem final da Libertadores no dia 30 e, se nela o Verdão estiver... Ai, ai, ai!

O SporTV agendou estes jogos: no dia 17 às 18h15, Atlético Mineiro x Atlético Goianiense; no dia 18 às 20h, Goiás x Flamengo; no dia 20 às 19h15, Grêmio x Atlético Mineiro; no dia 21 às 21h, Corinthians x Sport; no dia 24 às 20h30, Vasco x Atlético Mineiro; no dia 25 às 20h, Corinthians x Red Bull Bragantino; no dia 31 às 20h30, Atlético Goianiense x São Paulo; e em 1º de fevereiro às 20h, Sport x Flamengo. Já a TNT apresentará estes: no dia 17 às 20h30, Internacional x Fortaleza; no dia 20 às 18h, Bahia x Athletico (exclusivo); no dia 21 às 19h, Fortaleza x Santos; no dia 24 às 16h, Ceará x Palmeiras (também Globo); e no dia 30 às 19h, Ceará x Athletico (exclusivo).

Outros destaques

"Os Donos da Bola" e a festa do Neymar I Pessimamente repercutido pela maioria da opinião pública por estarmos em tempos pandêmicos e não ser nada adequado algo assim devido ao alto risco de transmissão do coronavírus em momento de ascendência e agravamento da doença a ponto de outra vez termos mais de mil mortes registradas por dia - vale para isso e vale para toda e qualquer aglomeração de seja lá quem for, onde for e com quem for, famosos ou anônimos (mas claro que com famoso sempre repercute mais por ser com quem deveria dar exemplo positivo) -, o evento em Mangaratiba tem reações diferentes em duas das muitas versões locais do programa da Bandeirantes. Aliás: consta que nem tenha mais essa festa porque o atacante se mandou para Santa Catarina depois que o Ministério Público do RJ passou a investigá-la. Mesmo assim, o ponto de vista sobre a história é o que fica.

"Os Donos da Bola" e a festa do Neymar II Na versão paulistana desta quarta, Neto criticou fortemente a média feita por Caio Ribeiro no "Bem, Amigos!" do SporTV, dizendo que até vê ele como um menino legal e gente boa, mas que ali foi pipoqueiro. O comentarista ainda parabenizou o ex-colega Felipe Andreoli pela reportagem crítica da edição paulista do "Globo Esporte" sobre a tal festa. Já quem anunciou que não só estaria nela, como mostraria seus bastidores na versão carioca na próxima segunda, foi Leonardo Baran, que afirmou nas redes sociais que havia pegado uma pulseira VIP para o evento e incluiu a hashtag #AquiNãoTemPandemia nos posts - em outro deles, zoou jornalistas "amiguinhos" que "puxaram o saco" de Neymar e não haviam sido convidados. A direção nacional apurou que Baran não falou a sério e sim fez brincadeiras, e que isso será observado por ele em seus perfis.

A Covid-19 não é brincadeira, viventes Como sempre digo todos os dias no "bom dia, viventes" lá no Twitter: proteja-se, proteja a todos em volta, cuide-se durante a pandemia pois ela ainda não acabou - e com tantas e tão inadequadas cenas que o egoísmo, o desdém coletivo e o negacionismo de muitas pessoas (das famosas às anônimas, passando por um monte de governantes desde os federais até estaduais e municipais), o risco de termos um começo de 2021 mais doído e complicado do que já foi todo este 2020 é, sim, altíssimo. Não abram a guarda, damas e cavalheiros. A doença é traiçoeira e vitima qualquer um a qualquer momento e de qualquer idade, dos jovens aos idosos. Se queremos a vida normal de volta, todos temos que fazer nossa parte. Aguentem mais um pouco. Todos sentem falta de muitas coisas, mas é melhor sentir falta delas por mais alguns meses do que sentir por todo o sempre.

Por falar no Caio Ribeiro... Da Keila Jimenez no R7 (e surpreende um total de zero pessoas): o comentarista ficou mal visto na Globo quando seus diretores souberam que ele estava organizando seu já habitual Caioba Soccer Camp, uma mistura de colônia de férias com escolinha de futebol em Comandatuba, na Bahia, que reuniria mais de 1.500 pessoas de 500 famílias em um hotel de luxo de 9 a 16 de janeiro (pacote a módicos 11 mil mangos por cabeça - e sem a passagem aérea, hein!). O evento já aconteceu outras vezes e por isso não estranhei saber dele, só que uma coisa é ele acontecer em tempos de normalidade e outra coisa seria fazê-lo em tempos pandêmicos. De Gabriel Vaquer e Adriano Wilkson no UOL Esporte: o Caioba Soccer Camp foi adiado para o segundo semestre do ano que vem. Só uma coisa: será que até lá a coisa melhorará para ele acontecer? Porque o Brasil não dá indicativos disso, não...

E por falar no Felipe Andreoli... Ele ganhou folga na escala de Ano Novo após trabalhar na escala de Natal, por isso edição paulista do "Globo Esporte" apresentada no restante desta semana por Caio Maciel.

2020 sem São Silvestre A pandemia faz com que não tenhamos nesta quinta-feira a tradicionalíssima corrida de rua em São Paulo, o que inclusive faz com que Cléber Machado, pela primeira vez desde 1993, não trabalhe em um 31 de dezembro. De 1994 até 2019, todas as São Silvestre tiveram narração dele. Na última vez que isso não aconteceu, a locução foi do Luiz Alfredo, que logo depois disso retornaria ao SBT para narrar o tetra do Brasil.

São Silvestre na TV Gazeta SP Na falta da corrida neste ano (que foi adiada para 11 de julho de 2021), a emissora da Cásper Líbero - proprietária do evento - recordará o histórico dele em um documentário especial às 18h de hoje, dia no qual completa 10 anos a última vitória de um brasileiro, que foi Marilson Gomes dos Santos.

Sebastião Belmino voltou ao ar no Ceará O tradicionalíssimo comentarista ex-Verdes Mares e Manchete estreou ontem a "Resenha do Bel", na TV Terra do Sol, programa exibido diariamente das 12h às 13h.

DAZN devolveu direitos a detentores De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o portal não transmitirá mais a Copa da Itália, a Supercopa da Itália, a Major League Soccer, o Campeonato Mexicano, a Fórmula Indy, a Liga dos Campeões das Américas de basquete e a Copa Davis de tênis. Tudo fica disponível para negociação agora. Alguns eventos ainda têm como ser vistos por outros meios, tipo a Indy pelo BandSports. Mesmo assim, são mais baques muito sérios pro DAZN, que foi talvez quem mais sofreu neste ano anormal e hoje tá na base do "mínimo do mínimo".

Renato Rainha na prefeitura de Itapecerica da Serra O narrador esportivo ex-BandNews FM e Bradesco Esportes, atualmente exercendo esta função no canal do YouTube "Rádio Craque Neto", anunciou sua saída da Massa FM após somente três meses pois será secretário de governo do novo mandatário da cidade paulista, Dr. Nakano.

Simultaneidade no AM e/ou FM de Sampa City 105, Bandeirantes, Energia, Jovem Pan e Transamérica foram de São Paulo x Grêmio, enquanto BandNews e CBN apostaram em América x Palmeiras. Energia e Pan também fizeram o Verdão, mas somente no YouTube, enquanto as demais fizeram um jogo inteiro e posto do outro.

Copa do Brasil no rádio carioca As duas semifinais estiveram no dial local. América x Palmeiras esteve no FM pois a CBN transmitiu o jogo para toda a rede e São Paulo x Grêmio esteve no AM da Nacional - curiosidade: o narrador e ex-repórter André Marques participou como comentarista e a narração foi de Felipe Rangel.

Nossos representantes no Morumbi De fato, foram só mesmo dois repórteres das AM e/ou FM que cobrem a dupla Grenal a estarem in loco em São Paulo x Grêmio: Rodrigo Oliveira, da Gaúcha, e Matheus D'Ávila, da Bandeirantes. Todos os demais cronistas ficaram aqui, incluindo Rafael Pfeiffer, da Guaíba, e Bruno Flores, da Grenal.

Rádio Inferno divulgou nota de repúdio Integrantes da webrádio dedicada ao Internacional, Thiago Suman e Wagner Jung afirmaram que eles e o veículo têm sofrido agressões sequenciais de diversas naturezas. O longo manifesto está nas redes e acusa diretamente Leonardo Aquino de Camargo, filho de José Aquino de Camargo, que concorreu à presidência do clube e perdeu para o a partir de amanhã novo mandatário Alessandro Barcellos.

Fernando Lima troca a Rádio Bandeirantes pelo Goiás Do Auvaro Maia: hoje é o último dia do repórter na emissora pois a partir de amanhã ele assume a assessoria de imprensa do futebol profissional na gestão do novo presidente Paulo Rogério Pinheiro. Fernando já foi gestor de comunicação do clube em outra passagem.



Ivan Zimmermann completa 60 anos O "vô", como ficou popularizado pela turma do "Agora o Bicho Vai Pegar" na Bradesco Esportes (da qual narrou o primeiro gol naquele Vélez Sarsfield x Santos da Libertadores de 2012), celebra neste último dia de 2020 sua data máxima. Além da rádio FM, ele também se destacou no BandSports, onde narrou a Copa do Mundo de 2014, várias edições da NFL - incluindo alguns Super Bowl - e fez o sensacional programa "Dois no Banco" com Celso Miranda. Mas ainda hoje muitos recordam dele na ESPN International a partir de Bristol entre 1992 e 2004, com futebol, basquete, futebol americano e muito mais. Sua voz rouca e grave (quase um "John Fogerty tupiniquim", rs) marcou bastante. Parabéns a ele, que assim fecharia: "hasta la vista... baby!"

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 31/01/2020
06:00 - Boxe, Galo da OMB: Kazuto Ioka x Kosei Tanaka - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Real Sociedad - ESPN BRASIL
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Alavés - FOX SPORTS
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Tulsa x Mississippi State (Lockheed Martin Armed Forces Bowl) - ESPN
17:00 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers - SPORTV 2
18:00 - Futebol Americano, NCAA: West Virginia x Army (Autozone Liberty Bowl) - ESPN 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Colorado x USC - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 13 partidas ao longo do dia - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: BYU x Pepperdine - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Quinnipiac x Saint Lawrence - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan x Maryland - WATCH ESPN


Sexta, 01/01/2021
14:10 - Futebol Americano, NCAA: Georgia x Cincinnati (Chick-Fil-A Peach Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x West Ham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Aston Villa - ESPN BRASIL
18:20 - Futebol Americano, NCAA: Notre Dame x Alabama (semifinal) - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs - ESPN
22:20 - Futebol Americano, NCAA: Ohio State x Clemson (semifinal) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
15:00 - Futebol Americano, NCAA: Auburn x Northwestern - WATCH ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Rúgbi, Premiership: Bristol Rugby x Newcastle Falcons - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei, NCAA Masculina: Clarkson x Colgate - WATCH ESPN
20:00 - Lutas, NCAA: Campbell x North Carolina - WATCH ESPN


Sábado, 02/01/2021
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Leeds United - FOX SPORTS
09:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Rangers x Celtic - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Levante - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bristol - FOX SPORTS
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Sevilla - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Schalke 04 - BANDEIRANTES e ONEFOOTBALL (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Wolverhampton - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol Americano, NCAA: Ole Miss x Indiana (Outback Bowl) - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Braga - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x América de Natal - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Sampaio Corrêa - SPORTV (AL assiste no Premiere)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Stoke City x Bournemouth - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Brusque - BANDEIRANTES (Região Nordeste, Região Norte e Santa Catarina) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Celta - ESPN BRASIL
17:00 - Boxe, Interino dos Médios do CMB: Ryan Garcia x Luke Campbell - DAZN (Internet)
18:10 - Futebol Americano, NCAA: Oregon x Iowa State (Playstation Fiesta Bowl) - ESPN 2
18:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Figueirense - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
19:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Sacramento Kings - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x América Mineiro - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x New Orleans Pelicans - ESPN
22:10 - Futebol Americano, NCAA: Texas A&M x North Carolina (Capital One Orange Bowl) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Rúgbi, Premiership: Wasps x Exeter Chiefs - WATCH ESPN
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Augsburg, Arminia Bielefeld x Borussia Monchengladbach, Eintracht Frankfurt x Bayer Leverkusen, Hoffenheim x Freiburg e Werder Bremen x Union Berlin - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - WATCH ESPN
14:00 - Futebol Americano, NCAA: NC State x Kentucky - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
17:00 - Lutas, NCAA: Campbell x Virginia Tech - WATCH ESPN
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Mirassol x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.